quinta-feira, 4 de maio de 2023

Refutação bíblica da doutrina do sono da alma.



Leitura Bíblica: I Tessalonicenses 4:13-18.


“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”. I Tes. 4:13-18. Bíblia ACF.

Introdução.

A doutrina do sono, tem como seu principal defensor e propagador o grupo religioso denominado Adventistas do Sétimo Dia. Segundo esse ensinamento, a alma do homem, estará dormindo inerte (sem atividade) até o dia em que o Senhor Jesus Cristo voltar. R.C. Sprooul em seu artigo o Estado intermediário, traz a seguinte definição: "O sono da alma é geralmente descrito como um tipo de animação suspensa temporária da alma, entre o momento da morte pessoal e o tempo quando nosso corpo será ressuscitado. Quando nosso corpo ressuscitar dos mortos, a alma será despertada para iniciar uma continuidade pessoal e consciente no céu. Embora séculos possam se passar entre a morte e a ressurreição final, a alma “adormecida” não terá consciência da passagem do tempo".

O que dizem os defensores do sono da alma sobre o destino do homem? 

Eles, alegam que tanto os salvos como os não salvos dormem em seus túmulos, aguardando a ressurreição final. Para isso, baseiam-se nas seguintes passagens: Jo. 11:11 e 14/ I Cor. 15:20 e1 Tes. 4:14. O contexto dos versículos citados, descreve o corpo dormindo no sentido de amortecimento da carne, não da alma. Observe o texto relacionado a um evento que ocorreu após a morte de Cristo. Mt. 27:52. A ideia contida nessa passagem, é que a morte física é apenas um estado temporário de separação entre o corpo, a alma e o espírito. Vale lembrar, que todos ressuscitarão salvos e perdidos. Dn. 12:2. ORA, sabemos que Cristo ressuscitou, então por crermos em Sua obra temos a plena certeza da nossa ressurreição. I Co. 15:16-20 e Ro. 4:25.

Refutação bíblica da doutrina do sono.

Os versos-chave que refutam o sono da alma. E reafirmam a consciência da alma após a morte são os seguintes: Mt. 17:3 e Mt 22:32. Mais duas passagens permitem uma discussão mais aprofundada. Jo. 11:23-27. Observe que Jesus corrigiu a crença de Marta de que seu irmão apenas “viveria” na ressurreição. Em contraste, Jesus revelou que os crentes viverão mesmo se morrerem e, de fato, eles nunca morrerão da maneira que nossos corpos morrem. Ou seja, enquanto estivemos no “pijama” chamado corpo estamos ausentes do Senhor, por isso, desejamos partir e estar com o Senhor. II Co. 5:6-8. Por meio da fé em Cristo, os crentes foram vivificados no espírito, assim como Jesus vive no espírito. Nós, que professamos Cristo, não estamos destinados ao sono da alma ou à sepultura! I Pe. 3:18.

Ora, se a doutrina do sono tem fundamento bíblico, como podemos explicar as seguintes passagens:

O ladrão na cruz. Lc. 23:42-43. Esse evento, o qual mostra o diálogo de Cristo com aquele ladrão, é a chave que desvenda e confirma o viver da alma. Jesus, disse ao ladrão que estava morrendo ao Seu lado que seus espíritos estariam juntos, vivos e conscientes naquele dia. Ou seja, Jesus estava enfatizando que hoje era o tempo em que Ele e o ladrão estariam juntos no paraíso. Aqueles, que defendem a doutrina do sono, argumentam que Jesus não poderia dizer que encontraria o ladrão no paraíso naquele mesmo dia porque ficaria morto por três dias e ainda não havia subido ao céu. Contudo, tal argumento perde o seu objeto, com a declaração de Jesus: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito", Lc. 23:46. A passagem de Lucas 23, nos mostra que Cristo estaria espiritualmente na presença de Deus imediatamente após a morte. O mesmo é válido para o ladrão e para todos os salvos.

Lázaro sendo consolado. Lc. 16:22-25. Lázaro e o homem rico estavam no "seio de Abraão" e no "Hades" após suas mortes. Mas, alguns leitores, concluem baseados em interpretações pessoais ou de líderes, réprobos na fé que esses "lugares de espera" indicam que as almas vão esperar pelo céu ou inferno em um delicioso sono, que poderá durar séculos. Na verdade, esta verdade, contada pelo próprio Jesus, ensina que a alma não está dormindo, mas viva e consciente após a morte e antes da ressurreição corporal. A propósito, esta é a única vez que a frase "seio de Abraão" aparece na Bíblia. "Seio de Abraão" era uma expressão que se referia ao "paraíso" o qual, como já vimos Jesus levou cativo ao céu após sua ressurreição. Ef. 4:8-10. Antes da obra de Cristo, quando as pessoas morriam existiam dois destinos o inferno que era o destino daqueles que não entregaram as suas vidas a Deus e o lugar de consolo (seio de Abraão) reservado para os que criam verdadeiramente em na obra vindoura de Cristo. Em conformidade com as Escrituras esses dois lugares ficavam próximos, separados apenas por um grande abismo. Lc. 16:26. Então, na ressurreição Cristo desceu “às partes mais baixas da terra” e retirou o seio de Abraão e o transferiu para o céu. Ora, se a alma de Lázaro em estava em profundo sono, como explicar o fato do homem rico, pedir ao pai Abraão, que Lázaro molhasse a ponta do dedo na água para refrescá-lo? Lc. 16:24. Do mesmo modo, se a alma do homem rico estava dormindo, como explicar a conversar e o pedido que ele fez a Abraão? Lc. 16:27-28.

Paulo afirma que partir e estar com Cristo é ainda muito melhor. Fp. 1:21-23. Estas não são palavras de alguém que estava esperando um dormir temporário! E sim um belo testemunho de homem que acreditava que o céu começaria no momento de sua morte. Paulo estava ansioso para um sono inconsciente após sua morte? Não! Ele estava ansioso para a presença pessoal de Jesus Cristo. A morte física é apenas um estado temporário de separação entre o corpo, a alma e o espírito. I Tes. 4:14. A expressão “Em Jesus dormem” significa que, os crentes que estavam em Cristo quando morreram, e que na volta do Cordeiro Ele trará de volta o espírito e alma para encontra com o corpo para a transformação final. I Co. 15:51-52. Ou seja, a alma estará com o Senhor no céu, e o corpo estará enterrado até o dia da ressurreição quando Jesus retorna à terra. Quando, receberão um corpo semelhante ao corpo ressuscitado e glorificado de Jesus. I Co. 15:49 e I Jo. 3:2. Finalmente, se a alma não continuasse em plena consciência após a morte do corpo, seria inconsequência do apóstolo Paulo, que desejava estar longe do corpo para estar em casa com o Senhor.

A visão de Estêvão ao morrer. Atos 7:55-59. No exato momento, em que deixar o corpo terreno o salvo verá a glória de Deus e verá o seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Os segundos finais da vida carnal de Estêvão, prova que a alma e o espírito do salvo não ficará em inerte sono e sim plenamente consciente. As palavras de Estêvão foram “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Obviamente Estêvão não esperava, estar dormindo ao encontrar com Jesus. Além disso, como fica óbvio no relato de Estêvão, o sono é uma metáfora bíblica comum para a morte do corpo — em distinção da alma o Evangelho segundo João em seu capítulo 11 nos fornece o mais claro dos exemplos. Jo. 11:11-14.

Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Mt. 10:28. Essa Escritura, mostra claramente que existe uma separação do corpo e da alma. Se você acredita em Jesus, você nunca morrerá. Jo. 11:25. Que promessa incrível. Mas, os crentes morrem todos os dias. Sim, mas para o crente, a morte física é meramente a passagem desta vida com todas as suas dores para a vida eterna na presença de nosso Senhor.

Hoje, qual é o destino do crente ao morrer na carne? Na dispensação da graça, ao morrer o espírito do crente de imediato estará no céu ao lado de Cristo. Lc. 23:43/ II Co. 5:8 e Fp. 1:21-24. Essa certeza, advém da nossa fé na obra vicaria (Que substitui; que faz o trabalho de outra coisa ou pessoa; substituta) de Cristo, que nos salvou e aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho. II Tm. 1:9-10. A morte é terrível para o homem natural, pois com ela irá todos os sonhos e esperanças terrenas. Além disso, terá uma eternidade de sofrimento e tormento. Ap. 20:14-15. Já para os crentes não existe nada é melhor do quer estar eternamente com Cristo. I Jo. 2:25 e I Jo. 5:13.

Conclusão.

A doutrina do sono da alma é antibíblica, uma vez que os seus defensores, empregam de forma equivocada a palavra sono. Todos sabemos que durante o sono natural, a alma ou espírito de uma pessoa não “dorme” ou deixa de operar. Ele mantém todas as funções do corpo funcionando, como batimentos cardíacos e respiração, e muitas vezes é ativo em sonhos. Há uma série de razões para acreditar que estaremos conscientes após a morte. Enoque foi levado para estar com Deus. Gn 5:24. O mesmo ocorreu com Elias. II Reis 2:1. Quando Moisés e Elias apareceram a Jesus, centenas de anos depois de sua morte, obviamente estavam conscientes. Mt. 17:3. Estêvão orou para que Deus recebesse seu espírito. Atos 7:59. Jesus prometeu que o ladrão estaria imediatamente com Cristo após sua morte. Lc. 23:43. Paulo, desejava estar com Cristo na morte, o que implica que este é um estado consciente. Fp. 1:21-23 e II Co. 5:6-8.


Bibliografia:

O Estado Intermediário por R. C. Sproul



Esperança-PB. Abril de 2023.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.


Pr. Walter Costa

IBBF Esperança- Igreja batista Bíblica Fundamentalista em Esperança-PB.

3 comentários:

  1. Poderiam adicionar ao artigo o contexto de 1ª Samuel 28.11-19. Nunca vi um adventeca sair desse texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão pela sugestão. Que Deus continue lhe abençoando

      Excluir