domingo, 24 de dezembro de 2023

Ensinamento II. Leitura bíblica: Judas 1:8-16.

 


Judas 1:8. Os falsos mestres contaminam a carne. O assunto agora é as características dos falsos mestres. Principalmente aqueles que andam segundo as suas próprias concupiscências. II Pe. 3:3. Esses homens, não possuem temor, são egoístas e materialistas blasfemam o nome de Deus, mostram desprezo pela hoste angelical e não levam em conta a autoridade das Escrituras. II Pe. 2:10. Esses falsificadores da palavra em vez de se submeterem a Palavra de Deus, eles se desviaram da verdade e perverteram a fé de alguns. II Tm. 2:16-18. Em sua primeira carta a Timóteo Paulo descreveu a fonte que abastece os falsos mestres: espíritos enganadores e doutrinas de demônios. I Tm. 4:1-2.

Judas 1:9. O Senhor repreende. Para muitos nessa passagem judas está se referindo a uma fábula registrada no livro apócrifo “A Ascensão de Moisés”. Apócrifo significa: Que não foi reconhecido como devidamente inspirado ou não está incluído no cânone. Nessa passagem judas cita o modelo de obediência de Miguel. As Sagradas Escrituras apresentam, Miguel, o arcanjo, como sendo o anjo principal no combate ao Diabo. Dn 10:13, 21 / Dn. 12:1 e Ap. 12:7-9. O exemplo, utilizado por Judas, nos mostra que Miguel se recusou a usurpar a autoridade de Deus, esse fato, é totalmente contrário ao que é apregoado pelos falsos mestres, que pregam mentiras e são especialistas em engana os corações dos simples. Ro. 16:18. Miguel, confiou plenamente que o Senhor repreenderia ao inimigo.

Judas 1:10-11. O caminho de Caim. o prêmio de Balaão e contradição de Coré. Caim, que foi o primeiro assassino da humanidade. Gn. 4:8. A explicação para o assassinato é simples: Caim era do maligno. I Jo.3:12. No contexto, de Judas os falsos mestres adentraram ao caminho de Caim, pois tem o Diabo como pai. Jo. 8:44. Algo natural, nos falsos mestres é conhecerem o caminho correto e escolhem de modo consciente distorcê-lo para a própria perdição. II Pe. 3:16 e II Pe. 2:2. Judas e Pedro, II Pe. 2:15-16. Trazem a lembrança a figura de Balaão, que a princípio aparentava ser alguém voltado para o caminho da verdade (o relato sobre Balaão é encontrado nos capítulos 22 e 25 do livro de Números). Porém, ele era um homem astuto, egoísta e ganancioso. Como o Senhor não permitiu que Balaão amaldiçoasse ao povo de Israel, ele aconselhou que as mulheres midianistas a terem relações sexuais com os israelitas. Nm. 31:15-16. Aqueles que seguem o caminho de Balaão terão um triste fim, no presente podem até receberem recompensas financeiras, contudo receberão uma terrível recompensa na eternidade, que é o dano da segunda morte. Ap. 21:8. Já Coré, se rebelou contra a vontade e autoridade de Deus, que estavam sobre a pessoa de Moisés, Nm. 16:1-3. O fim dele foi terrível. Nm. 16:32-33. Podemos aferir de modo bíblico, que esse espírito de rebelião demonstrado por Coré, repousa nos falsificadores da Palavra (falsos mestres).

Judas 1:12-13. Os falsos mestres são árvores infrutíferas. Os falsos mestres são especialistas em fomentar falsas doutrinas. Aqui nos é dito que eles são fontes sem águas e nuvens levadas pela força do vento, ou seja, não possuem a doutrina Bíblica verdadeira, não estão firmados na Sã Doutrina. Água nas Escrituras significa vida, tanto no plano fisiológico, como no espiritual. Água Viva é um tema recorrente nas Escrituras no Evangelho João o Senhor afirmar que aquele que beber da fonte verdadeira e crer em conformidade com a Bíblia, nunca jamais terá sede. Jo. 4:13-15 e Jo. 7:37-38. Eles mancham e maculam a verdadeira doutrina, são como árvores muchas, infrutíferas, duas vezes mortas e desarraigadas. Um falso mestre promete cumprir a verdade, mas ele só pode oferecer enganos cruéis ao enganar, decepcionar e frustrar as pessoas, dando-lhes água seca e inútil Jr. 14:3. Todos que falam contra a Palavra de Deus, padecerão eternamente na escuridão das trevas.

Judas 1:14-15. A profecia de Enoque. Não há registro na Bíblia sobre o que Enoque profetizou. Contudo, sabemos que toda a Escritura e divinamente inspirada, ou seja, essa informação foi soprada aos ouvidos (entendimento) de Judas pelo Espírito Santo. Temos aqui um veredicto do Senhor para aqueles que falsificam a Santa Palavra de Deus. No dia do juízo final, a Bíblia mostra que o Senhor julgará os perdidos em um grande trono. Ap. 20:11. Com características únicas que revelam a soberania final de Deus. SUA COR. Branco significa santidade e retidão. Trata-se do trono do santo [e final] julgamento de Deus contra todos os pecadores não remido. SEU TAMANHO. É grande, o que significa a onipotência de Deus. O pecador, que invariavelmente pensa de si como importante e digno de graça, será plenamente consciente de sua insignificância e inutilidade de sua vaidade quando ele ficar diante deste grande trono. Os pseudos mestres, ficarão sob o pior castigo eterno, do que os piores genocidas, homicidas, prostitutas e idólatras que nunca leram nem ouviram a Bíblia. Lc.12:47-48. Principalmente aqueles que enganam os corações dos simples e pregam o outro evangelho. Mt. 7:21-22. Porém o Senhor proclamará o Seu veredito. Mt. 7:23. O castigo é eterno e o sofrimento consciente. Ap. 20:10.

Judas 1:16. Os enganadores admiram as pessoas meramente por interesse. Judas cita uma característica marcante dos falsificadores da palavra. Eles falam palavras que os ouvidos do homem natural gostam de ouvir, resumindo falam aquilo que a pessoa gostaria de ouvir. Essa falácia, tem apenas um objetivo receber algo em troca. Pode ser dinheiro, posição, prestígio ou até mesmo favores sexuais (sexo). O deus desses homens é o seu próprio ventre. Fp. 3:19. Essas pessoas, não se satisfazem com Cristo e Sua doutrina e estão sempre tentando ser “melhores” ou melhorarem os ensinamentos de Jesus. Esses homens terão um triste fim, pois, não servem ao Senhor e sim aos seus próprios interesses.


Pr. Walter costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Esperança-PB, 24 de Dezembro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário