sábado, 14 de janeiro de 2017

COISAS (atributos) QUE DEVEMOS ACRESCENTAR À NOSSA FÉ.



Resultado de imagem para e coisas que acompanham a salvação


COISAS (atributos) QUE DEVEMOS ACRESCENTAR À NOSSA FÉ.

Versículo bíblico: “Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos” (Hebreus 6:9).


Leitura bíblica: (II Pedro 1: 1-10).

Quando alcançamos a fé verdadeira que é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem (Hb 11:1). Desejamos imensamente manter uma comunhão verdadeira com o Nosso Salvador em obediência e temor. Diante de tal quadro, o ser espiritual busca através da leitura e aplicação das Sagradas Escrituras em sua vida, se libertar das obras da carne e com isso aprimorar a fé uma vez entregue aos santos Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos”.(Jd. 3). Ressaltamos, que a fé não é para todos e sim apenas para aqueles os quais o Senhor capacita e dar entendimento E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos”. (II Tes. 3:2). Os filhos de Deus possuem a fé na medida certa, pois Ele próprio fez esta divisão Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Ro.12:3). Somos estimulados pela Palavra a acrescentarmos alguns atributos que são esperados como algo natural nos salvos. São eles: Virtude-Ciência-Temperança-Paciência-Piedade-Amor fraternal-Amor. 

Virtude. Disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e evitar o mal.

Pelo eterno propósito de Deus, a virtude é
o primeiro atributo a ser usada na edificação dos seus filhos. O tema edificação é sem sombras de dúvidas a base estrutural da vida espiritual do crente a fim de que este possa chegar à maturidade. Esse processo foi designado e decretado por Deus. Esse fato, não pode e não será alterado pelos propósitos malignos dos homens. Como tudo que diz respeito ao perfeito plano de Deus a virtude cresce no salvo através da ação do Espírito Santo Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pelo poder do Espírito Santo (Ro. 15:13). As Escrituras ensinam o crente a ser firme na fé e não se permitindo ao engano daqueles que usam de astúcia para burlar a Sã Doutrina Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”. (Ef. 4:13-14).  O crente não abrem mão dos ensinamentos e do Eterno e Soberano Deus, que deu para sempre a Sua Palavra nos céus O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas novas” (Sl.68:11).

Conhecimento ou Ciência. Conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos.

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução (Pv. 1:7). O mundo despreza o conhecimento de Deus, porém, todo aquele que nasce em Cristo Jesus, e, é regenerado pela ação do Santo Espírito do Senhor, sabe que o verdadeiro conhecimento é dado por Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.(Provv. 2:6), Por isso, possuem um sentimento de profundo respeito e obediência, sabendo que quando maior for a sua busca em aprender e aplicar o conhecimento da Bíblia em seu viver, maior será o seu enriquecimento em toda a palavra de Deus. Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (I Co. 1:4-5). Os incrédulos não buscam o conhecimento verdadeiro de Deus, alguns até encontram certo prazer nas experiências religiosas, mas, por não crerem com a fé genuína são entregues a serventia de homens e praticam meras formalidades da carne Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne”. (Cl. 2:20-23). Quando o Espírito Santo age em nossas vidas temos um enorme desejo de nos aprofundarmos no conhecimento da Palavra de Deus, este fato nos capacita a admoestarmos uns aos outros Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros(Ro. 15:14).

Temperança. Hábito de moderar os apetites sensuais, os desejos, as paixões; Sobriedade no comer e no beber; Comedimento, moderação.
A palavra “temperança” em nosso texto de II Pedro 1:6, “E à ciência a temperança”, se origina da palavra Grega que se refere à graça pela qual a carne do cristão é restringida. Isso é, pelo poder do Espírito Santo, que habita em todo crenteNão sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Co. 3:16). Quando o salvo permite o guiar do Espírito Santo, há um controle sobre as inclinações carnais, paixões, desejos, conduta, expressões, e apetites, incluindo todas as variações que possam surgir das mesmas Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”.(Ro. 8:13-14) Temperança é aquele elemento essencial no cultivo da fé bíblica, pelo qual, o crente controla o “ego” e passa a produzir o fruto do Espírito. Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl. 5:18)

Paciência. Capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades; Sossego com que se espera uma coisa desejada.

A paciência talvez seja o atributo mais difícil de ser preenchido na vida do crente, até porque ela é gerada (produzida) através da tribulação,
é suma importância que o crente aprenda e desenvolver a paciência, pois, é através dela que alcançamos a esperança E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” (Ro. 5:3-4). Devemos ter como exemplo a paciência de Cristo “Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo” (II Tes. 3:5). Capacidade de termos paciência é decorrente da fé e se a cultivamos da forma que o Espírito Santo deseja seremos fortes, para resistirmos às tentações e sairmos perfeitos e completos Meus irmãos, tende grande alegria quando enfrentardes várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma (Tg. 1:2-4). A palavra de Deus nos diz para sermos pacientes até o dia do Senhor, ou seja, a paciência deve acompanhar o crente até o dia da vinda de Cristo Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia” (Tg. 5:7).

Piedade. adorar bem ou corretamente. (Bíblia)
Prática das leis religiosas. Vontade de diminuir ou se solidarizar com o sofrimento alheio. (Dicionário)

A bíblia nos ensina a exercitarmos a piedade
Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade” (I Tm. 4:7). Mas, o que significa piedade na bíblia? A palavra “piedade” vem da palavra grega “eusebeia”, e esta é a junção de duas palavras: “eu” que significa “bom ou correto”, e “sebomaie” que significa “adorar”. Portanto, piedade é adorar bem ou corretamente. Ou seja, não tem nada há ver com os ritos religiosos de se solidarizar com o sofrimento alheio, aqueles que acham que lucrarão com a piedade, são corruptos de entendimento. Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que ganho seja piedade; aparta-te dos tais. (I Tm. 6:5). Estes possuem a aparência da piedade, porém negam a sua eficácia dos tais o crente deve está afastado Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te(II Tm. 3:5). Notadamente o mistério da piedade é a manifestação do Deus Trino E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória (I Tm. 3:16). A piedade é de crucial relevância, para que o crente tem a perfeita percepção da verdade bíblica PAULO, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade(Tt. 1:1).

Amor fraternal é um sentimento de carinho muito forte, de dedicação, levar o indivíduo a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo.

O amor fraternal é um atributo que deve permanecer em todo crente e
deve ser praticado com frequência PERMANEÇA o amor fraternal. (Hb. 13:1). Após nascermos de novo, nos tornamos membros da família de Deus, com isso, passarmos a ter vários irmãos em Cristo. Este fato, nos conduz a amarmos uns aos outros em amor não fingido Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Ro.12:10). Aquele que não amar o irmão não é de Deus Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus” (I Jo. 3:10). O amor fraternal é desenvolvido pelos irmãos em Cristo Jesus que são participantes da vocação celestial POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Cristo Jesus, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão” (Hb. 3:1). O perdão faz parte da vida do crente, devemos perdoar os nossos irmãos de todo coração, tendo como exemplo maior Cristo Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também(Cl.3:13 ).

Amor.
O amor é sem sobra de dúvidas o maior de todos os atributos, é o primeiro de todos os mandamentos é amar ao Senhor e o segundo ao próximo. E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Mc. 12:29-31). Todo é qualquer atributo que o crente desenvolver passará irreversivelmente pelo amor. Quando o salvo está enraizado e fundado no amor, passa a compreender de forma plena e total a plenitude de Deus Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando enraizados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef. 3:17-19). O amor é a verdadeira essência do Cordeiro de Deus. Portanto, é somente este puro, sublime e santo atributo, que seguramente mantém unido tudo aquilo que é necessário para a maturidade do crente. É também, o melhor meio pelo qual se demonstra a presença de Cristo na vida transformada da nova criatura, que está revestida do vínculo da perfeição.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição”. (Cl. 3:14).
Esperança, julho de 2015.
Revisado em março de 2020
Pr. Walter Costa.
Referências Bíblicas: Bíblia ACF- Almeida Fiel e Corrigida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário