quinta-feira, 18 de maio de 2023




Atitudes que poderão prejudicar a saúde mental, emocional, familiar e espiritual do crente.


I. Preocupar-se em excesso com o futuro. Mt 6:33-34. A exortação é buscar como a principal prioridade o reino de Deus. Apesar, de estarmos na carne e vivermos em um mundo recheado de oportunidades para desagradarmos a Deus. Devemos pensar na imagem celeste que receberemos, alimentando o espírito, uma vez que, a carne não nos conduzirá ao reino de Deus. I Co. 15:48-50. A inquietude não deve fazer parte do cotidiano dos salvos, devemos expor as nossas necessidades a Deus em orações e suplicas. O crente sabe que a vontade soberana de Deus é perfeita e prevalecerá sobre a dele, este fato não nos impede de confiarmos e de O buscarmos em oração. I Jo. 5:14.É justamente por este motivo, que somos exortados a buscarmos e pensarmos nas coisas que são de cima. Cl. 3:2. O fato de sermos gerados de novo, nos garante uma herança incorruptível e incontaminável, essa herança é tão grandiosa que nossos pensamentos devem está sempre nela. I Pe. 1:3-5. A melhor maneira de colocarmos o nosso pensamento nas coisas de cima é deixar a Palavra de Deus abundar em nosso viver. Cl. 3:16. O contentamento deve ser algo natural aos salvos, principalmente no que diz respeito as bençãos temporárias. Fp. 4:11-13. O contexto dessa Escritura é bem simples, Paulo aprendeu a entregar de forma bíblica a sua vida a Deus e em todas as situações e provações ele confiava no Senhor. Sl. 37:5-6. O contentamento não vem de sua própria força de vontade, mas da confiança em Deus. Deus é quem dá a força para o crente responder às provações com uma alegria. II Co. 12:9. Quando ficamos doentiamente preocupados/absorvidos com as necessidades da nossa família; trabalho ou qualquer outro assunto que desvie o nosso foco, estamos esquecendo de olhar para Cristo. Hb. 12:1-2. Desviar o foco é esquecer o que Deus espera do crente. Hb. 6:9.


II. Tentar agradar sempre as pessoas, e a todas as pessoas. Cl. 3:17. O sagaz inimigo criou um falso ensinamento sobre o amor. Onde tenta passar a ideia que para amar é necessário agradar a todos. Às Sagradas Escrituras mostra-nos que não é possível servir a dois senhores. Mt. 6:24. O crente, não deve imitar o mundo e em hipótese alguma dever abrir mão dos valores e princípios Bíblicos para agradar a quem quer que seja, nosso compromisso principal e com Deus. Aqueles que só tentam AGRADAR OS HOMENS não agradam Deus. Gl 1:10. O homem natural, tem a sua existência inclinada o desejo. O seu viver, é baseado no agradar a si mesmo e não a Deus, a mente do perdido é canalizada para a carne, não se importando em conhecer verdadeiramente a Deus. Ro. 1:28-32. Quem vive APENAS PARA SI MESMO não agrada a Deus. "Não devemos... agradar a nós mesmos, pois nem mesmo O Próprio Cristo agradou a si mesmo”. Rm 15:1-3. O eu é o “deus” da grande maioria dos homens. Nos tempos tidos modernos, os crentes recebem milhares de informações voltadas para as coisas terrenas e temporárias, que nos atraem em direções contrárias a vontade de Deus. Então, para evitarmos de perdemos o foco precisamos colocar como prioridade o servir ao Senhor, agradando-Lhe em todo. Cl.1:9. Para aprovarmos o que é agradável a Deus, indispensável e obrigatoriamente necessitamos apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo ao nosso Senhor, não se conformando com a realidade exposta no mundo e sim sendo transformado pela renovação do entendimento. Ro. 12:1-2. Ou seja, quando queremos agradar a todos acabamos quase que naturalmente, nos prendendo ao jugo desigual. II Co. 6:14-16.


III. Avaliar-se de forma derrotista "nunca conseguirei melhorar, em nada". Mt. 19:26. Quando um salvo, avaliar-se de modo derrotista, simplesmente ele está deixando se levar pelas artimanhas de Satanás. II Co. 2:11. Significado de artimanhas: procedimento para levar alguém ao engano; estratagema, ardil, artifício. Tem em mente, que o adversário anda ao derredor, buscando desencorajar os filhos de Deus para pô-los em situações que desonrem ao Pai, devemos resistir firmes contra suas ciladas. I Pe. 5:8-9. Satanás quer que você esteja inseguro e sentindo-se derrotado, porque assim você não descansará na capacidade de Deus de cuidar de você. I Pe. 5:7. Não deixe Satanás agir através da insegurança, antes vossas petições esteja sempre diante do Senhor, mantenha seu coração e seu pensamento em Cristo. Fp. 4:6-7. O crente deve reconhecer que TODOS os seus desapontamentos são, na verdade os apontamentos de Deus, e têm que ser vistos como tais, para que Satanás não obtenha vantagem. Ficar desapontado é esquecer os propósitos de Deus em nossas vidas. Ro. 8:28. O desespero segue ao desapontamento e ao desencorajamento. O derrotismo, faz o crente esquece que já recebeu todas as bênçãos celestiais em Cristo. Ef. 1:3. As bençãos nos lugares celestiais são mais valiosas e seguras do que as bençãos terrenas. Ro. 8:18 e II Co. 4:17-18.


IV. Fazer sempre várias tarefas ao mesmo tempo (as menos importantes atrapalhando as mais importantes e de valor eterno). I Co. 9:25-27. No momento, em que nos dedicarmos a várias tarefas ao mesmo tempo, com certeza não obteremos os melhores resultados. A busca que todo crente deve ter é pelo crescimento espiritual, não importa o tempo de conversão, 30, 40, 50 anos, mas não podemos achar que cruzamos a linha de chegada da nossa corrida. O objetivo final é está perfeito na vontade de Deus. Ef. 4:12-13 e Cl. 4:12. A lição que podemos usufruir deste ensinamento é que devemos manter nosso olhar firme no percurso, esquecendo a velha criatura e fixando o seu viver nas coisas novas. II Co. 5:17. O objetivo de um corredor é focar no próximo passo em direção a seu objetivo. Na vida espiritual o salvo deve ter a mesma mentalidade, não voltando a olhar para os passos passados, mas se concentrando em melhorar cada passo de sua carreira até alcançar o objetivo de estar com Cristo. O nosso olhar é sempre para frente e em Cristo. Hb. 12:1-2. Recebemos a ordem das Escrituras de nos achegarmos a Deus. Tg. 4:8. Ou seja, achegar-se a Deus, requer que o crente O coloque em primeiro lugar em todos os momentos da sua vida, comprometendo-se a amá-Lo de todo teu coração, alma e entendimento. Mc. 12:29-30. Nosso primeiro amor deve ser sempre Deus. O primeiro amor significa um amor que vem antes de todos os outros amores. Nós mesmo, família, trabalho, amigos, deverão estar na prateleira abaixo de Deus. Ap. 2:4-5. O real inimigo de “o MELHOR” não é “o PIOR”, mas é simplesmente “o BOM”! Isso sobrevém ao salvo, no momento em que ele deixar de dedicar o seu melhor para o Senhor e dispensar apenas o bom. Veja bem, o nosso melhor deve ser sempre para Deus. Quando isso, não ocorre nos tornarmos meros ouvintes da Palavra. Tg. 1:23.


V. Não gerenciar o seu tempo. Ef 5:16. Redimir significa readquirir, adquirir de novo, reconquistar aquilo que se havia perdido. Assim, redimir o tempo tem o significado de ter poder sobre o nosso tempo, reconquistá-lo e usá-lo com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes. Infelizmente as pessoas estão acostumadas a viver como se o tempo fosse um recurso inesgotável. A administração do tempo é importante por causa da brevidade de nossas vidas. Nossa permanência terrena é significativamente menor do que estamos inclinados a pensar. Sl. 39:4-5 e Tg. 4:14. A melhor de redimimos o tempo é evitarmos a procrastinação. A procrastinação é o ato de atrasar deliberadamente a realização de algo que deve ser feito. No que diz respeito ao resgate do tempo perdido pelos salvos, procrastinar é deixar de fazer a vontade de Deus em um primeiro momento e permanecer na inércia do sono. Devemos despertar do repouso, rejeitando as obras das trevas e vestindo-se com as armas da luz. Ro. 13:11-14. Gerenciar o tempo significa não perder a oportunidade de agir corretamente. Fp. 4:8. Uma forma eficaz para redimir o tempo, é aprender a dizer NÃO. Muitas vezes, somos levados a perder o nosso precioso tempo em questões secundárias e subjetivas, principalmente quando somos solicitados a fazer algo por alguém que amamos, como família, amigos ou outros membros da igreja.

Como redimir o tempo.

(1) Na obtenção de conhecimento útil. Pv. 2:3-6.

(2) Fazendo o bem aos outros. Gl. 6:10 e Tg. 4:17.

(3) Vivendo de forma honesta. II Co. 8:21 e I Pe. 2:12.

(4) Em oração e autoexame para melhorar o seu viver. Ro. 12:12 e II Co. 13:5.

(5) Não vivendo segundo as concupiscências dos homens. I Pe. 4:2-4.

(6) Retendo e conservando as sãs Palavras. Tt. 1:9 e II Tm. 1:13.

(7). Usando o tempo para a proclamação do Evangelho. Mc. 16:15 e Ro. 1:16.


VI. Não ter descanso nem hobbies nem lazer (sadios para o corpo e o espírito). Ec. 5:19. O trabalho faz parte do cotidiano das pessoas, contudo a raça humana não tem capacidade apenas trabalhar, ela precisa de descanso. O nosso maior exemplo é próprio Deus. Gn. 2:2. O trabalho e o descanso são elementos primordiais e complementares na vida humana. Ec. 8:15. O lazer sadio, exerce uma importante regulação na vida do homem e pode melhorar a saúde física, mental e espiritual dos indivíduos. Tempo livre, não significa tempo perdido, saiba aproveitá-lo usando-o com sabedoria e discernimento, nada é mais proveitoso do que nos recreamos na perfeita lei do Senhor. Sl. 119:92. Descansar é uma maneira de glorificamos a Deus. Quando de modo responsável, nos dedicamos a um lazer saudável, estamos mostrando ao Senhor que confiamos nEle. Estamos fazendo uma declaração de dependência e confiança em Seu poder. É um gesto de humildade, dizer que sem Ele nada podemos fazer. Sl. 37:4-5 e Sl. 16:11. Não há nada de errado em trabalhar diligentemente, mas devemos ter cuidado para não trabalhar demais. Ec. 3:1.


VII. Pensar demais no passado. II Co. 5:17. O crente deve DEIXAR o trato passado. Ef. 4:22, onde as decisões eram tomadas através da escuridão das trevas, sem nenhuma preocupação com o Espírito que habita nele e TORNAR-SE NOVO, demonstrando através do bom trato as obras de mansidão e sabedoria. Tg. 3:13. ENCHENDO-SE de conhecimento, sabedoria e inteligência espiritual. Então, devemos aproveitar o tempo que nos resta na carne, para prosseguirmos buscando o aperfeiçoamento espiritual. Tendo sempre em mente que o crente é como a luz da aurora e deve resplandecer como astro do mundo. Pv. 4:18 e Fp. 2:15.


VIII. Esconder (para cultivar) suas [más] emoções. Aqueles, que escondem e cultivam as más emoções, certamente sofrerá danos por estarem alimentando raízes de amargura. A Bíblia nos exorta a deixarmos todo e qualquer sentimento da carne. Ef. 4:31 e Ec. 11:10. Amargura é uma infecção perigosa e difícil de ser curada e por este motivo a Bíblia nos ensina a não permitirmos que a mesma crie raízes em nossos corações. Hb. 12:15. Nada pode ser mais agradável ao Senhor do que o perdoar entre irmãos. Cl. 3:13. A falta de dar ou receber o perdão, graciosamente, faz com que o espírito se torne cada vez mais impuro e enfermiço pela dureza de coração. Quando o perdão é dado e recebido, um novo poder surge. Sl. 51:10. Não podemos adorar livremente ao Senhor com sentimentos de raiva ou rancor em nosso espírito. O Senhor ordena que não só devemos nos conciliar com o nosso irmão antes de irmos diante dEle, mas que devemos fazê-lo rapidamente. Mt. 5:23-26. O murmurar atualmente, tem se constituído na principal característica da humanidade. Fato esse, que não deve ser seguido pelos crentes, pois, sabemos que tudo o que ocorre no plano terreno é temporal. Os salvos devem deixar a murmuração e buscar o alimento racional, pelo qual tera crescimento espiritual. I Pe. 2:1-2. Invés de viver reclamando o crente tem que agradecer a Deus:

1) Pelo fato dEle te fortalecer para servi-Lo. Fp. 4:13.

2) Por Ele ter te salvado. Jo. 5:24 e Ro. 5:8.

3) Por Ele ter nos dado a Sua Palavra. Sl. 68:11


Quando estamos com o espírito abatido, nos tornamos insuportáveis, sendo que o melhor remédio para esse mal é ser agradecido e nos mostramos alegres com as maravilhas de Deus em nossas vidas. Pv. 17:22 e Pv. 18:14. Para gozarmos uma vida sadia, devemos nos abster de sentimentos que nos abatem ou prejudicam a vida dos outros. Tg. 4:11 e Pv. 14:30. As Escrituras afirmam, que todo aquele que é de coração arrogante é abominável ao Senhor. Pv. 16:5 e Pv. 11:2.


IX. Cobrar-se excessivamente, mais do que Deus me pede. Ás vezes, somos tentados a nos cobrarmos mais do que Deus nos pede. II Co. 8:12. Fato é, que quando nos cobramos excessivamente, deixarmos de reconhecer a perfeita vontade de Deus em nossas vidas. Mc. 3:35. Não adianta nada queremos bater de frente com a Sua perfeita vontade, somos reputados em nada. Dn 4:35. A oração de crente deve ser contínua, pedindo que o Nosso Pai nos ensine a fazer a vontade Dele. Sl. 143:10. Todo salvo deve ter alegria em fazer a vontade de Deus. Sl. 40:8 e Fp. 3:12-14.

10. Não delegar tarefas, e até assumir responsabilidades que não são suas. A Bíblia, transborda em exemplos de pessoas que delegaram tarefas a outras. O maior de todos os exemplos é o próprio Cristo, que instituiu a Sua igreja delegando poderes aos apóstolos. Mc. 6:12-13/ Mt. 10:1-5 e Mt. 28:18-20. Muitos que estão em posição de liderança, manifestam certas atitudes conflitantes no que diz respeito a delegar funções e tarefas a outros. Esse fato, pode desenvolver um ciclo vicioso, que acabará sendo destrutivo nos aspectos físicos, emocional e espiritual. A Palavra de Deus, nos mostra que Moisés recebeu de bom grado o conselho do seu sogro Jetro sobre o propósito da delegação. Ex. 18:13-23. Vimos que Moisés, estava a ponto de desfalecer e que ao distribuir tarefas a homens de sua confiança (que também eram capazes de liderar), deixou de ficar sobrecarregado, melhorando inclusive o efetivo trato para com os hebreus. Outro exemplo bíblico, sobre o tema é encontrado no livro de Atos dos Apóstolos. Onde, os apóstolos escolheram 7 (sete) irmãos de boa reputação e cheios do Espírito Santo, para delegar funções, para que eles pudessem se dedicar com exclusividade ao ministério da palavra. Atos 6:2-4.



Esboço do Artigo. Hélio de Menezes Silva.

Esperança-PB. Março de 2023.

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, BKJ-1611, ou ACF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário