terça-feira, 10 de janeiro de 2017

11 CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DE DEUS (NEOTESTAMENTÁRIA)

Resultado de imagem para imagens da bíblia acf




11 CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DE DEUS (NEOTESTAMENTÁRIA)

O número de igrejas existentes no Brasil é algum inacreditável, citando apenas aquelas tidas protestantes, chegaremos em 2022 a incrível marca de 575.402 segundo dados oficiais do IBGE. O órgão divide os evangélicos em duas subcategorias principais: evangélicos de missão, que seriam os que chamamos de históricos (batistas, presbiterianos, metodistas, menonitas, adventistas etc.), e evangélicos de origem pentecostal. Nesse último, estão inclusos também os neopentecostais (sendo está última subcategoria a que mais cresce).
Diante de tal quadro, surge a seguinte pergunta: QUAL É A IGREJA VERDADEIRA, AQUELA FUNDADA POR CRISTO? A resposta a esta pergunta é simples basta estudar o que a BÍBLIA diz sobre a igreja neotestamentária. São características fundamentais para se conhecer se a igreja realmente é bíblica, vejamos:

1. Cristo Seu cabeça e fundador: O fundador da igreja e O salvador de seus componentes, é o seu único sacerdote e rei, seu senhor e legislador e único cabeça das igrejas. Estas executavam simplesmente a vontade do seu Senhor expressa em suas leis completas, nunca legislavam ou emendavam ou abrigavam velhas leis ou formulavam novas "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência"Colossenses 1:18. "E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja" Efésios 1:22. "Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo" Efésios 5:23.

2. Sua única regra de fé e prática: - a Bíblia – Uma igreja neotestamentária segue unicamente a bíblia. Sentimentos pessoais, opiniões particulares e pressentimentos individuais não têm superioridade sobre a Bíblia "E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" .II Timóteo 3:15-17. A bíblia testifica a Jesus " Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" João 5:39, qualquer outro tipo de evangelho deve ser considerado maldito " Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema" Gálatas 1:8. A religião não satisfaz a Deus, apenas representa doutrinas e conceitos dos homens "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne" Colossenses 2:20-23.

3. Seu nome: Não consta na Sagrada escritura, qualquer espécie de denominação. Nem Cristo nem os seus apóstolos deram em qualquer tempo aos seus seguidores designações como "Católico", "Luterano", "Presbiteriano", "Episcopal", etc. (“A não ser o nome dado por Deus a João, que passou a ser chamado “O Batista”, João o Batista”. " Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele" Mateus 11:11-12. Outras vezes, Cristo chamou "discípulo" ao indivíduo que o seguia. Dois ou mais seguidores eram chamados "discípulos". A assembleia de discípulos, quer em Jerusalém ou Antioquia ou outra qualquer parte era chamada "Igreja". "Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã." Apocalipse 22:16.

4. Todos os membros iguais: Não existe em uma igreja bíblica neotestamentária, qualquer espécie de governo humano (Ex. papa, presidente etc), Cristo é a cabeça e os demais membros, todos sem exceção são irmãos. "E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. Vós, porém, não sejais chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo" Mateus 23:7-10. Propósito das diferentes posições existentes na igreja é para "o aperfeiçoamento dos santos". Para a "obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" Deus deu uns para apóstolos e outros para as demais posições na igreja "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" Efésios 4:11-13.

5. Seus membros: - Somente pessoas salvas podem fazer parte da igreja de Deus. Os santos serão aperfeiçoados na Igreja" Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;  Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,"Efésios 4:12-13, este aperfeiçoamento servirá para o nosso crescimento espiritual "No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" Efésios 2:21-22. "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo"I Pedro 2:5.

6. Suas ordenanças: - À Igreja foram dadas duas ordenanças, e somente duas, o Batismo e a Ceia do Senhor "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" Mateus 28:19. "E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim" Lucas 22:19. São memoriais e perpétuas.

7. Seus oficiais: - Pastores e diáconos. - No Novo Testamento, as palavras pastor, bispo, presbítero e ancião descrevem os mesmos homens."Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue" Atos 20:28; "AOS presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho" I Pedro 5:1-3; " Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;" Tito 1:5-7). Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de Deus, nota-se que a ordem é apascentar ( que significa basicamente, alimentar espiritualmente o rebanho que pertence a Deus). Já os Diáconos, são servos a serviço da igreja, todos os homens de uma igreja batista são por natureza diáconos "ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.Atos 6:1-4. Tanto o pastor como o diácono deve de o estilo de vida exemplificado no capitulo 3 de I Timóteo. (I Tim. 3:1-16).

8. Seu trabalho: - Pregar a salvação por intermédio do sacrifício de Cristo, unicamente pela ação do Espírito Santo, através da graça do Nosso Senhor " Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9 . Batizando-as (com um batismo que concorde com todas as exigências da Palavra de Deus), "ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”. "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo. Amém". Mat. 28:19-20 .

9. Seu plano financeiro: Uma igreja bíblica neotestamentária NÃO COBRA DÍZIMO, não existe em sua estrutura funcional uma pessoa ou setor responsável pela cobrança da décima parte. Muito pelo contrário, os membros devem contribuir conforme determina o seu coração " Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria". II Coríntios 9:7. Além disso, a pratica de associar as bênçãos de Deus com as ofertas (tão comum nas organizações religiosas, com ênfase no meio pentecostal) não faz parte de uma igreja batista neotestamentária. " Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." Mateus 10:8. "Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro" Atos 8:20
.
10. Suas armas de combate: - Nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, contra as hostes espirituais da maldade. "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; "Efésios 6:11-17.

11. Sua independência: "Dai, pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". Esta é a melhor declaração já falada sobre a separação do estado da igreja. Devemos obedecer às leis do estado. Também temos o direito dado por Deus para servir Deus como Ele diz na sua Palavra. O estado não tem direito para meter nisto. Nem a igreja deve meter nas coisas que pertencem ao estado. Estas duas coisas devem ficar separadas. "Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."Mateus 22:21.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB, em junho de 2015.
Pr. Walter Costa
Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida-ACF.
Livro O rastro de Sangue- J.M. Carroll.


6 comentários:

  1. Paz do senhor pastor Walter! Eu estava à procura de um estudo acerca da igreja neotestamentária e encontrei esse trabalho seu! Fiquei muito feliz! Deus abençoe a sua vida e o seu ministério!!

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada, estava procurando por isso.
    o senhor teria uma relação de igrejas néotestamentarias com essa no rio Grande do Sul e tbm em outros paises? preciso muito. sepuder responder em pri_tiquita@hotmail.com agradeceria. Deus o abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! infelizmente não conheço nenhuma com o padrão bíblico no Rio Grande do Sul. Oremos que você possa encontrar uma igreja bíblica e neotestamentária. Se quiser poder acompanhar alguns vídeos nas seguintes páginas:https://www.youtube.com/channel/UCRrMeTevhplZt5bL82AMhsg e https://www.youtube.com/channel/UCV-QGEyObw4-jLqvQWD3nMg

      Excluir
    2. eu conheço uma q eh exatamente assim. se chama salão evangelico.
      ela eh completamente pela biblia e igual a tudo q descreveu.não se diz ter uma nome embora tenha um no registro dela não divulgam pq oq interessa eh a palavra de Deus. enfim nunca soube oq ela era pq nunca foi falado pq não eh importante, mas lendo teu estudo vi q ela eh neotestamentaria. da pea saber mais sobre ela em https://www.palavrasdoevangelho.com/
      mas infelizmente eu moro no extremo sul de porto Alegre RS e ela fica na zona norte e com 3 crianças e um esposo n convertido e sem carro eh quase impossivel ir e eu não quero por esse fardo aos irmãos de la q com certeza viriam me buscar. por isso perguntei se conhecia outras aqui no rs. andei pesquisando e achei proximo a minha casa uma igreja batista fundamental q pelo q li parece ser assim mas n conheço e tenho medo.
      de qualquer modo lhe agradeço por me responder. Deus o abençoe grandemente esse seu trabalho na internet.

      Excluir
  3. Boa noite! Cristo vive! Onde posso encontrar uma igreja neotestamentaria em Niterói RJ? Gratidão 🙏 whatsapp 21 993321835

    ResponderExcluir