segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Ensinamento III. Leitura bíblica: Judas 1:17-25.

 


Judas 1:17-18. Trazendo a memória as palavras dos apóstolos. Paulo. Atos 20:29-30. João. I Jo. 2:18-20. Pedro. II Pe. 2:1-2 e o próprio Cristo. Mt. 7:15-17, nos alertaram através das Escrituras sobre os falsos profetas (mestres). Ou seja, o padrão bíblico deixado por Jesus e seus discípulos, deve ser seguido até a consumação dos tempos. Os ensinamentos contrários às Sagradas Escrituras tem como tentáculos de sustentação os preceitos e doutrinas dos homens que perecerão pelo próprio uso. Cl. 2:21-23. Notadamente, que todo é qualquer ensinamento contrário a Bíblia é uma imposição de homens corruptos de entendimento e réprobos na fé. II Tm. 3:8. Ou seja, não devemos aceitar o ensinamento que não é conforme as Sãs Palavras de Cristo. I Tm. 6:3-5. Não podemos, de modo algum, misturar a doutrina de Cristo com os ensinamentos dos homens, é bem comum nos balcões religiosos a pregação do outro evangelho, onde Cristo a suficiência de Cristo não é capaz de salvar o pecador, isso desonra ao nosso Senhor e O expõe ao vitupério. Hb. 6:6 e Gl. 2:21. Além disso, temos a ordem de a ordem nos apartar dos falsos ensinamentos I Tm. 6:5. Pois, um pouco de levedo põe toda a massa a perder. I Co. 5:6-8 e Gl.5:9.

Judas 1:19. Os escarnecedores não possuem o Espírito. O objetivo principal dos falsos mestres é o ENGANO. Sendo Bíblico afirmar que o principal objetivo deles é desviar os crentes do verdadeiro ensinamento. Paulo exorta ao jovem Timóteo sobre as perseguições que sofrerão aqueles que querem viver em obediência à Doutrina de Cristo. II Tm. 3:12-15. Então não devemos, de modo algum, tolerar a falsa doutrina ou comprometer a verdade de Deus misturando-se com aqueles que vivem abraçados ao erro. Lembre-se a Bíblia torna-te perfeito para toda a boa obra. II Tm. 3:16-17. Eles falam mentiras e engano, pelo simples fato de não possuírem o Espírito Santo. Jo. 14:17.

Judas 1:20. Exortação a edificação sobre a santíssima fé. A edificação dos santos é um tema recorrente nas Sagradas Escrituras. Ef. 4:12-16. É interessante notar que essa edificação, como as Escrituras a designam, existe sempre no contexto da igreja local e visível. Daí, devemos sempre ser cautelosos com qualquer grupo particular de "estudo da Bíblia" que não seja patrocinado por ou esteja sob a autoridade da igreja local, independente e visível. Mt.28:20 e Mc. 13:34. Muitas vezes Satanás usa pessoas sinceras, mas mal informadas, para semear discórdia e divisão nas igrejas, insinuando secretamente erro mediante suas aplicações incorretas do Livro Sagrado. Deus nunca é o autor de tal confusão e desordem e não deixa ninguém confundido. I Co. 14:33 e 40 e Ro. 10:11.

Judas 1:21. Esperando a misericórdia de Cristo. Enquanto espera o aparecimento do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo. Tt. 2:13. O crente deve viver neste século de forma sóbria, justa e piamente. Tt. 2:12. Aprovando as coisas excelentes, evitando escândalo e enchendo-se dos frutos de justiça, para glória de Deus. Fp. 1:10-11.

Judas 1:22-23. O crente deve usar de discernimento. O salvo deve pedir sabedoria a Deus. Tg. 1:5-6, para que com discernimento possa mostrar a verdade, àqueles que estão sendo enganados pelos falsos mestres que são inimigos da justiça e cheios de enganos e malícias. Atos 13:10. Vejam bem, os salvos devem amar aos perdidos, contudo deve odiar a iniquidade natural dos incrédulos. Cristo em Seu ministério terreno estendeu a mensagem santa da salvação a todos os pecadores. Mc. 2:15-17. Contudo, Cristo não pecou. Hb. 4:15 e muito menos aprovou a conduta pecaminosa. Jo. 8:11. Então o foco da pregação é: Cristo veio ao mundo salvar os pecadores. I Tm. 1:15. Por meio de um homem, Adão entrou o pecado no mundo, com isso, todos pecaram. Ro. 3:23. O pecado trouxe junto consigo a morte. Por um ato de JUSTIÇA do nosso salvador Jesus Cristo, recebemos algum que não merecemos: a vida eterna Ro. 5:17-19. Não existe nenhuma possibilidade do HOMEM conquistar a salvação com base em obras, a única forma de o pecador arrependido ser resgatado é Jesus Cristo, não há salvação fora dEle Atos 4:10-12.

Judas 1:24. O Senhor nos guardará de tropeça e nos apresentará irrepreensíveis. O crente tem que ter convicção plena que o seu destino será o paraíso, confiando unicamente na preservação de Deus. Não podemos em hipótese alguma colocar algum tão importante como a salvação, em nossas mãos. Não nos salvamos ou nos matemos salvos por mérito próprio. Ef. 2: 8-9 e Ro. 4:5. Somos guardados pelo infinito poder de Deus e não por nosso próprio mérito. Deus impede a nossa queda. I Pe. 1:5. As ovelhas de Cristo estão guardadas no local mais seguro do mundo, onde ninguém pode tirá-las. Jo.10:29. Os crentes aguardam tão somente o dia da redenção, pois já estamos selados pelo Espírito Santo de Deus. Ef. 4:30. Ou seja, o crente não está preocupado em perder a salvação, pois sabe que o destino do seu espírito é o céu, pois quem nos preserva é Deus. O crente tem o espírito, alma e corpo plenamente conservados irrepreensíveis. I Tes. 5:23. Quando Paulo afirma que o crente é conservado de forma irrepreensível, destacar que a ação de Deus alcança o homem no seu todo (espírito, alma e corpo) e não por partes, como alguns consideram. Vejam bem, o crente é conservado irrepreensível, não por mérito próprio e sim por mérito exclusivo do Senhor. I Co. 1:7-8. Essa verdade não tira a responsabilidade do crente se purificar da imundícia da carne e do espírito. II Co. 7:1.

Judas 1:25. Glória somente ao Deus Eterno. Aqui, Judas repete o ensino dado por Paulo a Timóteo. I Tm. 1:17. Essa passagem, refere-se a existência de apenas um Deus absoluto, único, imortal, O qual devemos (só a Ele) dá glória e honra. Deus é o Criador, Mantedor de todas as coisas, tudo foi criado por Ele e para Ele. Cl. 1:16 e I Co. 8:6. O crente deve agradecer sempre por todas as dádivas recebidas, sabendo que toda honra e toda glória só deve ser dada ao Rei dos séculos. II Tm. 4:18. E como Deus sábio, mostra que a sabedoria e conhecimento do Senhor é insondável ao homem. Ele é o único que merece glória eternamente. Ro. 11:33-36.

Pr. Walter costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Esperança-PB.

Produzido em Junho de 2022.

Aplicado em 31/12/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário