domingo, 21 de janeiro de 2024

Ensinamento 3. Leitura: Apocalipse 2:1-7.



Apocalipse 2:1. Carta ao ajuntamento de Éfeso. Apocalipse capítulo dois, inicia uma série de breves cartas a sete igrejas que existiam durante o tempo do apóstolo João na Ásia Menor (atual Turquia. A primeira das sete cartas é endereçada ao ajuntamento Bíblico de Éfeso. Lembrando que quando lemos a palavra igrejas (transliterada de Ekklesia= assembleias, ajuntamento, reunião), refere-se a uma igreja local visível, independente e submissa única e exclusivamente a Cristo. Ef. 1:22. Como vimos o anjo da igreja é o pastor, aquele que está com a responsabilidade de levar a mensagem a membresia da igreja. Ap. 1:20. A cidade de Éfeso era a metrópole da Ásia Menor. Sabemos através das Escrituras que o apóstolo Paulo ministrou e doutrinou a igreja de Éfeso. Atos 19:10 e Atos 20:31.

Apocalipse 2:2-3. Reconhecimento das obras e firmeza da igreja de Éfeso. A carta é iniciada, com um belo elogio de Cristo ao ajuntamento Bíblico de Éfeso. O Senhor reconheceu as obras, o trabalho e paciência daqueles irmãos, principalmente no combate contra os falsos apóstolos. Paulo antes de sua partida, exortou aos pastores sobre o perigo dos lobos no meio do rebanho. Atos 20:29-30. Mesmo diante, de sofrimento a assembleia de Éfeso permaneceu firme na sã doutrina e no trabalho em prol do nome de Cristo. Combatendo o falso ensino desmascarando as mentiras daqueles que queriam transtornar o Evangelho de Cristo mentiras. Qualquer pregação que adicionar algo ao Evangelho é anátema. Gl. 1:6-8. Sabermos que o Diabo é o pai da mentira. Jo. 8:44. A mentira desonra Cristo e Sua obra.

Apocalipse 2:4-5. Exortação a voltar para o primeiro amor. A igreja de Éfeso ao princípio manteve a firmeza e pureza doutrinária. Contudo, com passa dos anos ela abandonou seu o primeiro amor e esse fato foi observado por Cristo. O ajuntamento continuava trabalhando duro, mas não possuía o ardente amor de outrora, ou seja, o seu trabalho não era mais movido pelo amor a Cristo e sim por outros motivos. Os crentes da igreja de Éfeso, como os da atual dispensação devem ter Deus como o primeiro amor. Mt. 10:37-38 e Ef. 6:24. Esse amor que o crente tem por Deus, o capacita a entender e a guardar as Suas Palavras, com isso passa a ser morada do Pai, do Filho. De forma amorosa Cristo convida à assembleia dos Efésios a se arrepender e retornar ao seu amor inicial. Logo após ao amoroso convite, Cristo acrescenta uma severa advertência para aquela igreja “tirarei do seu lugar o teu castiçal’. Em outras palavras, sua punição seria a dissolução ou destruição da igreja de Éfeso. A luz em Éfeso se apagaria. Vejam bem, se nosso primeiro amor não for Cristo, de nada adiantará o zelo pela Sã Doutrina. Do mesmo modo, que ocorreu no ajuntamento de Éfeso, os membros da igreja do Senhor nos dias atuais, podem facilmente entrar na zona de conforto, concentrando-se apenas na pureza doutrinária, não fazendo com amor e inteireza de coração. Jo. 14:21-23 e I Co. 16:22.

Apocalipse 2:6. Deus odeia a doutrina dos nicolaítas. A origem exata dos nicolaítas não é clara. Contudo sabemos que a base de sustentação dessa doutrina era dominar os povos com ensinamentos contrários a Palavra de Deus. Por este motivo, eram odiados pelo Senhor. Nos dias atuais, devemos ter cuidado com as filosofias e as vãs sutilezas. Cl. 2:8. Cristo, Elogiou a igreja de Éfeso pelo fato deles também odiarem os ensinamentos dos nicolaítas. A exortação que podemos tirar dessa passagem é que a igreja neotestamentária, que Cristo é o cabeça deve ser contrária a todo e qualquer ensino que não estão fundamentados unicamente na Bíblia. Notadamente, que todo é qualquer ensinamento contrário a Bíblia, é uma imposição de homens corruptos de entendimento e réprobos na fé. II Tm. 3:8 e I Co. 4:6. Ou seja, não devemos aceitar o ensinamento que não é conforme as Sãs Palavras de Cristo. I Tm. 6:3-5.

Apocalipse 2:7. Comendo o fruto da árvore da vida. Quem tem ouvidos para ouvir ouça. Jo. 5:24 e Ef. 1:13-14. A Palavra de Deus é sucinta (limitando-se ao essencial) ao afirmar que a fé é pelo ouvir. Ro. 10:17. Essa é a gloriosa promessa, aquele que ouvir a Palavra de Deus comerá do fruto da árvore da vida que estará localizada nos novos céus e nova terra. Ap. 21:1 e Ap. 22:1-3. A Bíblia nos ensina, que através da obra perfeita de Cristo somos mais do que vencedores. Ro. 8:37. O crente é convicto que já venceu o mundo. Essa vitória, não foi conquistada por mérito próprio e sim pela obra de Cristo naquela maldita cruz. I Co. 15:57. O crente tem convicção plena de que maior é o que está em nele do que o que está no mundo e que Cristo é a certeza de que, quer vigiemos, quer durmamos, estaremos sempre com Ele. I Tes. 5:9-10. O crente triunfa em Cristo e manifesta a fragrância do Seu conhecimento para o mundo. II Co. 2:14 e I Jo. 4:4 e I Jo. 5:4-5.

Pr. Walter Costa.

Esperança-PB. Produzido em 20 de Junho de 2022.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança, em 20 de Janeiro de 2024.



Nenhum comentário:

Postar um comentário