I Pedro 2:11. Abstendo-se das concupiscências carnais. Aqui somos peregrinos e forasteiros, sabemos que nossa cidade é celestial de onde esperamos a volta do nosso Salvador, que nos transformará. Fp. 3:20-21. O inimigo, tem três fortes ataques contra os salvos: A concupiscência da carne, a soberba da vida e a concupiscência dos olhos. I Jo. 2:15-17. O Livro Sagrado, mostra-nos e exorta-nos a nos separamos da concupiscência da carne, pois ela combate contra a nossa alma. Quando somos resgatados da nossa vã maneira de viver. I Pe. 1:18. Nos tornamos morada do Deus em Espírito, I Co. 3:16. E passamos a ter uma relação íntima como o nosso Pai e nos tornamos membros da família de Deus. Ef. 2:19-22. Portanto, o Senhor espera que sejamos filhos inculpáveis e resplandecentes. Fp. 2:15.
I Pedro 2:12. O viver honesto glorifica a Deus. Por estarmos em Cristo, devemos viver neste século de forma sóbria, justa e piamente. Aprovando as coisas excelentes, evitando escândalo e enchendo-se dos frutos de justiça, para glória de Deus. Tt. 2:12 e Fp. 1:10-11.
I Pedro 2:13-15. Sujeição as autoridades humanas. Paulo tratou do desse assunto quando escreve aos irmãos que estavam em Roma e na epístola pastoral de Tito. Ro. 13:1-2 e Tt. 3:1. Estamos vivenciando tempos, onde as autoridades perderam o respeito daqueles que deveriam estar em submissão as mesmas (a grande maioria por serem incompetentes e/ou corruptas). Portanto, qual deve ser o comportamento dos crentes diante das autoridades? Veremos que Paulo expõe que a obediência do crente não é propriamente ao indivíduo governante, mas à autoridade governamental no exercício de sua função. Neste sentindo, afirmamos que a obediência está literalmente relacionada ao cumprimento das leis. Ou seja, devemos sujeição às autoridades devido a lei. O crente pode e deve desobedecer a autoridade quando ela exigir dele aquilo que é devido a Deus como por exemplo, adoração ou quando quiserem nos impedir de propagar o evangelho de Jesus Cristo, que foi o caso dos apóstolos em Atos 5:28-29. Um exemplo claro, de obediência a Deus encontramos em Sadraque, Mesaque e Abednego, que não se prostraram a estátua de Nabucodonosor. Dn. 3:19-27. Também, não podemos aceitar qualquer ordem humana que contraria os desígnios de Deus. (aborto, ideologia de gênero, interferência do estado na criação de filhos).
I Pedro 2:1.16-17. Livres, mas como servos de Deus. Como verdadeiros filhos de Deus, jamais devemos usar a nossa liberdade como forma de amparar nossas predileções ao erro. I Co.10:23. Cristo, nos comprou por um bom preço Cristo, por esse motivo, devemos honrá-Lho e glorificá-Lho, não devemos ser servos dos homens. I Co. 7:23. O versículo 17 mostra três comportamentos esperados nos crentes: honrar a todos e ao rei, amar fraternalmente e temer ao Senhor.
I Pedro 2:18-19. Exortação aos servos. No período em que a epístola foi escrita, havia distinção entre pessoas livres e servos. Para os dias atuais, podemos receber a exortação de como deve ser o comportamento do crente, em relação ao seu trabalho. Como a luz do mundo o salvo deve brilhar entre os perdidos, sempre fazendo o seu melhor sem qualquer espécie de murmuração. Fp. 2:14 e Ef. 6:5-7.
I Pedro 2:20-21. Seguindo as pisadas de Cristo. Fundamentalmente, só consegue seguir as pisadas de Cristo aqueles que o receberam e adentraram a família de Deus. Jo. 1:12. Ora, se O recebemos o mínimo esperando e que o crente ande do mesmo modo que O recebeu. Cl. 2:6. Para seguir as pisadas de Cristo, devemos agradar a Deus. A exortação bíblica é o caminhar de maneira a agradar a Deus. I Tes. 4:1. Cristo, obedeceu e agradou a Deus em todo o Seu ministério terreno. A maneira do crente agradar ao Pai é: Frutificar e crescer no conhecimento dEle. Cl. 1:9-10. Consequências de seguir as pisadas de Cristo. 1. Negativas: Odiados pelo mundo. Jo. 15:18-19. Passar aflições. Jo. 16:33. Negar a si mesmo. Lc. 9:23. 2. Positivas: Ser chamado filho de Deus. I Jo. 3:1-2. Ter Paz com Deus. Ro. 5:1. Embaixadores de Cristo. II Co. 5:20.
I Pedro 2:22-23. Cristo não cometeu pecado, nem engano. Em Sua estadia na terra, Cristo foi semelhante a todos nós. A Bíblia nos mostra que Ele veio à semelhança da carne pecaminosa" e não "à carne pecaminosa" podemos definir melhor "à semelhança da carne" Ele era ao mesmo tempo homem semelhante aos demais, porém, sem pecado. Ro. 8:3 e Fp. 2:5-7. Jesus Cristo, foi um servo justo e fiel a Deus. Ninguém podia culpá-Lo de quaisquer pecado. II Co. 5:21. Sabemos que, Cristo em Seu ministério terreno era Deus em forma de homem (Deus encarnado), Ele poderia muito bem afastar o sofrimento que Lhe estava previsto, porém, apesar de ter o poder para DETERMINAR, Cristo não o fez, pois foi obediente ao Pai. Sendo humilde Cristo diz: “não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres” Mt. 26:39. Mesmo com aqueles que Lhe humilhava, Cristo foi benigno e misericordioso. Lc. 23:34.
I Pedro 2:24. Sarados pelas feridas de Cristo. Através da obediência. Fp. 2:8. Cristo honrou a Lei divina e através da Sua morte, fez uma expiação completa e vicária por nossos pecados. Cremos que Jesus Cristo morreu em nosso lugar quando foi crucificado. I Co. 15:3. Nós merecíamos ser pendurados na cruz para morrer, pois somos nós que vivemos vidas em pecados. Is. 53:4-6. “Expiação” é um termo que reflete toda a obra sacrificial e redentora de Cristo. Cristo fez expiação por nossos pecados por meio do sacrifício de si mesmo na cruz. Sua morte satisfez a justiça de Deus e permitiu que Ele perdoasse os pecadores arrependidos. Is. 53:10-12.
I Pedro 2:25. Cristo o Bom Pastor. Existe uma relação de intimidade entre as ovelhas e o Pastor, Ele as conhece e é conhecido das mesmas, Jesus é o Bom e Verdadeiro Pastor das ovelhas. Jo. 10:3-4 e Jo. 10:14. Essa familiaridade entre o Pastor e suas ovelhas é o fator predominante para entendemos o que significa “O Senhor é o meu Pastor”.Sl. 23:1. Somente aquelas que foram resgatados pelo sangue de Cristo podem usufruir da proteção advinda do Senhor. Atos 20:28.
Produzido em 2022
Pr. Walter Costa.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Esperança-PB, em 27 de Maio de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário