terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A BÍBLIA É A NOSSA BÚSSOLA

Resultado de imagem para imagens de bússola



A BÍBLIA É A NOSSA BÚSSOLA

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (II Timóteo 3:16-17).

INTRODUÇÃO

Quando os navegantes encarram os oceanos, usam um pequeno instrumento chamado bússola, para se orientarem na imensidão do mar com ela os marinheiros conseguem saber a direção exata do seu percurso, fato este que traz segurança e proteção nas longas jornadas. A Bíblia deve ter a mesma importância na vida de um crente, devemos usá-la para nos orientar e proteger dos perigos e ciladas impostas pelo inimigo.  Por este motivo temos a necessidade de lemos a Escritura, pois ela testifica a existência de Jesus
(João 5:39), sendo portanto de primordial importância a obediência ao conteúdo da Bíblia. Temos que reconhecer a Sagrada Escritura como sendo mandamentos do Senhor (I Coríntios 14:37-38). A bíblia tem tudo quanto é necessário para a edificação e aperfeiçoamento dos santos (Efésios 4:12), porém para essa edificação ser perfeita temos que seguir, com extremo zelo o que nela está escrito. Jamais em hipótese alguma, a igreja  e também o crente devem deixar o que está escrito nas Sagradas Escrituras para seguir intuições, sentimentos e experiências milagrosas (I Coríntios 4:6). O papel da igreja de Cristo é defender a Escritura, protegendo-a e usando sempre a melhor tradução (no Brasil os melhores Textus Receptus são o da Almeida Fiel e Corrigida- ACF e a bíblia LTT de Hélio de Meneses). Quando a igreja prega o diz a Escritura ela cumpre o seu papel de ser a coluna e firmeza da verdade. (I Timóteo 3:15).

HÁBITO DA LEITURA.

Só conhecermos a Palavra de Deus através da leitura exaustiva da Bíblia, quando isso ocorre rotineiramente estamos nos fortalecendo com um alimento sólido (Hebreus 5:14). Quando manejamos a Palavra de Deus de forma correta aumentamos o nosso conhecimento e nossa utilidade na obra do Nosso Senhor, sabendo explicar com segurança a razão da esperança que há em nós (I Pedro 3:15). A Bíblia é o único lugar onde encontramos a verdade absoluta sobre o Criador de todas as coisas, mas apesar dos esforços dispensados pelo homem em busca de compreender a Sagrada Escritura, nunca chegaremos a conhece a infinita sabedoria de Deus, uma vez que o homem não pensa como Ele (Isaías 55:9). Quando colocamos em nosso cotidiano a leitura da Bíblia e praticamos o que nela contém, seremos comparados ao homem prudente que edifica sua casa sobre a rocha (Mateus 7:24-25). Quando a Palavra é estudada, o Espírito Santo trabalha e leva para o coração do pecador o arrependimento, a fé e a vontade de cada vez se aprofundar nas maravilhas contidas no livro Sagrado.

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

A Bíblia é literalmente a Palavra de Deus escrita, a verdade revelada desde princípio e que dura para sempre
(Salmos 119:160). Podemos afirmar que todo o conteúdo constante na Bíblia foi escolhido de forma rigorosa por Deus, portanto devemos preservá-lo como consta no Livro Sagrado. Opiniões particulares, pressentimentos, visões, experiências sobrenaturais e revelações não têm superioridade sobre a Bíblia, pois o homem não pode interpretá-la de forma particular, não foi à vontade dos homens que a produziu (II Pedro 1:20-21). A Bíblia é a verdade de Deus pela qual devemos nos santificar (João 17:17). Todo aquele que ama a Cristo guarda a Sua palavra e servirá de morada para o Pai e o Filho (João 14:23-24).

A ESCRITURA NÃO PODE SER MODIFICADA

A palavra de Deus é pura e não deve ser modificada, nem interpretada a bel prazer do interlocutor, existe uma ordem para não acrescentamos nada além do que está escrito (Provérbios 30:5-6). As tradições religiosas criadas por homens, não podem modificar a Bíblia, no geral a tradição do homem é baseada no rudimento do mundo (Colossenses 2:8). Na última ordem contida na Bíblia Deus deliberadamente afirmar que não devemos adicionar ou subtrair qualquer Palavra Sua, aquele que transgredir este mandamento, com certeza, receberá o seu devido castigos (Apocalipse 22:18-19).

CONCLUSÃO

A escritura não pode ser anulada
(João 10:35-b), com essa certeza em nossas mentes e corações, estejamos sempre atentos e perseverando na leitura e prática da Palavra de Deus e principalmente sendo fiel ao conteúdo bíblico, não sendo levando por qualquer vento doutrinário (Efésios 4:14). Todo crente batista bíblico fundamentalista tem a obrigação de conhecer a Escritura e de pregar a verdade através da unicamente da Bíblia. (II Timóteo 4:2). 

“À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.”
(Isaías 8:20).

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB, em julho de 2015

 Pr. Walter Costa.
Citações Bíblicas: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário