terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A COMUNHÃO VERDADEIRA ENTRE OS IRMÃOS

Resultado de imagem para A COMUNHÃO VERDADEIRA ENTRE OS IRMÃOS




A COMUNHÃO VERDADEIRA ENTRE OS IRMÃOS

Versículo (João 13:34) "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outroscomo eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”.

Deus nos ensina, através de sua Palavra, que devemos amar os irmãos da mesma forma que Ele nos amou. Talvez este seja o mais difícil dos mandamentos, afinal, nos dias atuais as pessoas (CRENTES) encontram-se numa busca frenética por melhorias em sua vida: melhor emprego, maior nível possível de graduação, maiores salários, carros e casas espetaculares, entre tantas outras coisas que vão ocupando o nosso tempo; e, quando paramos, estamos tão cansados que nos esquecemos da perfeita comunhão entre os irmãos, que nos foi ensinada pelos apóstolos.

 
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. (Atos 2:42-44).

Leitura Bíblica:
 (Colossenses 3:13-17).

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E  quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

O maior de todos os frutos espirituais é o amor. A leitura de Colossenses três mostra no 
versículo 14 que o Amor é o vínculo da perfeição. Diante disso, surge a seguinte pergunta: qual é o tipo de amor entre os irmãos em Cristo?

A)    O amor egoísta, que busca tão somente sensações internas que produzem satisfação ao corpo ou coisas materiais. “Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.” (Filipenses 2:21).
B) O amor exagerado, a afeição desordenada sem limites. “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;”(Colossenses 3:5-6)
C) O amor que procede de Deus. “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (I João.4.7).


AMOR EGOÍSTA

Ocorre quando o crente passar a pensar mais em seu bem estar, do que propriamente na obra de Deus, esquecendo o ensinamento básico que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justiça (Mateus 6:33). Podemos ter as demais coisas, mas, lembre-se de que nada adiantara você ganhar o mundo e perder sua alma. “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?” (Marcos 8:36-37).


AFEIÇÃO DESORDENADA

Não é à toa que a Bíblia coloca a afeição desordenada como algo que deve ser mortificado nos  nossos membros (Colossenses 3:5). Quando a comunhão entre os irmãos é demasiadamente intensa, estão sempre juntos, fazendo inclusive acepção daquele irmão em detrimento do outro, isso geralmente acaba em ódio e contenda.

Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.” (Provérbios 25:17).

AMOR QUE PROCEDE DE DEUS

Claro que nosso amor para com os irmãos deve ser procedente de Deus 
(I Coríntios 13: 1-13).  Para que nossa comunhão seja verdadeira, temos que em primeiro lugar estar em comunhão com Deus e principalmente que Ele aprove o motivo da nossa comunhão com os outros. Ter comunhão é amar, amor dentro dos propósitos de Deus.


Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” (I João 4:20-21).

NA ANGÚSTIA NASCE UM IRMÃO


Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”.
(Provérbios 17:17)
 

As Escrituras nos ensinam que é melhor irmos à casa onde há luto, do que ir à casa onde há banquete, e que a mágoa é melhor do que o riso “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.”(Eclesiastes 7:2-4). Devemos nos alegrar sim, com a felicidade dos irmãos, porém, temos um compromisso maior ainda com eles nos momentos de angústia.



CONCLUSÃO


O amor entre irmãos em Cristo é fundamental para o crescimento e edificação espiritual dos membros de uma igreja, mas este amor tem que ser proveniente de Deus, sem cobranças e imposições de qualquer cunho; não devemos dar pensando em receber algo em troca, 
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” (Atos 20:35) . As  nossas motivações devem sempre estar voltadas para as coisas concernentes a Deus, unidos em um mesmo pensamento e um mesmo parecer. “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. (I Coríntios 1:10)

“Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outro superiores a si mesmo..(Filipenses 2:1-3)

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB, 27 de janeiro de 2015.

Walter Costa.

BIBLIOGRAFIA: BÍBLIA ALMEIDA FIEL E CORRIGIDA-ACF


Nenhum comentário:

Postar um comentário