domingo, 21 de maio de 2023

Ensinamento IV. Leitura bíblica: I Pedro 2:1-10.




I Pedro 2:1. Deixando de praticar as obras da carne. A palavra deixando está no gerúndio (que indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal). Ou seja, de modo contínuo os salvos devem abandonar a prática de toda é qualquer manifestação das obras da carne, nessa passagem Pedro cita nominalmente 5 tipos de atitudes e hábitos pecaminosos que devem ser abandonadas no viver da nova criatura, II Co. 5:17. As Escrituras exortam aos crentes a se revestirem de Cristo e a não terem cuidado da carne (no sentido de alimentar). Ro. 13:14. Fundamentalmente, para o salvo deixar a prática das obras da carne em seu viver, ele terá que despoja-se do velho homem, onde os desejos da carne eram predominantes e as decisões eram tomadas através das concupiscências do engano. Ef. 4:22. O crente, deve lutar com todas as suas forças, para evitar a alimentação da carne e buscando andar em Espírito. Gl. 5:16-17.

I Pedro 2:2-3. Desejando o leite racional. O novo nascido na fé, necessita do puro leite racional para que possa ter crescimento espiritual. Inicialmente, nosso alimento é a base do leite racional. Do mesmo modo, que uma criança precisa inicialmente do leite materno, para ter um bom desenvolvimento e crescimento saudável, aquele que foi de novo gerado pela semente incorruptível. I Pe. 1:23, deve desejar o leite racional, não falsificado (que é a Palavra de Deus). Quando, o novo crente não busca o verdadeiro leite, ele continuará menino do entendimento e não terá crescimento espiritual. I Co. 3:1-2. A importância da alimentação espiritual, deve ter o mesmo valor que é dado a alimentação para o nosso corpo. A Bíblia, tem todos os nutrientes que necessários para o crescimento do novo homem. Quando cremos verdadeiramente em Deus, através da obra de Cristo, entendemos a Sua bondade, esse fator é predominante para nos deliciarmos com a Sua Santa Palavra. Sl. 34:8 e II Tm. 3:16-17.

I Pedro 2:4. Chegando-se ao Senhor a Pedra principal. A ordem é: largar as atitudes carnais V1 e se achegar ao Senhor. Tg. 4:8. O crente deve buscar a Deus com inteireza de coração e o mais rápido possível. Jr. 29:13 e Is. 55:6. Na parte B do versículo, Pedro nos mostra que Cristo é a Pedra espiritual. I Co. 10:4. Cristo, foi rejeitado pelos edificadores e tornou-se a pedra principal de esquina. Sl. 118:22. Nessa passagem, o apóstolo mostra dois lados de Cristo: rejeitado e escolhido. Ele foi rejeitado pela liderança oficial de Israel, mas escolhido pelo próprio Deus e precioso (de enorme valor).O Seu nome está acima de qualquer outro nome. Ef. 1:21.

I Pedro 2:5. Sacerdócio santo para oferecer sacrifícios espirituais. No versículo 4 a Palavra de Deus nos mostrou que Cristo é a Pedra viva, o único fundamento válido para chegarmos a Deus. I Co. 3:11. As Escrituras afirma que os salvos são a casa de Deus em Espírito. Ef. 2:20-22. Os crentes, como pedras vivas, fazem parte desse grande edifício e cada parte individual desta superestrutura espiritual fazendo a sua justa operação, ocorrerá de modo natural o aumento do corpo e a edificação. Ef. 4:16. Na construção do edifício, que serve de morada para Deus em Espírito, o salvo deve atentar para o material a ser usando para edificar sobre a Pedra de Esquina. I Co. 3:12-15. O objetivo final, desta grande contração é glorificar a Deus, através de sacrifícios espirituais agradáveis ao Senhor. No Velho Testamento os sacrifícios eram oferecidos pelos sacerdotes, que eram santificados para tal. Hoje, os crentes neotestamentários (apenas eles) podem oferecer três de tipos de sacrifícios ao Senhor: espiritual. I Pe. 2:5; sacrifício vivo (apresentar o corpo). Ro. 12:1 e sacrifícios de louvor. Hb. 13:15.

I Pedro 2:6. Pedra preciosa para os que creem. Aqui, Pedro faz uma referência a profecia contida em Isaías 28:16. Ou seja, Jesus Cristo é a Pedra de Esquina da casa espiritual. O fato dos judeus, buscarem a sua própria justiça achando loucura a fé em Jesus. Fez com que os mesmos tropeçasse na Pedra. Ro. 9:32-33 e I Co. 1:23. Salientamos que, a rebeldia do povo judeu, abriu o caminho para os gentios crerem na obra perfeita de Cristo. Todo aquele que realmente crer em Sua obra, em hipótese alguma, SERÁ CONFUNDIDO. Ro. 10:11. 

I Pedro 2:7-8. Pedra de tropeço para os descrentes. Para os que creem a Pedra é Preciosa, porém para os rebeldes descrentes é Rocha de tropeço e de escândalo. Dentro do contexto primário da passagem, os líderes da religião judaica foram os que tropeçaram na Palavra e reprovaram Cristo como Pedra eleita e preciosa. O próprio Jesus, fez citação a esse respeito ao falar com os sacerdotes e anciãos dos judeus. Mt. 21:42-46. No contexto secundário (atualizado para a atual dispensação), as organizações religiosas através dos seus líderes tropeçam nos ensinamentos errados, apregoando uma redenção efêmera, onde a salvação é um processo a ser conquistado pelo pecador através do seu bom comportamento e suas obras, os tais ignoram que Jesus salva o seu povo dos pecados. Mt. 1:21. Não obstante, esses lobos devoradores através de mentiras e fábulas cauterizam as mentes das pessoas para que as mesmas, não encontrem o verdadeiro e único caminho. Jo. 14:6.

I Pedro 2:9-10. O povo de Deus. Através da inspiração divina, Pedro traz uma informação de suma importância para os Crentes. Ele notifica que os salvos são o povo adquirido por Deus, ou seja, não pertencemos mais a nós mesmos e sim ao Senhor dos Exércitos. I Co. 6:19-20. No contexto da passagem, percebemos que fomos comprados para exercermos uma função singular que é: anunciar as virtudes de Cristo. Por este motivo, devemos anunciar as boas novas (salvação em Cristo Jesus) que deu a Sua vida em resgate de muitos. Mt. 20:28. Cristo liberta a alma do pecador do engano Sl. 72:14. Aquele que escuta a Palavra e segue o Caminho, encontrará descanso para sua alma. Jr. 6:16 e Mt. 11:28-30. Concluímos, que temos uma linda função que é anunciar o Evangelho da paz, levando as boas novas. Ro.10:15. E apesar de não temos o poder de salvar ninguém, temos a obrigação de levamos o Evangelho do Nosso Senhor aos descrentes. I Co. 9:16. Cumpramos pois a ordem do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Mc. 16:15

Produzido em 2022

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado  na IBBF Esperança-PB, em 21 de Maio de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário