quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A Nova Criatura



Resultado de imagem para A Nova Criatura

A Nova Criatura



“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17).

Leitura bíblica: 

Romanos 6: 6-14 ACF.

Todos já lemos e relemos II Coríntios 5:17 e sabemos que Deus tem o seu tempo para tudo (Eclesiastes 3:1). Porém, como notamos os sinais de mudança na vida da nova criatura? Podemos encontrar diversas respostas. Mas, vamos buscar decernir as dúvidas usando a bíblia.

A nova criatura deve: Ter prazer de está em comunhão com o Criador e com os demais irmãos (I João 1:3). Essa comunhão deve ser feita de forma sabia, para que posarmos ensinarmos e admoestamos uns aos outros, sempre com as nossas intenções voltadas para dá graças a Deus. (Colossenses 3:15-17).

A nova criatura deve: Buscar o amor ágape (algo impossível enquanto estivemos na carne) que é o mais sublime do amor, o mesmo que Deus nos amou (João 3:16). Apesar de ser praticamente impossível ao homem conseguir amar perfeitamente, porém, mesmo imperfeito, esse amor não pode ser fingido (Romanos 12:9) ou da boca pra fora (I João 3:18).

A nova criatura deve: Reduzir a cada dia o amor pelo mundo e pelas coisas dele (I João 2:15-16). Abster-se de viver em pecado (I João 3:4-6). O pecado não deve habitar no crente, ou seja, não devemos fazer dele um modo de vida, porém, é impossível enquanto estivemos nesta maldita carne, ter uma ausência total do pecado (I João 1:8-10).

A nova criatura deve: Ser a luz e o sal do mundo (Mateus 5:13-14). A vida de um crente deve ser pautada no fazer a coisa certa, (I João 2:29) não podemos em momento algum compactuamos com as coisas erradas do mundo (I João 1:6-7). Pois, seguimos a luz, de modo algum andaremos nas trevas (João 8:12).
A nova criatura deve: Obedecer à palavra de Deus, pois, o próprio Cristo foi obediente (Hebreus 5:8-9). O amor do salvo ao Salvador, consiste no cumprimento dos Seus mandamentos (I João 5:3). Quando afirmamos que conhecemos a Cristo e não guardamos os seus mandamentos, somos feitos mentirosos (I João 2:3-5).

A nova criatura deve: Buscar o aperfeiçoamento espiritual. (Efésios 4:12). Lembrando que Cristo é a cabeça da igreja e nós somos o Seu corpo (Efésios 4:15-16). Este aperfeiçoamento não é físico, financeiro, emocional, psicológico ou profissional, mas espiritual, santo e celestial pelo ensino doutrinário (Efésios 4:13; João 17:17). Pela instrução da Palavra de Deus o crente é feito perfeito e é perfeitamente instruído para toda a boa obra (II Tim 3:16-17).

A nova criatura deve: Ter temor a Deus. A Bíblia define o temor de Deus como o princípio da sabedoria (Provérbios 1:7 / Provérbios 9:10 Salmos 111:10). Portanto os que não temem ao Senhor faltam qualquer esperança de serem sábios, pois desprezam o princípio, os elementos básicos, de sabedoria. O temor de Deus não é um medo aterrorizador da mão pesada de Deus, mas aquele zelo, respeito e reverência de tudo que diz respeito ao Senhor. Tal respeito e reverência levam a um cuidado especial de agradar o Senhor Deus até nas coisas mínimas.

A nova criatura deve: Se bem alimentada. No princípio com alimento líquido, quando nascemos na fé necessitamos do puro leite espiritual para crescermos (I Pedro 2:2). Posteriormente, o alimento deve ser continuo e sólido, ou seja, necessitamos estudar e principalmente, por em pratica o aprendizado para discernimos tanto o bem como o mal (Hebreus 5:14).

CONCLUSÃO


Amados irmãos, após, analisarmos os atos da nossa nova criatura, se a sua vida está pautada nestes princípios, então parabéns. Porém, se por algum motivo não conseguimos realizar no nosso dia-a-dia todos (ou alguns) destes princípios, temos que fazer uma análise da nossa vida, se estamos vivendo de acordo com a vontade de Deus e cada vez mais nos despojamos do velho homem e nos revistamos do novo homem (Efésios 4:21-24).  Devemos permanecer na fé e nos provarmos, mas, com a certeza de que não seremos reprovados (II Coríntios 13:5-6). Já que, a nossa salvação é gratuita, única (só ocorre uma vez), permanente e eterna.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.  Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. (João 10:27-29)

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB, 11 de janeiro de 2015.
Walter Costa
BIBLIOGRAFIA: BÍBLIA ALMEIDA FIEL E CORRIGIDA-ACF


Nenhum comentário:

Postar um comentário