domingo, 14 de janeiro de 2024

Ensinamento 2. Leitura: Apocalipse 1:9-20.



Apocalipse 1:9. Preso pelo testemunho de Cristo. De acordo com os registros históricos, João foi exilado (preso) para Ilha da Patmos pelo imperador Romano Domiciano por volta de 90 a 95 dC. A prisão do apóstolo não era decorrente de assassinato, roubo ou qualquer outra espécie de crime. Ele estava preso por proclamar o Evangelho de Cristo e por ser testemunha ocular da vida, morte e ascensão de Cristo. I Jo. 1:1-4. Fato é que, tudo aquele que realmente deseja servir ao Senhor com inteireza de coração e batalhar pela fé dada aos santos padecerão perseguições. Jd. 1:3/ II Tm.3:11 e II Tes. 1:4. As perseguições aos santos em decorrência da obediência a Palavra de Deus, muitas vezes terminam sendo proveitosas para o Evangelho. II Tm. 2:3. Não sabemos os desígnios do Senhor, mas o fato de não nos envergonharmos do testemunho de Cristo e de sobremaneira importante para o desenvolvimento da obra do Senhor. II Tm. 1:8. Talvez, se estivesse em Éfeso, gozando de liberdade João não tivesse alcançado tantas pessoas com a Palavra de Deus.

Apocalipse 1:10-11. A ordem de escrever as sete igrejas da Ásia. Para evitar qualquer espécie de confusão, no que diz respeito a um homem ver a face de Deus. Ex. 33:20. João, explica que no dia do Senhor (domingo), foi tornando (arrebatado) no espírito, levado além do sentido normal dos seres humanos. Ou seja, João não viu Cristo e sim teve uma visão dEle. Dito isso, voltemos ao estudo da passagem. Ao soar a trombeta João ouvir uma voz que dizia: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro”. Está é uma clara afirmação feita por Jesus Cristo afirmando ser Deus. O primeiro e o último é um título dado ao Senhor dos Exércitos no Velho Testamento. Is. 44:6 e Is. 48:12. Então, Cristo comissiona João a escrever tudo o que viu é enviar as sete igrejas que estavam na Ásia.

Apocalipse 1:12-15. Características distintivas do Filho do homem. Após ouvir uma voz como de uma trombeta (V10) João virou-se e teve uma visão de sete castiçais (no versículo 20 explicaremos os castiçais) e no meio deles Jesus Cristo, ressuscitado e glorificado. Dn. 7:13-14. Filho do homem, é um termo que revela a humanidade de Cristo, Ele é sem por cento homem e cem por cento Deus. Fp. 2:6-8. Nos versos 14 e 15 João descreve Jesus. A expressão, “branca como a neve” nos conduz a ideia da pureza que ocorre quando o Senhor limpa o Seu povo. Is 1:18. Os cabelos brancos, fazem uma conexão com o título Ancião de Dias. Dn. 7:9. Olhos como chama de fogo, representa o julgamento do Todo-Poderoso. Mt. 5:22 e II Pe. 3:7. Latão reluzente, significa a mistura de uma liga de cobre e zinco, com a mistura de outros metais, como o chumbo e o estanho, que ao ser refinada em uma fornalha torna-se forte e durável. O que pode representar o poderio de Cristo, pois Deus colocou os Seus inimigos por escabelo dos Seus pés. Hb. 1:13. De acordo com o relato de João a voz de Jesus Cristo era semelhante ao barulho de muitas águas. O profeta Isaías faz uma comparação de uma voz alta com a voz de um homem de guerra que faz grande ruído. Is. 42:13. Dessa forma, Cristo se mostrará poderoso contra os Seus inimigos.

Apocalipse 1:16. Espada aguda de dois fios. Veremos no versículo 20, que as sete estrelas representam anjos (mensageiros) que estão em posição de liderança na igreja do Senhor. O que demonstra que Ele é o cabeça da igreja. Ef. 1:22-23. Da Sua boca, sai uma espada de dois gumes, que representa a Sua Palavra. Ef. 6:17. Uma espada bem empunhada, usada com diligência pelo soldado, é uma ferramenta infalível contra o inimigo. Mas, um soldado que balança uma espada descontroladamente ou descuidadamente é suscetível de prejudicar a si ou a outros. O mesmo se aplica à Bíblia, a "espada do Espírito". O uso inadequado, descuidado ou rebelde da Bíblia causa dor e dano espiritual. I Co. 4:6. A Palavra de Deus penetra as partes mais profundas dos homens. Hb. 4:12. Muitos, podem até manuseiar a Palavra, meditam nela, oram sobre ela, e ela não ter nenhum efeito sobre eles, pelo simples fato de Deus em Espírito, não haver iluminado o entendimento deles. II Co. 4:6 e I Jo. 2:27.

Apocalipse 1:17. Ao vê Cristo João caiu aos Seus pés. A visão de Cristo glorificado é tão sublime, que João, caiu por terra como se estivera morto. Sabemos, que devido a nossa natureza pecaminosa, quanto mais nos aproximamos de Deus, mais nos sentimos impuros. O profeta Isaías, quando teve a visão de do Senhor dos Exércitos, ele expressou a sua pecaminosidade “Ai de mim! Pois estou perdido”. Is. 6:5. Do mesmo modo, quando Daniel recebeu a visão de Cristo, perdeu as forças e seu semblante transmudou-se. Dn. 10:8-12. Os exemplos desses servos do Senhor, mostra-nos a nossa pequenez e a grandeza de Deus. Jr. 10:6 e Sl. 147:5. Cristo, repete as informações do versos 8 o qual afirma ser o Primeiro e o último. Ou seja, mais uma vez a dividade de Cristo é comprovada pelas Escrituras. Jo. 1:1-3 e Ap. 2:8.

Apocalipse 1:18. Cristo venceu a morte e está vivo para todo o sempre. Cristo morreu, mais a morte não tem domínio sobre Ele. A Santa Palavra de Deus, nos afirma que Jesus o Cristo morreu, ressuscitou e agora vive para sempre. I Co. 15:3-4 e Ro. 4:25. Jesus tem as chaves da morte e do inferno, isso significa que somente Ele poderá libertar da morte todo aquele que nEle crer e receber o dom da Sua salvação. Ro. 6:23. O salvo não teme a morte física, pois é através dela que nos achegamos a presença do Senhor. II Co. 5:1-5 e Fp. 1:21-23. A obra de Jesus Cristo aboliu o poder escravizador da morte. II Tm. 1:10.

Apocalipse 1:19. A estrutura do livro de Apocalipse. Nessa passagem, João recebe instruções do próprio Cristo, para escreve tudo que já tinha visto, o que estava acontecendo e as coisas que iriam acontece. O Livro do Apocalipse está organizado em uma estrutura de três partes.

As coisas que você viu : Apocalipse cap. 1.

As coisas que são : Apocalipse cap. 2 e 3.

As coisas que acontecerão depois disso : Ap. 4 a 22.

Apocalipse 1:20. O ministério das sete estrelas e dos sete castiçais. No final do capítulo 1 (as coisas que João já houvera visto), Jesus descreve a visão inicial de João. V.12 e 16. As estrelas que estão na mão direita do Senhor, são os anjos mensageiros (pastores das igrejas verdadeiras). Já, os sete castiçais são sete igrejas. Podemos afirmar de modo Bíblico, que as igrejas neotestamentárias, fundada por Cristo. Lc. 6:12-13 e I Co. 12:28. Possuem a responsabilidade de levar a Luz aos perdidos e por esse motivo são comparadas com castiçais de ouro. Além disso, a igreja é local exato para se glorificar a Deus na atual dispensação. Ef. 3:21.


Esperança-PB. Produzido em 20 de Junho de 2022.


Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.


Aplicado na IBBF Esperança, em 14 de Janeiro de 2024..

Nenhum comentário:

Postar um comentário