sábado, 6 de maio de 2023

Ensinamento II. Leitura bíblica: I Pedro 1:10-16.


I Pedro 1:10. Salvação tratada pelos profetas. No versículo 9 o apóstolo tratou da salvação das almas. Agora, ele explica que os profetas já havia profetizado da graça, que seria dada a todo aquele que através da fé crer na obra vicaria de Cristo. Ef. 2:8-9. A Bíblia, deixa claro e explicitamente que a salvação é um dom de Deus que nos é dado através da Sua preciosa graça. Ro. 3:24. Biblicamente falando, o termo graça significa literalmente favor não merecido. Esses homens santos, inquiriram e trataram sobre a graça, contudo não a entenderam completamente, pois o mistério estava oculto. Cl. 1:26-27. Mesmo assim, foram diligentes na dedicação e estudo nas Escrituras, procurando saber o máximo possível sobre a vinda do Messias.

I Pedro 1:11. O sofrimento de Cristo foi testificado anteriormente. O caminho que levou o Nosso Senhor aquele maldito calvário, foi horrendo e humilhante, o castigo que antes estava preparado para nós pecadores, foi pago através do Seu precioso SANGUE. Cristo, foi ferido por nossas transgressões e moído por causa das nossas iniquidades. Is. 53:5. Este sacrifício por si só é suficiente para salvar todo àquele que se achegar a Deus, através da fé na morte e ressurreição do Seu Filho. Naquela cruz padeceu uma única vez o Justo pelos injustos. I Pe. 3:18. O sofrimento de Cristo no Calvário foi predeterminado. Momentos antes de ser preso Jesus, mostrou a sua perfeita obediência, Ele poderia muito bem afastar o sofrimento que Lhe estava previsto, porém, apesar de ter o poder para DETERMINAR, Cristo não o fez, pois foi obediente ao Pai. Sendo humilde, Cristo diz: “Não beberei eu o cálice que o Pai me deu?”Jo. 18:10-11. Pelo fato, de ser o próprio Deus, Cristo já sabia que seria entregue e morto para que a palavra de Deus fosse cumprida. Ap. 13:8. Cristo sofreu voluntariamente. O caminho que levou o nosso Senhor até a morte de cruz, não foi feito de forma coercitiva (forçada) e sim em forma de obediência. Fp. 2:8. A demonstração do Seu poder é clara quando Ele afirmou “Sou eu” todos os que O perseguiam caíram por terra. Jo. 18:5-6. Cristo não foi morto e sim permitiu a Sua morte, para salvar todo aquele que crer na Sua obra consumada naquela maldita cruz. Jo. 10:17-18 e Jo. 19:30. Mas, Ele não ficou morto na cruz, nem na sepultura. Ao terceiro dia ressuscitou dos mortos, a morte e ressurreição do Senhor é a garantia plena do perdão e salvação eterna de todo aquele que crê e confiar n’Ele. Então, o crente deve gloria-se apenas em Cristo e Sua Cruz. Gl. 6:14.

I Pedro 1:12. A pregação do Evangelho, feita por aqueles o Espírito Santo enviou. Deus, através do Seu Espírito, usou e usa pessoas como instrumento de propagação do sagrado Evangelho. Ro. 10:15. O dom da salvação unicamente na pessoa de Jesus Cristo, entregue aos perdidos, por meio das boas novas, algo que até mesmo os anjos gostariam de entender os atributos, da graça, da misericórdia, do amor e da benignidade do Senhor. Pois, são tais atributos levam o homem natural ao arrependimento. Ro. 2:4. É motivo de gratidão e agradecimento, quando Deus usa um homem para pregar a Sua Palavra e os seus receptores acolhem a pregação de forma bíblica e entendem a salvação. I Tes. 2:13. Literalmente Sabemos que o céu festeja quando um pecador se arrepende. Lc. 15:7 e que também é motivo de alegria para aqueles que estão com os nomes escritos nos céus. Lc. 10:20. Todo pregador bíblico, sabe que todo o poder emana de Deus e que ele é apenas um instrumento usado na perfeita obra do Senhor. I Co.3:5-7 e I Co. 15:10. A Bíblia, afirma que Deus aprovou a salvação dos crentes através da loucura da pregação. I Co. 1:18 e 21. Ou seja, nem todos que ouvirão, entenderão, pois parece loucura. Não há condição, de existir salvação sem a proclamação da Palavra da Verdade. Ro. 10:17 e Ef. 1:13.

I Pedro 1:13. Esperando completamente na graça revelada por Cristo. O crente, espera tão somente na gloriosa graça, oferecida por intermédio da revelação de Cristo. Jo. 1:16-17. A Palavra de Deus, afirma que a nossa salvação é pela graça (favor não merecido) de Deus, unicamente pela fé. Ef. 2:5. Portanto, não devemos colocar a confiança da salvação em nossas OBRAS ou em quaisquer outros ATOS RELIGIOSOS, nem em quaisquer outras coisas semelhantes. Ponha sua confiança unicamente em Cristo Jesus, pois se a fé estiver em Jesus, o ponto da questão não é saber se a sua fé é GRANDE ou pequena, FORTE ou fraca, mas se a Pessoa que te subsistiu é a correta para justificar os teus pecados diante do Senhor. Ro. 5:8-9. Quando cremos realmente em Cristo, deixamos de olhar para nós mesmos e passamos a enxergar com clareza a Sua perfeita obra no calvário, que por si só nos justificou perante Deus. Is. 53:11.

I Pedro 1:14. Como filhos obedientes. Obedecer, é a palavra mais importante da Bíblia. Ser obediente é a chave para temos a perfeita comunhão com o Pai e com o Filho. I Jo. 1:3-4. A verdadeira obediência envolve fazer o que Deus deseja de maneira imediata, respeitosa, alegre, completa e sem murmurações. Fp. 2:15 e I Pe. 2:1. É contra a natureza humana (pecaminosa) obedecer. Sendo que o crente deve andar na contra mão da natureza humana e se deleitar em fazer a vontade de Deus. Sl. 40:8. Não se conformando com suas antigas concupiscências, mas sendo transformado pela renovação do entendimento. Ro. 12:1-2.

I Pedro 1:15-16. Vivendo de uma maneira santa. Embora a Bíblia coloque uma forte ênfase na santificação (separação), é fundamental lembrar que os crentes não são justificados (feitos justos) pela obediência. Ro. 5:1. A salvação é um presente gratuito de Deus e nada podemos fazer para merecê-la. Contudo, essa verdade não é causa excludente da RESPONSABILIDADE do crente de buscar incessantemente o aperfeiçoamento da santificação através purificação das nossas almas. II Co. 7:1. Afinal, somos templo do Espírito Santo que habita em nós. I Co. 6:19. A capacidade do viver uma vida santa vem somente pela santificação do Espírito Santo. I Pe. 1:2 e II Tes. 2:13. Jamais seremos totalmente santos, mas devemos ter fixado em nossas mentes, que fomos de novo gerados para vivermos completamente separados do mundo e suas concupiscências. I Jo. 2:15-17. “Não ameis o mundo” não é uma sugestão advinda da Bíblia e sim uma ordem. Não amar o mundo, não que dizer amar as maravilhas da criação de Deus e sim não viver em rebelião contra Deus, vivendo segundo as concupiscências dos homens. Fato esse, contrário ao modelo proclamado nas Sagradas Escrituras. I Pe. 4:2. A santidade (separação) da imundícia da carne e do espírito, é uma forma de glorificar ao Senhor. I Cr. 16:29 e Sl. 29:2.

Esperança-PB.  06 de maio de 2023.

Pr. Walter Costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Nenhum comentário:

Postar um comentário