domingo, 28 de janeiro de 2024

Ensinamento 4. Leitura: Apocalipse 2:8-11.





Apocalipse 2:8. Carta ao ajuntamento de Esmirna. Esmirna (que atualmente é chamada Izmir,– simplesmente a tradução turca do nome grego) era um antigo porto marítimo grego na costa da Ásia Menor (cerca de 80 quilômetros ao norte de Éfeso) e uma das principais cidades da antiguidade grega. Hoje é a terceira maior cidade da Turquia. Na carta escrita ao ajuntamento de Esmirna, Jesus se identifica como o primeiro é o último, uma referência clara a Sua existência eterna. Cl. 1:17 e Ap. 22:13. Ele repete a mesma identificação feita no capítulo 1. Ap. 1:17-18. Onde aprendemos que a Santa Palavra de Deus nos afirma que Jesus o Cristo morreu, ressuscitou e agora vive para sempre. I Co. 15:3-4 e Ro. 4:25. Jesus tem as chaves da morte e do inferno, isso significa que somente Ele poderá libertar da morte todo aquele, que nEle crer e receber o dom da Sua salvação. Ro. 6:23.

Apocalipse 2:9.Reconhecimento das obras da igreja de Esmirna. A assembleia dos crentes de Esmirna, mesmo diante de tribulações, pobreza e blasfêmias, está entre as duas das setes igrejas, que não recebeu nenhuma espécie de correção do Senhor (a outra é a igreja da Filadélfia). A Bíblia não explica o motivo da pobreza dos irmãos de Esmirna, porém a Palavra do Senhor nos diz que eles eram ricos, pois tinham um verdadeiro tesouro que ninguém poderia lhes tirar. Enquanto o homem natural busca as riquezas temporais, que passarão pelo processo de putrefação e servirão de comida para as traças. Tg. 5:1-2. O crente tem a plena convicção de ter recebido o maior dos tesouros e que este tesouro não será minado, roubado ou consumido pelas traças. Mt. 6:19-21. O salvo, tem a garantia de que o tesouro não será perdido, pois aquele que guarda o depósito é poderoso e o guardará até o momento do nosso acesso a ele. II Tm. 1:12. A igreja de Esmirna era perseguida pelos da sinagoga de Satanás. De modo resumido a sinagoga de Satanás era um grupo de judeus incrédulos que perseguiam os crentes, eles também são citados na carta a igreja da Filadélfia. Ap. 3:9. Esses grupos eram culpados de caluniar a igreja em Esmirna e se opor à igreja em Filadélfia. Sabemos, que Cristo tem a Sua igreja. Mt. 16:18. Como Satanás é um grande imitador, ele criou a sua sinagoga.

Apocalipse 2:10. Fidelidade nas tribulações. Ao contrário das outras cartas, a endereçada aos de Esmirna não tem repreensão nem apelo ao arrependimento. Pelo contrário o Senhor advertiu ao ajuntamento dos crentes em Cristo localizado na cidade Esmirna, que eles sofreriam mais aflições e perseguições. O Diabo lançaria alguns em prisões e eles teriam uma tribulação de 10 (dez) dias. Contudo, Cristo dá uma bela esperança àqueles irmãos “Nada temas”. Mt. 10:28. Ou seja, os crentes de Esmirna estavam preparados para sofrerem perseguições pelo nome de Jesus. Mt. 5:11-12. Os santos de Esmirna são chamados a permanecerem fiéis, mesmo diante das perseguições e sofrimentos. A fidelidade dos salvos ao Senhor e Salvador Cristo Jesus resultará em premiação. No final de sua labuta terrena o crente que serviu fielmente a Cristo receberá uma coroa incorruptível. I Co. 9:25. A coroa da vida é uma recompensa adicional aos crentes que suportaram as tentações sendo fiéis até o fim confiando no Senhor. Tg. 1:12.

Apocalipse 2:11. O salvo em Cristo já é vencedor. A Sagrada Escritura, não apregoa que o crente não sofrerá, que não terá problemas, muito pelo contrário, passaremos aflições mas não devemos esmorecer, pois Cristo venceu o mundo. “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Jo. 16:33. Nada neste mundo poderá nos separar do amor de Deus, em Cristo. Ro. 8:38-39. Quando Jesus consumou a Sua obra. Jo. 19:30, efetuou uma eterna redenção, através do Seu sacrifício, tivemos a remissão dos pecados e purificação das nossas consciências. Cl. 1:14 e Hb. 9:11-14. O crente está plenamente convencido de que nada, mais nada mesmo, poderá afastá-lo do amor de Deus, que foi exposto a toda humanidade através de Cristo, que nos amou e com o seu sangue nos lavou. Ap. 1:5. Aquele que não ouvir ou negligenciar, ouvindo a palavra de malgrado. Mt. 13:15. Receberá a justa e merecida condenação. Jo. 3:18 e Jo. 3:36. O inimigo com suas astutas ciladas, criou um falso ensinamento, onde o pecador é o responsável por sua própria justificação, que para nada serve, a não ser para a satisfação da carne. Cl. 2:20-23. Sabemos que o pecado nos leva a morte e que nossa única saída é crer na obra de Cristo. Ro. 6:23 e Jo. 3:17.

Produzido em Junho de 2022.

Pr. Walter costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança-PB, em 28/01/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário