domingo, 15 de janeiro de 2017

CRISTO NOS LIBERTOU

Resultado de imagem para liberdade em Cristo

CRISTO NOS LIBERTOU

INTRODUÇÃO

O homem é escravo do pecado (João 8:34), portanto,   não é livre e precisa de um libertador para resgatá-lo. Os filhos de Deus são libertos por Cristo, o Justo, o Salvador do mundo e o único que pode nos livrar das garras do inimigo de nossas almas, Aquele que veio ao mundo para dar a Sua vida em resgate de muitos (Mateus 20:28). Neste contexto, iremos aprender que o homem é liberto de diversas situações em que se encontra. Lembrando sempre que a ação é praticada pelo libertador e não pelo escravo.

O HOMEM É LIBERTO:

Da condenação eterna: Um fato claro na Sagrada Escritura é a condenação do homem. Quando Adão pecou veio o juízo para a condenação, a ofensa Adâmica fez reinar a morte entre os homens, porém o ato de justificação de Cristo, fez com que muitos se tornassem justos (Romanos 5:16-19).  Todo aquele que nasceu em Espírito e tornou-se filho de Deus está livre da condenação (Romanos 8:1).

Da maldição da lei. A lei condenava a todos que estava sobre o seu domínio, sendo impossível ao homem cumpri-la em sua totalidade (Gálatas 3:10). Precisávamos de um redentor que nos resgatasse dessa terrível maldição, Cristo o Cordeiro Imaculado, que não conheceu o pecado se fez maldito por nós e nos resgatou da maldição da lei (Gálatas 3:13).
Do jugo do pecado.  O termo jugo quando empregado biblicamente significa servidão, escravidão. No momento em que somos resgatados pelo precioso sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo, passamos a ser libertos do jugo do pecado (Romanos 6:18), ou seja deixamos de servir ao pecado para servir a Deus. A nossa redenção é em Cristo, pois quando Ele nos liberta estamos verdadeiramente livres (João 8:34-36). Essa liberdade, não nos permite exageros para não tornarmos a nos colocar debaixo do jugo da servidão (Gálatas 5:1).

Deste mundo perverso. A graça de Deus nos livra desde mundo cruel e mau, seguindo a vontade de Deus, o nosso substituto deu a si mesmo por nossos pecados, (Gálatas 1:3-5). Nesse sentido cabe a seguinte reflexão: por que Deus nos salva do presente século mau? A luz das Escrituras encontramos a seguinte resposta: para mostrar nos séculos futuros as abundantes riquezas da sua graça e sua benignidade (Efésios 2:7).

Do poder das trevas. Estávamos encobertos em trevas, condenados, sem a menor esperança habitando a sombra da morte (Mateus 4:16-17). Cristo, a grande luz nos libertou da força das trevas e nos transportou para o Seu reino de amor (Colossenses 1:12-13). A luz de Deus resplandece em nossos corações para o conhecimento da Sua glória (II Coríntios 4:6).

Do pavor da morte. A morte causa um enorme pavor aos homens, que na grande maioria vivem a incerteza do destino final de sua alma. A bíblia ensina que ao homem está ordenado morrer uma vez de depois ocorrerá o juízo (Hebreus 9:27). O homem tinha a sentença de morte, mas Deus nos livra desta condenação (II Coríntios 1:9-10).

Do poder de Satanás. Aquele que nos acusava de dia à noite, foi derrotado, foi vencido pelo sangue do cordeiro (Apocalipse 12:10-11). O diabo será lançando no fogo eterno e será atormentado para sempre (Apocalipse 20:10).

CONCLUSÃO

O crente não pode ter a menor dúvida sobre a liberdade que Cristo nos dá, pois todo aquele que realmente conhece a perfeita liberdade, persevera e não é um ouvinte esquecidiço (Tiago 1:25).

 “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (II Coríntios 3:17)

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

Walter Costa


Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário