quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A história do homem.

Resultado de imagem para Transformados à Sua imagem. II Coríntios 3:18.




A história do homem.

Leitura bíblica: Gênesis 1:26-31

1. Nós somos criados à imagem de Deus. (Gênesis 1:27). O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus com o firme propósito de glorificar ao Seu nome (Apocalipse 4:11 e I Coríntios 11:7). Nenhuma outra criatura foi dotada de intelecto e responsabilidade como a humana, Deus nos deu o domínio; o poder e a autoridade sobre todas elas. O homem tem a obrigação de responder sobre seus atos perante o Criador, sempre O glorificando em todas as gerações (Efésios 3:21)

2. Estamos à mercê da morte por causa do pecado. (Romanos 5:12). O homem foi criado perfeito, porém a desobediência ocasionou o pecado e a morte, condição essa repassada a todos os homens. Quando Adão pecou (Gênesis 3:6) inaugurou a morte para toda a humanidade (Romanos 6:23), fomos destituídos da glória (Romanos 3:23), e por este motivo ficamos separados de Deus.

3. Somos remidos pelo sangue de Jesus Cristo. (Efésios 1:7). O homem está morto espiritualmente, incapaz de compreender as coisas relacionadas ao Espírito de Deus (I Coríntios 2:14). A única saída é o amor de Deus (Efésios 2:4). Cristo nos vivifica, devolvendo a vida espiritual através do processo de regeneração. Este processo é obra exclusiva do Espírito através da morte e ressureição de Cristo (Efésios 2:5 e Tito 3:5). Quando o homem é vivificado ele passa da morte para vida (João 5:24).

4. Nascidos de novo pela Palavra e pelo Espírito. (João 3:3-5). Nosso primeiro nascimento era físico, porém nosso espírito permanecia morto para Deus. O nascimento espiritual não ocorre por vontade do homem e sim pela vontade de Deus (João 1: 12-13). Quando o crente é resgatado pelo amor de Deus, ele nasce de novo, pois o seu espírito morto é vivificado, ou "vivificado" (Efésios 2: 1). O Espírito Santo passa a residir dentro do novo crente (I Coríntios 6:19). E dá-lhe uma nova vida em Cristo (Gálatas 2:20;. II Coríntios 5:17). Sempre que falamos do novo nascimento aos descrentes, eles questionam que apenas Deus, sabe para onde iremos após a morte da matéria, ledo engano, pois o Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus e coerdeiros de Cristo (Romanos 8:16-17).

5. Transformados à Sua imagem. II Coríntios 3:18. Da mesma forma que herdamos a imagem do terreno, também teremos a imagem do celestial (I Coríntios 15:49). Os eleitos de Cristo são chamados à santificação espiritual, porém estamos em carne como, pois poderíamos ser a imagem de Cristo? O homem natural está desfigurado pelo pecado, mas no momento que ocorre a regeneração a imagem de Cristo é carimbada e selada através da ação do Espírito Santo no coração do pecador remido (II Coríntios 1:22). Este processo nos veste e nos renova para o conhecimento perfeito segundo a imagem de Deus (Colossenses 3:10).

6. Devemos Apresentar o nosso corpo em sacrifício a Deus. Romanos 12:1:2. A vida do crente em todos os sentidos teve ser um sacrifício permanente a Deus. Antes o pecador usava seus membros para servir a imundícia, mas agora deve usar para servir à justiça (Romanos 6:19). Nosso corpo passa a ser o templo e a morada de Deus (I Coríntios 3:16 e João 14:23). A ação do crente testifica se ele realmente resplandece a Luz diante dos homens (Mateus 5:16).

 7. Justificados pela fé temos paz com Deus. Romanos 5:1-2.  O homem é justificado gratuitamente por Deus (Romanos 3:24). Antes o pecador estava condenado à ira, sem a menor chance de fugir da perdição eterna, o ato de Cristo o justo e justificador daquele tem a fé verdadeira (Romanos 3:26), nos remiu e nos encheu de gozo e paz na esperança da vida eterna (Romanos  15:13).

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB, setembro de 2015.
Walter Costa

Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário