domingo, 14 de maio de 2023

Ensinamento III. Leitura bíblica: I Pedro 1:17-25.


                  



I Pedro 1:17. Andando em temor durante a vida na carne. A Bíblia, nos ensina que os pecados dos salvos são perdoados pela misericórdia do Senhor e por temor ao Seu nome o crente se desvia do pecado. Pv. 16:6. Essa passagem de I Pedro, nada tem a ver com o tesouro da salvação, pois esse encontra-se guardado nos céus. I Pe. 1:3-5. O assunto aqui é o devido temor que os salvos devem prestar a Deus, pois Ele espera que os Seus filhos façam escolhas que Lhe agradem e O glorifiquem. Ef. 5:10. Ou seja, os crentes possuem um relacionamento pessoal e familiar com Deus, por esse motivo devem a cada dia se afastar das obras trevas e buscar um viver apartado daqueles que vivem na ignorância advinda das trevas. II Co. 6:14-18. Sabemos que todo a capacidade de um salvo vem do Senhor. II Co.3:5. Mas, a soberania de Deus não tira a responsabilidade do crente buscar o aperfeiçoamento da santificação. II Co. 7:1 e I Tes. 4:4-7.

I Pedro 1:18-19. Foste resgatado com Precioso Sangue do Cordeiro. O homem natural está encoberto em trevas, condenado, sem a menor esperança habitando a sombra da morte. Mt. 4:16-17. Preso nos laços do diabo, vivendo na vontade da carne e dos pensamentos. II Tm. 2:26 e Ef. 2:1-3. Então, para sair dessa situação precisa ser resgatado da maneira fútil de viver. Para demonstrar o Seu imenso amor, Deus deu o Seu Filho para salvar todo aquele que crer em Seu nome. Jo. 3:16. Qual foi o preço pago por Deus? O preço pago para nos redimir, libertar-nos da ira e da penalidade do pecado e nos reconciliar de volta a Deus foi o custo do "Sangue" que foi derramado pelo próprio Filho de Deus, Jesus Cristo no Calvário, enquanto ainda éramos pecadores e separados de Deus por causa de nossos pecados. Hb. 9: 12-14 e Atos 20:28. A morte vicaria (do latim vicarius, "substituto") de Cristo, efetuou uma eterna redenção para todos quem creem em Sua obra. No madeiro, Cristo pagou o preço da penalidade e imputação do pecado. Cl. 2:13-14. Isso significa, que por intermédio do Seu sangue, o nosso Salvador Jesus Cristo nos reconciliou com Deus. Cl. 1:20.

I Pedro 1:20. O Cordeiro era conhecido antes da fundação do mundo. Podemos afirmar de modo Escriturístico, que o nascimento, vida, morte e ressurreição e ascensão do Cordeiro, não é obra do acaso e sim um projeto perfeito de Deus. Ap. 13:8. Deus através de Sua longanimidade e benignidade propôs segundo o beneplácito de Sua vontade, um plano para conduzir o pecador ao arrependimento. Ro. 2:4. Neste plano, Ele permitiu a morte do Seu Filho para salvar todo aquele que nEle crer. Jo. 3:16. Deus, tornou-se carne e viveu entre nos. Jo. 1:1 e 14. Ele, não conheceu o pecado e se fez pecado por nós. Hb. 4:15 e II Co. 5:21. Notadamente, os nossos pecados são a causa da morte de Cristo. I Co. 15:-1-3 e Is. 53:4-5.

I Pedro 1:21. Por Cristo cremos em Deus. Quando cremos realmente em Cristo, deixamos de olhar para nós mesmos e passamos a enxergar com clareza e crer na Sua perfeita obra no calvário, que por si só justificou o salvo perante Deus. Is. 53:11. Através da desobediência de Adão o pecado adentrou ao mundo. Ro. 5:12. Esse fato, o pecado, destitui o homem da glória de Deus. Ro. 3:23. Ou seja, o homem natural já está condenado. Jo. 3:18. Precisando portanto, de um salvador, não existe nenhuma possibilidade do HOMEM conquistar a salvação com base em obras ou subordinação a regramentos humanos. A única forma de o pecador arrependido ser resgatado é olhando Jesus Cristo, não salvação fora dEle. Atos 4:10-12. Quando, você olha e crer biblicamente na obra do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo, receber o Filho, quem tem o Filho tem a vida eterna. I Jo. 5:12-13. Cristo, é um único caminho e o único fundamento válido para cremos em Deus. Jo. 14:6 e I Co. 3:11.

I Pedro 1:22. Purificando a alma pelo Espírito da obediência. Sabendo que, a purificação dos pecados nos salvos foi efetuada por Cristo Jesus. Hb. 1:3. E que eles, não devemos nos esquecermos da purificação dos antigos pecados. II Pe.1:9-10. Então, devemos buscar de modo incessante a purificação das nossas almas através do Espírito Santo que em nós habita. I Co. 6:19. A obediência e uma vida separada é um dos fundamentos do relacionamento íntimo com Deus. I Co. 6:20. O fato, de levarmos uma vida separada e produtiva para o Senhor, não significa que nos será acrescentada graça, afinal somos devedores. Ro. 4:4 e Ro. 8:12.

I Pedro 1:23. Gerados pela semente incorruptível. A Palavra do Senhor, é a semente incorruptível que faz gerar o novo nascimento. Apenas os salvos entendem o real sentido da Palavra de Deus. Lc. 8:8-11. Ou seja, é através da Palavra (semente) que nos é concedido a salvação. Tg. 1:21. Quando, o pecador não recebe a verdadeira Palavra, não há condição dele ser salvo, pois tem uma crença vã. I Co. 15:1-2. Fomos de novo gerados por meio dela. É através da semente (Palavra) que acontece o novo nascimento. I Pe. 1:23. Esse novo nascer ocorre unicamente pela vontade de Deus. Tg. 1:18 e Jo. 1:12-13.

I Pedro 1:24-25. A Palavra de Deus permanece para sempre. O homem, a natureza, as riquezas, passarão, no entanto a Palavra do Senhor jamais passará. A Palavra de Deus escrita, é verdade revelada desde princípio e que dura para sempre. Sl. 119:160. Podemos afirmar, que todo o conteúdo constante na Bíblia foi escolhido de forma rigorosa por Deus, portanto devemos preservá-lo como consta no Livro Sagrado. Opiniões particulares, pressentimentos, visões, experiências sobrenaturais e revelações não têm superioridade sobre a Bíblia, pois o homem não pode interpretá-la de forma particular, afinal, não foi à vontade dos homens que a produziu. II Pe. 1:20-21. Concluímos pois, que a Bíblia é a verdade de Deus pela qual os crentes devem se santificarem. Jo. 17:17. A palavra de Deus tem uma particularidade: nunca terá fim, está guardada para sempre no céu. Sl. 119:89. Como podemos ter certeza que a Palavra do Senhor permanece para sempre, simplesmente crendo de forma literal no que diz a Bíblia, pois, Aquele que a deu não muda e nem tem sobra de variação no que diz. Tg. 1:17.

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Esperança-PB, 14 de Maio de 2023.



Nenhum comentário:

Postar um comentário