terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DUAS SITUAÇÕES: O INCRÉDULO E O SALVO.


Resultado de imagem para Romanos 3:23)

DUAS SITUAÇÕES: O INCRÉDULO E O SALVO.


Introdução

Quando o homem nasce na forma corpórea da carne, está destituído da glória de Deus (Romanos 3:23). Diante de tal quadro é certo que a grande maioria padecerá no eterno castigo, pois não conheceram a Deus e muito menos obedeceram ao Evangelho de Cristo (II Tessalonicenses 1:8-9). Existe uma única saída para a redenção eterna do pecador remido: Cristo (Hebreus 9:12). A fé verdadeira em Cristo garante vida eterna (João 3:15). Porém aquele que não crer irá padecer eternamente. São dois os tipos de homens: o incrédulo e o crente, cada um em uma situação.

A SITUAÇÃO DO INCRÉDULO:

A) Perdido e sem esperança. Por não crerem no Deus verdadeiro os incrédulos já estão condenados (João 3:18). Eles estão sem Cristo, sem esperança e sem Deus no mundo (Efésios 2:12).

B) Morto em seus delitos e pecados. O pecador incrédulo está morto em ofensas e pecados, sem o menor remorso e arrependimento das obras da carne (Efésios 2:1). Ele não quer vir a Deus para ter vida (João 5:40).

 C) É um filho do diabo. A Sagrada Escritura fala claramente que o incrédulo é filho do Diabo e que está pronto para satisfazer a vontade do pai (João 8:44). Andando nos desejos da carne e fazendo a vontade dos pensamentos (Efésios 2:3).
D) Permanece sobre ele a ira de Deus. Todo aquele que não crê no Filho terá sobre si a ira de Deus (João 3:36). Os incrédulos receberão o justo castigo e padecerão eterna perdição (II Tessalonicenses 1:9).

E) A sua espera está um juízo severo. É certo que o homem natural está condenado, pois por uma só ofensa veio o juízo, sobre todos os homens para a condenação (Romanos 5:18), outro fato cristalino, é que não teremos uma segunda chance para nos redimir, temos apenas esta vida para crê no Salvador (Hebreus 9:27).

F) O lago de fogo é seu castigo. O incrédulo terá um triste fim, sofrerá o dano da segunda e terrível morte, no grande trono branco, aquele que não estiver com o nome escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:12-15).


A SITUAÇÃO DO CRENTE:

A) Salvo pela graça. O crente é salvo literalmente pelo favor imerecido dado por Deus (Efésios 2:8-9). Não existe a possibilidade do homem ser justificado por mérito próprio e sim pela graça que há em Cristo Jesus, através da fé (Romanos 3:24 e Gálatas 2:16).

B) E um filho e herdeiro de Deus. É essencial o novo nascimento para o salvo se tornar filho é herdeiro de Deus, este fato ocorre pela vontade do nosso amado Pai (João 1:12-13). Através da ação do Espírito Santo temos a certeza de filiação e passamos a condição de coerdeiros de Cristo (Romanos 8:16-17).

C) Recebemos a graça através da fé em Cristo. No momento em que o crente é salvo, ele deixa a situação de inimigo de Deus e passa a ter paz com o Criador, nesta ação o sujeito efetivo é Cristo (Romanos 5:1-2). Jesus iluminar os olhos do entendimento para que os santos entendam a verdadeira esperança (Efésios 1:18).

D) Morto para o pecado. A fé em Cristo como nosso único e todo suficiente Salvador, torna o crente morto para o pecado (Romanos 6:11). Jesus foi entregue para ser crucificado e morrer por nossos pecados (Romanos 4:25 e Gálatas 1:4). Este fato  reconciliou o salvo com Deus (II Coríntios 5:19).

E) Espera pelo Senhor. O salvo não pertence a esse mundo, nossa cidade é outra, estamos apenas passando um tempo a espera do Nosso Salvador, que irá transformar nosso velho corpo em um corpo glorioso (Filipenses 3:20-21). Nossa morada será em lugares celestiais ao lado de Cristo (Efésios 2:6).


CONCLUSÃO

O processo de salvação depende unicamente da ação de Deus, que nos predestina; nos chama; justifica-nos e por último nos glorifica (Romanos 8:29-30). A soberania de Deus, não nos exime das nossas responsabilidades, o pecador quando ouvi a Palavra de Deus, deve recebê-la de bom grato (Atos 2:40-41) e não deve endurecer o coração (Salmos 95:8-11). A Palavra de Deus e capaz de penetrar na parte mais intima do homem: a divisão da alma e do espírito (Hebreus 4:12), portanto, se essa Palavra ainda não penetrou no seu coração, teu fim será terrível, pois quem rejeitar a Cristo não recebe a sua Palavra, a Palavra que Cristo pregou irá julgar você no último dia.

“Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia”. (João 12:48).

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.
Walter Costa

Referências Bíblicas: Bíblia Almeida Corrigida e Fiel - ACF

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

CULTO DOMÉSTICO E A EDUCAÇÃO ESPIRITUAL DOS FILHOS


Resultado de imagem para eu e a minha casa serviremos ao senhor

CULTO DOMÉSTICO E A EDUCAÇÃO ESPIRITUAL DOS FILHOS

LEITURA BÍBLICA: Salmos 78:1-8

VERSÍCULO TEMA: Josué 24:15-ACF.

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR

INTRODUÇÃO

A graça de Deus é suficiente para salvar o pecador do castigo eterno (Romanos 3:24 ACF ). Porém existem alguns temas que são externas a graça que devem permear a vida do crente. Entre os quais encontramos o que chamamos de culto doméstico/familiar. É de suma importância que o pai de família que por divina e inalterável instituição é o cabeça do lar, tenha cauterizado em sua mente a sua intransferível responsabilidade perante os demais membros da família (Josué 24:15-ACF). Temos como exemplo bíblico o patriarca Abraão, reconhecido por Deus por ordenar a sua casa a guardar o caminho do Senhor (Gênesis 18:19 ACF ). Além disso, encontramos uma determinação clara de Deus para os pais ensinarem aos filhos em Deuteronômio 6:6-7-ACF.

O CUIDAR DOS FILHOS


Sabemos que os filhos não são salvos de forma indireta, através do parentesco, porém temos a obrigação de educarmos os nossos filhos no caminho do Senhor (Provérbios 22:6-ACF). Com este conceito em mente o líder do lar deve incentivar e praticar com frequência a leitura, o estudo e a adoração a Deus. Devemos usar os meios designados por Deus para alcançarmos os nossos filhos, ensinando de forma responsável e rotineira os princípios básicos da adoração ao Senhor. Quando a criança é ensinada desde tenra idade na Sagrada Escritura, isso poderá torna-la sábia para a salvação (II Timóteo 3:15-ACF). Os pais crentes recebem uma responsabilidade maior do que os descrentes, somos exortados a ensinarmos as veredas antigas aos nossos filhos, nestas veredas a família encontra o bom caminho e descanso (Jeremias 6:16-ACF).


A OBRIGAÇÃO DOS PAIS DE ENSINAREM AOS FILHOS

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. ( I Timóteo 5:8-ACF).

A prefeita palavra de Deus que é viva, eficaz e mais penetrante do uma espada de dois gumes (Hebreus 4:12-13-ACF), mostra claramente a responsabilidade do pai para com a sua família, o cuidar citado no versículo 8 do capítulo 5 de I Timóteo, diz respeito ao lado espiritual, pois as nossas necessidades transitórias são supridas pela misericórdia divina (Mateus 6:31-32-ACF).  Em Seu maravilhoso projeto Deus arquitetou que o pai de família, fosse o exemplo a ser seguido pelos demais membros do grupo familiar, principalmente os filhos em seu processo inicial de aprendizado (Provérbios 22:6-ACF).  Quando a Sagrada Escritura exorta os filhos para guardarem o mandamento do pai e para não deixar a lei da sua mãe, isto implica dizer que nós somos responsáveis por esta aprendizagem inicial (Provérbio 6:21-22- ACF). Quando os pais conseguem com sucesso educar os filhos no caminho do Senhor, eles entenderão com clareza a proteção que recebem do Deus Altíssimo (Provérbio 6:23- ACF).


O CULTO FAMILIAR EM HONRA A DEUS

Em tempos onde mundo invade o lar cristão com força através da modernidade tecnológica de uma forma geral (internet, celular, tv entre outros), a busca por melhores condições financeira, a capacitação profissional quase que infindável. Esta invasão tem afastado sobremaneira a comunhão da família com Deus. Diante de tal constatação, fica claro que o culto familiar é sem sombra de dúvidas a melhor de todas as receitas para se aproximar e honrar ao Criador (I Samuel 2:30- ACF2007). Lembre-se que todo o conforto doméstico e as misericórdias temporais emanam unicamente da benignidade do Senhor, e justamente por isso, o pai de família (em sua ausência a esposa) deve ensinar aos filhos que a palavra de Deus é mais importante do que as coisas temporais (Mateus 4:4-ACF).

CONCLUSÃO

Adorar verdadeiramente exige compromisso da família e evidência que estamos crescendo espiritualmente, ou seja, nosso lar é o primeiro degrau de aprendizado, os membros da família devem saber que adorar ao Senhor não é opcional e sim uma obrigação, afinal toda a boa dádiva e tom perfeito vêm do alto (Tiago 1:17-ACF) e nada recebemos se não for nos dado do céu (João 3:27-ACF).

Dicas:

Faça cultos com frequência.

Escolha o melhor horário. (à noite se todos estiverem em casa)

Todos devem participar.

Leia um capítulo da bíblia ou parte dele.

Faça pequenos comentários sobre o tema lido.

Peça para que todos orem

Cante um louvor.

 “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. (Colossenses 3:16 -ACF).


Esperança-PB, Fevereiro de 2016.
 Walter Costa
Referências Bíblicas: Bíblia Almeida Corrigida e Fiel - ACF


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

ESTÁS PREPARADO PARA O TRIBUNAL?

Resultado de imagem para O TRIBUNAL de Cristo

ESTÁS PREPARADO PARA O TRIBUNAL?


Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. ( II Coríntios 5:10)

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. (Romanos 14:10).

INTRODUÇÃO

Sabemos que os filhos de Deus não serão em hipótese alguma condenados (Romanos 8:1), porém este fato não implica que não passaremos por um tribunal no qual será feito a prestação de contas dos nossos atos (Hebreus 9:27). Neste tribunal ( o de Cristo), apenas os salvos passarão, o crente prestará contas ao Senhor que recompensará (galardão) aqueles que foram mais fieis, firmes e constantes na utilização dos dons e talentos dados a cada um. (Hebreus 6:10). Dentro desde contexto iremos analisar alguns fatos importantes relacionados a tão esperando julgamento.

O JULGAMENTO (I Coríntios 3:11-15).

Como vimos todos os salvos, aqueles que depositaram sua salvação unicamente na obra de Cristo, vão comparecer diante do Tribunal de Cristo e poderão ter as suas obras queimadas no fogo. Notem que a pessoa NÃO será QUEIMADA. Suas obras é que SERÃO. O fogo irá provar a obra de cada um, conforme a qualidade, intensidade (ide de Cristo) e principalmente a forma que o crente realiza a obra do Senhor, se por amor intenso ao salvador ou se por vanglória de homens, os diferentes materiais aplicados por um mesmo homem, sobre a base que é Cristo irão definir se o mesmo será galardoado ou não.  Nossas obras não servem para a salvação, porém nos dará (ou não) galardões e coroas.  
 E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. (Apocalipse 11:18)

IREMOS PRESTAR CONTAS SOBRE:

Nosso tempo. A ordem é viver prudentemente, como um homem sábio, remindo o tempo (Efésios 5:15-16). Quando dedicamos a nossa vida a obra de Deus, andamos dignamente, agradamos a Deus, frutificamos e crescemos em Seu conhecimento. (Colossenses 1:10)

Nossos dons e capacidades. (I Coríntios 12:11). A Sagrada Escritura nos ensina que o Espírito Santo e quem opera nos salvos os diversos dons e capacidades e que os reparte conforme a sua vontade Fato este, que não tira a responsabilidade do crente em desenvolver com amor e dedicação os dons a nós entregues, o salvo tem o compromisso de ser um bom despenseiro do Senhor, distribuindo com zelo e empenho as responsabilidades que o Espírito Santo repartiu conosco. Lembrando que tudo é feito para que Deus seja glorificado. (I Pedro 4:10-11).

Os talentos a nós confiados. (Mateus 25:19). Há um ditado popular que diz: “não deixe para amanhã ou que pode ser feito hoje”, não sabemos o dia e hora que o Nosso Senhor irá voltar e nos tomar conta dos talentos que Ele nos confiou. Ou seja, nunca devemos espera para usar as aptidões que Deus nos deu, alguns acreditam que não possuem talentos, porém Aquele que irá nos julgar vai observar a nossa prontidão de vontade e só irá cobrar o que nos foi entregue. (II Coríntios 8:12). Existem milhares e milhares de pessoa que precisam ouvir o Evangelho e os crentes são os responsáveis por propaga as insondáveis riquezas de Cristo, somos exortados a nunca faltar zelo e fervor no espírito no servir ao Senhor (Romanos 12:11).
Nossas negligências. (Tiago4:17).  Toda situação é uma oportunidade de fazemos o bem. Não existe maior bem no mundo do que falar da salvação eterna, do amor de Deus, da Sua graça e misericórdia aos perdidos, quando deixamos essa oportunidade passar estamos sendo negligentes. A falta de aplicação na realização das tarefas, a desatenção e o descuido interrompem a nossa comunhão com Deus. Isso nos faz negligenciar os conselhos do Senhor (Provérbios - 1:25 e Hebreus 5:11)


 CONCLUSÃO

Após passar pelo Tribunal de Cristo, o crente fiel irá receber coroas incorruptíveis (I Coríntios 9:25). Estas coroas ao contrário da nossa salvação, poderemos perdê-las. (Apocalipse 3:11) Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.  Convém-nos lembrar de que o nosso objetivo não é ser galardoado e que não merecemos nenhuma recompensa (Romanos 4:4). O verdadeiro crente é constrangido pelo amor de Cristo a está sempre pronto para a batalha (II Coríntios 5:14).  Somos galardoados por que Deus em Sua imensa graça e o seu interminável amor, decidiu recompensar os filhos que exerceram com zelo os dons a eles confiados (I Coríntios 12:31). Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. Apenas como referência sem adentramos com maior profundidade listamos as diversas coroas que os salvos irão receber.


A coroa da vida (Tiago 1: 12 e Apocalipse 2: 10)

A coroa incorruptível (I Co. 9: 25-27; II Co. 5: 10)

A coroa de alegria (I Tessalonicenses 2:19-20)

A coroa da justiça (II Timóteo 4: 8)

A coroa de glória (I Pedro 5: 1-4)
          
Estudo aplicado na IBBF Soledade.

Walter Costa

Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF

domingo, 15 de janeiro de 2017

CRISTO NOS LIBERTOU

Resultado de imagem para liberdade em Cristo

CRISTO NOS LIBERTOU

INTRODUÇÃO

O homem é escravo do pecado (João 8:34), portanto,   não é livre e precisa de um libertador para resgatá-lo. Os filhos de Deus são libertos por Cristo, o Justo, o Salvador do mundo e o único que pode nos livrar das garras do inimigo de nossas almas, Aquele que veio ao mundo para dar a Sua vida em resgate de muitos (Mateus 20:28). Neste contexto, iremos aprender que o homem é liberto de diversas situações em que se encontra. Lembrando sempre que a ação é praticada pelo libertador e não pelo escravo.

O HOMEM É LIBERTO:

Da condenação eterna: Um fato claro na Sagrada Escritura é a condenação do homem. Quando Adão pecou veio o juízo para a condenação, a ofensa Adâmica fez reinar a morte entre os homens, porém o ato de justificação de Cristo, fez com que muitos se tornassem justos (Romanos 5:16-19).  Todo aquele que nasceu em Espírito e tornou-se filho de Deus está livre da condenação (Romanos 8:1).

Da maldição da lei. A lei condenava a todos que estava sobre o seu domínio, sendo impossível ao homem cumpri-la em sua totalidade (Gálatas 3:10). Precisávamos de um redentor que nos resgatasse dessa terrível maldição, Cristo o Cordeiro Imaculado, que não conheceu o pecado se fez maldito por nós e nos resgatou da maldição da lei (Gálatas 3:13).
Do jugo do pecado.  O termo jugo quando empregado biblicamente significa servidão, escravidão. No momento em que somos resgatados pelo precioso sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo, passamos a ser libertos do jugo do pecado (Romanos 6:18), ou seja deixamos de servir ao pecado para servir a Deus. A nossa redenção é em Cristo, pois quando Ele nos liberta estamos verdadeiramente livres (João 8:34-36). Essa liberdade, não nos permite exageros para não tornarmos a nos colocar debaixo do jugo da servidão (Gálatas 5:1).

Deste mundo perverso. A graça de Deus nos livra desde mundo cruel e mau, seguindo a vontade de Deus, o nosso substituto deu a si mesmo por nossos pecados, (Gálatas 1:3-5). Nesse sentido cabe a seguinte reflexão: por que Deus nos salva do presente século mau? A luz das Escrituras encontramos a seguinte resposta: para mostrar nos séculos futuros as abundantes riquezas da sua graça e sua benignidade (Efésios 2:7).

Do poder das trevas. Estávamos encobertos em trevas, condenados, sem a menor esperança habitando a sombra da morte (Mateus 4:16-17). Cristo, a grande luz nos libertou da força das trevas e nos transportou para o Seu reino de amor (Colossenses 1:12-13). A luz de Deus resplandece em nossos corações para o conhecimento da Sua glória (II Coríntios 4:6).

Do pavor da morte. A morte causa um enorme pavor aos homens, que na grande maioria vivem a incerteza do destino final de sua alma. A bíblia ensina que ao homem está ordenado morrer uma vez de depois ocorrerá o juízo (Hebreus 9:27). O homem tinha a sentença de morte, mas Deus nos livra desta condenação (II Coríntios 1:9-10).

Do poder de Satanás. Aquele que nos acusava de dia à noite, foi derrotado, foi vencido pelo sangue do cordeiro (Apocalipse 12:10-11). O diabo será lançando no fogo eterno e será atormentado para sempre (Apocalipse 20:10).

CONCLUSÃO

O crente não pode ter a menor dúvida sobre a liberdade que Cristo nos dá, pois todo aquele que realmente conhece a perfeita liberdade, persevera e não é um ouvinte esquecidiço (Tiago 1:25).

 “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (II Coríntios 3:17)

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

Walter Costa


Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF

COMO EU SEI QUE TENHO A VIDA ETERNA.

Resultado de imagem para o caminho da salvação.


COMO EU SEI QUE TENHO A VIDA ETERNA.


O QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ:

Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus." (I Jo. 5:13)

Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (II Tim. 1:12)

INTRODUÇÃO

Quando alguém lhe pergunta qual é o destino final do seu espírito, o que você responde? paraíso ou para o inferno? Se você afirmar com inteira convicção que irá para o paraíso e que crer na obra expiatória de Cristo então você sabe que tem a vida eterna (I João 5:13). Porém se você não sabe a resposta ou está esperando para descobrir depois que morrer? Infelizmente o seu destino será terrível, por um simples motivo: Você não crer em Jesus (João 3:17-18). Essas pessoas estão vivendo como se a Bíblia nunca tenha sido escrita. Elas vivem uma grande incerteza, não consideram o fato de que Deus fala claramente na Sagrada Escritura sobre o seu destino eterno (João 3:36; 6: 47,51).

O PODER DE DEUS GUARDA E APERFEIÇOA OS SEUS.

“Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo” (I Pedro 1: 5).

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1: 6).

O crente tem que ter convicção plena que o seu destino final será o paraíso, confiando unicamente na preservação de Deus. Não podemos em hipótese alguma colocar algum tão importante como a salvação, em nossas mãos. Não nos salvamos ou nos matemos salvos por mérito próprio (Efésios 2: 8-9 e Romanos 4:5). Somos guardados pelo infinito poder de Deus e não por nosso próprio mérito. Deus impede a nossa queda ( Judas:24). As ovelhas de Cristo estão guardadas no local mais seguro do mundo, onde ninguém pode tirá-las (João 10:29). Os crentes aguardam tão somente o dia da redenção, pois já estamos selados pelo Espírito Santo de Deus (Efésios 4:30). Ou seja, o crente não está preocupado em perder a salvação, pois sabe que o destino final do seu espírito é o céu, pois quem nos preserva é Deus.

DEUS PROMETE SEGURANÇA ETERNA

“E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." (João 10:28).
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3:16).

O salvo sabe que o seu destino final é o céu, porque Deus prometeu segurança eterna a todos os que creem no Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.  Quando “recebemos” Cristo nos tornamos filho de Deus (João 1:12). Antes do novo nascimento o crente era um filho do diabo, um filho da ira (João 8:44; Efésios 2: 2-3). A ação do Seu Santo Espírito convence o homem do pecado, da justiça e do Juízo (João 16:8). Após ser convencido que era um pecador condenado ao inferno, o crente confessar ao Senhor Jesus que crer na Sua ressurreição (Romanos 10:9-10). Se por fraqueza da carne o crente pecar, o Pai Celestial irá castigá-lo e repreendê-lo, como qualquer bom pai faria (Hebreus 12: 5-8), a repreensão Divina não para a condenação (I Coríntios 11:32)

DEUS DÁ VIDA ETERNA AOS SEUS.

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. (Jo. 5:24)
“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. (I Jo. 5:12)
O pecador remido sabe que está indo para céu porque Deus já lhe deu vida eterna. Ele não está esperando receber a vida eterna, ele já a tem, a vida eterna como uma possessão presente. Quando somos resgatados pelo precioso sangue de Cristo (I Pedro 1:18-19),  Deus coloca o Seu Espírito Eterno dentro de nós e nos dá a vida eterna. Como filhos de Deus, ainda estamos à espera de vermos Jesus, para entrarmos no Céu, e para recebermos o nosso novo corpo glorificado, mas não estamos esperando para sermos salvos. 

A PERFEIÇÃO DOS SANTOS DE DEUS

“Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados”. (Heb. 10:14).

“Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado”. (Rom. 4: 5-8).

Alguma vez você já ouviu a expressão "Ninguém é perfeito?" Isso não é verdade. Aos olhos de Deus, o espírito de todos os seus santos são perfeitos, porque eles colocaram sua fé no Senhor Jesus Cristo para a salvação. Jesus derramou seu sangue sem pecado para pagar pelos nossos pecados (I Pedro 3:18). Ele se ofereceu como pagamento pelo nossos pecados. Ele pagou a nossa dívida de pecado, porque eu não podia (Efésios 1:14). Ele pagou pelos nossos pecados e que agora podemos descansar em Sua obra consumada (João 19:30), porque os nossos pecados se foram! Nosso espírito (não nossa carne) foi aperfeiçoado por meio da Expiação de sangue concluída do Senhor Jesus Cristo. Por este motivo: a obra de Cristo eu sei que estou indo para o Céu!

Conclusão

Quando Deus inicia a obra em seus filhos ele irá aperfeiçoa-la (Filipenses 1: 6). Temos a certeza de salvação por que Deus afirma que todo aquele que crer em Cristo TEM A VIDA ETERNA (João 3:36). É impossível que Deus minta (Hebreus 6:18), então retenhamos firme a confiança em Nosso Salvador, pois nada, mais nada mesmo nos separa do amor de Deus (Romanos 8:38-39).

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (João 17:3).

Estudo aplicado na IBBF Esperança.
Pr. Walter Costa.
Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF.