domingo, 15 de janeiro de 2017

COMO EU SEI QUE TENHO A VIDA ETERNA.

Resultado de imagem para o caminho da salvação.


COMO EU SEI QUE TENHO A VIDA ETERNA.


O QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ:

Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus." (I Jo. 5:13)

Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (II Tim. 1:12)

INTRODUÇÃO

Quando alguém lhe pergunta qual é o destino final do seu espírito, o que você responde? paraíso ou para o inferno? Se você afirmar com inteira convicção que irá para o paraíso e que crer na obra expiatória de Cristo então você sabe que tem a vida eterna (I João 5:13). Porém se você não sabe a resposta ou está esperando para descobrir depois que morrer? Infelizmente o seu destino será terrível, por um simples motivo: Você não crer em Jesus (João 3:17-18). Essas pessoas estão vivendo como se a Bíblia nunca tenha sido escrita. Elas vivem uma grande incerteza, não consideram o fato de que Deus fala claramente na Sagrada Escritura sobre o seu destino eterno (João 3:36; 6: 47,51).

O PODER DE DEUS GUARDA E APERFEIÇOA OS SEUS.

“Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo” (I Pedro 1: 5).

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1: 6).

O crente tem que ter convicção plena que o seu destino final será o paraíso, confiando unicamente na preservação de Deus. Não podemos em hipótese alguma colocar algum tão importante como a salvação, em nossas mãos. Não nos salvamos ou nos matemos salvos por mérito próprio (Efésios 2: 8-9 e Romanos 4:5). Somos guardados pelo infinito poder de Deus e não por nosso próprio mérito. Deus impede a nossa queda ( Judas:24). As ovelhas de Cristo estão guardadas no local mais seguro do mundo, onde ninguém pode tirá-las (João 10:29). Os crentes aguardam tão somente o dia da redenção, pois já estamos selados pelo Espírito Santo de Deus (Efésios 4:30). Ou seja, o crente não está preocupado em perder a salvação, pois sabe que o destino final do seu espírito é o céu, pois quem nos preserva é Deus.

DEUS PROMETE SEGURANÇA ETERNA

“E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." (João 10:28).
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3:16).

O salvo sabe que o seu destino final é o céu, porque Deus prometeu segurança eterna a todos os que creem no Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.  Quando “recebemos” Cristo nos tornamos filho de Deus (João 1:12). Antes do novo nascimento o crente era um filho do diabo, um filho da ira (João 8:44; Efésios 2: 2-3). A ação do Seu Santo Espírito convence o homem do pecado, da justiça e do Juízo (João 16:8). Após ser convencido que era um pecador condenado ao inferno, o crente confessar ao Senhor Jesus que crer na Sua ressurreição (Romanos 10:9-10). Se por fraqueza da carne o crente pecar, o Pai Celestial irá castigá-lo e repreendê-lo, como qualquer bom pai faria (Hebreus 12: 5-8), a repreensão Divina não para a condenação (I Coríntios 11:32)

DEUS DÁ VIDA ETERNA AOS SEUS.

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. (Jo. 5:24)
“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. (I Jo. 5:12)
O pecador remido sabe que está indo para céu porque Deus já lhe deu vida eterna. Ele não está esperando receber a vida eterna, ele já a tem, a vida eterna como uma possessão presente. Quando somos resgatados pelo precioso sangue de Cristo (I Pedro 1:18-19),  Deus coloca o Seu Espírito Eterno dentro de nós e nos dá a vida eterna. Como filhos de Deus, ainda estamos à espera de vermos Jesus, para entrarmos no Céu, e para recebermos o nosso novo corpo glorificado, mas não estamos esperando para sermos salvos. 

A PERFEIÇÃO DOS SANTOS DE DEUS

“Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados”. (Heb. 10:14).

“Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado”. (Rom. 4: 5-8).

Alguma vez você já ouviu a expressão "Ninguém é perfeito?" Isso não é verdade. Aos olhos de Deus, o espírito de todos os seus santos são perfeitos, porque eles colocaram sua fé no Senhor Jesus Cristo para a salvação. Jesus derramou seu sangue sem pecado para pagar pelos nossos pecados (I Pedro 3:18). Ele se ofereceu como pagamento pelo nossos pecados. Ele pagou a nossa dívida de pecado, porque eu não podia (Efésios 1:14). Ele pagou pelos nossos pecados e que agora podemos descansar em Sua obra consumada (João 19:30), porque os nossos pecados se foram! Nosso espírito (não nossa carne) foi aperfeiçoado por meio da Expiação de sangue concluída do Senhor Jesus Cristo. Por este motivo: a obra de Cristo eu sei que estou indo para o Céu!

Conclusão

Quando Deus inicia a obra em seus filhos ele irá aperfeiçoa-la (Filipenses 1: 6). Temos a certeza de salvação por que Deus afirma que todo aquele que crer em Cristo TEM A VIDA ETERNA (João 3:36). É impossível que Deus minta (Hebreus 6:18), então retenhamos firme a confiança em Nosso Salvador, pois nada, mais nada mesmo nos separa do amor de Deus (Romanos 8:38-39).

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (João 17:3).

Estudo aplicado na IBBF Esperança.
Pr. Walter Costa.
Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário