sábado, 3 de junho de 2023

Ensinamento VI. Leitura bíblica: I Pedro: 3:1-7


I Pedro 3:1-2. Efeitos da sujeição da esposa. Para melhor entendemos essa sujeição é necessário que entendamos que o casamento não é uma instituição humana e sim uma criação de Divina. Quando a Bíblia faz uma afirmação no imperativo é certo que devemos tomá-la como uma ordem. Isso que dizer que a esposa deve de forma voluntária ser submissa ao esposo. Cl. 3:18. Veja bem, não se trata do homem seja mais ou menos importante, e sim a função criada por Deus para o esposo é de posição superior no casamento. Ou seja, a razão para a autoridade do homem no lar é a ordem da criação. Gn. 2:7 e Gn. 2:23. Talvez, o maior de todos os benefícios da sujeição Bíblica da esposa ao esposo e que através do testemunho dela o homem possa vir a crer na obra de Cristo. Faz-se mister entendemos que a submissão não é humilhação e sim um ato de temor a Deus. Ef. 5:21.

I Pedro 3:3-4. O enfeite da mulher crente é no interior. Pedro, faz uma explanação na qual afirma que a beleza da mulher crente não consistir em seu penteado, joias e roupas. Esse fato, não que dizer que a mulher salva está proibida de andar bem-arrumada e de estar bonita. Sara era uma mulher bonita e formosa. Gn. 12:11-13. Ou problema consiste quando, os adornos usados chamam mais a atenção para a aparência externa da mulher, do que glorificam a Deus. No versículo 4, o homem encoberto, significa que as mulheres devem desenvolver a beleza de dentro de seu ser espiritual. Como isso acontece? O seu coração deve estar encoberto com o traje incorruptível do espírito manso e quieto. A mansidão está intimamente ligada à humildade, força e honra. Um bom exemplo dessa afirmarão é a vestimenta da mulher virtuosa. Pv. 31:25. Afinal, tanto o homem, como a mulher devem seguir as pisadas de Cristo, que é manso e humilde de coração. Mt. 11:29. Um espírito manso e quieto é humilde, gentil e não se irrita facilmente, busca frequentemente o fruto do Espírito. Gl. 5:22.

I Pedro 3:5-6. O exemplo de Sara. Pedro, não está ensinando algo novo, e sim apenas apontando para o modelo usado pelas santas mulheres em tempos passados. Existem duas situações possíveis para as mulheres casadas: a primeira é confiar em sua própria capacidade de influenciar e controlar o marido. A segunda é confiar em Deus e ser submissa. Para, explicar o modelo deixado por Deus, o apóstolo usa o Sara como exemplo. Sabemos que Sara, seguia respeitosamente a Abraão, chamando-o de senhor.

I Pedro 3:7. O esposo deve coabita com entendimento. Nessa passagem, Pedro está afirmando que a responsabilidade do marido no casamento é proporcional a hierarquia de Cristo sobre a igreja. Ef. 5:22-23. Diante disso, fica claro que o esposo deve ser sábio na condução do casamento, pois ele é a cabeça da esposa. Sendo a mulher o vaso mais fraco do casamento, deve o marido compreendê-la, amá-la e honrá-la . O homem, deve se colocar no lugar da esposa, para melhor entendê-la. O marido não deve amar apenas em palavras, mas sim, em obras e em verdade. I Jo. 3:18. Procure ser um bom ouvinte, mas não use do silêncio para representar ao cônjuge uma resposta negativa ou frustrá-lo ao hesitar responder. Ef. 4:2-3. A Palavra de Deus nos mostra que a relação do marido para com a sua esposa deve ser sempre precedida do amor. Ef. 5:25 e Ef. 5:28-29.


Deus criou um modelo, uma ordem que naturalmente deve ser seguida: DEUS- CRISTO- ESPOSO- ESPOSA- FILHOS. Qualquer inversão nesta ordem torna a família contrário à vontade de Deus.

1) A liderança do casal esta sob a liderança de Cristo. I Co. 11:3.

2) O Marido é a cabeça (O LÍDER) do casal e do lar. Nenhum casamento será completo com duas cabeças no comando ou com uma liderança contraria ao que Deus determinou. Ef. 5.22-23.

3) A Mulher é a vice-líder, a ajudadora idônea. Gn. 2.18.


4) Os filhos devem obedecer aos pais. Ef. 6:1.

O casamento é uma obra literal de Deus, não é uma invenção humana para que possamos destruí-lo através do nosso egoísmo. Mt.19:6. O casamento não é um negócio 50/50. É um tratado 100/100 cada parte deve está disposta a entregar tudo para a outra pessoa.


Produzido em 2022

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Esperança-PB, 03 de Junho de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário