domingo, 7 de janeiro de 2024

Ensinamento 1. Leitura bíblica: Apocalipse 1:1-8.


 
Introdução.

Autor: Apocalipse 1:1,4,9 e 22:8 especificamente identificam o apóstolo João como o seu autor.

Quando foi escrito: O livro do Apocalipse foi provavelmente escrito entre os 90 e 95 dC.

Propósito: Trata-se literalmente da revelação de Jesus Cristo, repassada pelo próprio Cristo a João. Apocalipse mostra as cartas às sete igrejas da Ásia Menor, revelando em seguida a série de devastações derramadas sobre a terra; a marca da besta, "666"; a decisiva batalha do Armagedom; o aprisionamento de Satanás; o reino do Senhor, o julgamento do Grande Trono Branco e a natureza da cidade eterna de Deus. Ao contrário do que muitos acreditam, os acontecimentos deste livro não são alegorias e sim literais.

Apocalipse 1:1-2 A revelação de Cristo notificada a João. Notificar significa, dar conhecimento, comunicar, avisar, anunciar. O primeiro versículo do livro de Apocalipse, é de primordial importância para que os salvos possam entender a mensagem contida no desenvolver de todo o livro. O Senhor dos Exércitos, enviou um anjo para notificar ao apóstolo João, a revelação de Jesus Cristo e esse comunicar os eventos que ocorrerão aos servos de Cristo. Ap. 22:6 e Ap. 22:16. No versículo 2, João testifica, que o seu encontro com Cristo foi registrado de modo preciso. De forma bem simples, podemos resumir esses dois primeiros versículos da seguinte forma: Deus deu a revelação a Cristo; Jesus notificou a João através de um anjo e João registrou o que viu e ouviu e repassou aos servos de Cristo.

Apocalipse 1:3. A bem-aventurança dos que leem, ouvem e guardam as palavras dessa profecia. Os crentes na Bíblia, devem ler, ouvir e guardar o que foi escrito nessa profecia, quando fazem isso se tornam bem-aventurados. Quando o salva, examina, crer e aplica a Palavra de Deus em sua vida, é reportado por bem-aventurado, pois encontrou a verdadeira sabedoria. Pv. 3:13 e Pv. 8:34. O livro de Apocalipse, foi escrito com o propósito de ajudar os salvos a compreenderem de modo pleno os desígnios de Deus e nos capacitar a vivermos uma vida justa e piedosa, sendo sabedores que o tempo está se esgodando. Tt. 2:12 e I Pe. 4:2. Apesar de existir, o relato de eventos devastadores sobre o derramamento da grande ira de Deus sobre o mundo perdido. Ap. 14:19-20. Para os salvos, é um livro de bem-aventurança pois, já estamos livre da ira vindoura. Ro 5:9 e I Tes. 1:10.

Apocalipse 1:4. A saudação de João às sete igrejas da Ásia. Apesar de Cristo ser o Autor da revelação, João, foi o responsável pela propagação entre as sete igrejas dos fatos revelados por Jesus. João faz uma maravilhosa saudação, desejando graça e paz para as igrejas da Ásia, advindas do Todo- Poderoso. Sabemos que impossível ter paz, sem ter recebido a graça do Senhor. Ro. 5:1 e Cl. 3:15. As Escrituras, e principalmente o livro de Apocalipse utiliza o número sete referindo-se a perfeição. Na passagem em estudo, podemos afirmar que os SETE ESPÍRITOS é uma referência ao Espírito Santo na perfeição do Seu ministério. Podemos ver essa verdade quando o Espírito do Senhor repousa sobre Cristo (o Rebento do trono de Jessé). Is. 11:1-2. Em Apocalipse 3:1, Jesus Cristo é descrito como "O que que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas" Ap. 3:1.

Apocalipse 1:5. Cristo é a fiel testemunha. Jesus Cristo é a fonte da verdade. Jo. 14:6. Por este motivo, cremos literalmente na revelação que foi notificada pelo anjo a João. Cristo morreu e ressuscitou (por isso é o primogênito entre os mortos) para vencer Satanás o pecado, a morte e inferno. I Co. 15:54-57. Creio, que um dos estudos mais importantes que podemos encontrar na Bíblia é sobre o tema sangue. Hb. 9:22. Cristo assumiu a forma de carne e sangue para realizar a Sua missão aqui. Ele não poderia ter vindo à Terra como Deus. Jo. 1:14 e Fp. 2:6-8. O sacrifício de Cristo é muito superior aos sacrifícios de animais prescritos pela lei de Moisés. O sangue de Cristo, purifica a consciência daqueles que creem em Sua obra para que eles possam servirem ao Deus vivo. Hb. 9: 13-14. Ou seja, crente está plenamente convencido de que nada, mais nada mesmo, poderá afastá-lo do amor de Deus. Ro. 8:37-39. Essa expressão do amor Deus, foi exposta a toda humanidade através da obra de Jesus Cristo, que nos amou e com o seu sangue nos lavou de todos os nossos pecados. I Co. 6:11 e Tt. 3:4-6.

Apocalipse 1:6. Feitos sacerdotes e reis para servir ao Pai. O amor de Cristo, para com aqueles que foram lavados com o Seu sangue é tão grandioso, que nos transformou de pecadores condenados ao inferno em reis e sacerdotes para servimos a Deus. I Pe. 2:9. Os salvos são Sacerdotes para oferecer sacrifícios espirituais. I Pe. 2:5. Os crentes, como pedras vivas fazem parte desse grande edifício e cada parte individual desta superestrutura espiritual, quando fazem a sua justa operação, o aumento do corpo e a sua edificação ocorrem de modo natural. Ef. 4:16. O objetivo final desta grande construção é glorificar a Deus, através de sacrifícios espirituais agradáveis ao Senhor. No Velho Testamento os sacrifícios eram oferecidos pelos sacerdotes, que eram santificados para tal. Hoje, os crentes neotestamentários (apenas eles) podem oferecer três de tipos de sacrifícios ao Senhor: espiritual. I Pe. 2:5; sacrifício vivo (apresentar o corpo). Ro. 12:1 e sacrifícios de louvor. Hb. 13:15. Antes do retorno de Cristo devemos reinar em vida. Devemos reinar sobre o pecado, a carne, as circunstâncias e situações, sobre todo o poder do inimigo. Ro. 5:17. Só podem serem reis e sacerdotes aqueles que já foram lavados com o sangue do Cordeiro.

Apocalipse 1:7. Todo o olho verá a vinda de Cristo. Essa passagem, nada tem a ver com o arrebatamento, onde os salvos encontrarão Cristo nas nuvens (no qual apenas os santos O verão). I Tes. 4:15-17. E sim com a segunda vinda de Cristo, onde todo olho e toda tribo o verão e lamentarão. Jamais deve­mos confundir a vinda do Senhor para arrebatar os salvos com a Sua segunda vinda, pois são duas passagens distintas. Na pri­meira todos serão surpreendidos, já na segunda não será su­pressa para ninguém. Pois todo olho verá a Sua chegada. Mt. 24:27-30. Na primeira os salvos encontrarão o Senhor nos ares. I Tes. 4:17. Na segunda vinda, os salvos veem a terra para reina­rem com Cristo. Zc. 14:4/ Ap. 20:6 e Mt. 25:34. Os perdidos, chorarão em desespero, sabendo que será um tempo do julgamento final e da ira. Ap 19:11-16.

Apocalipse 1:8.Cristo é o Alfa e o Ômega. Cristo é apresentado como sendo o Alfa e o ômega, que são a primeira e a última letra do alfabeto grego. Ou seja, mais uma vez a dividade de Cristo é comprovada pelas Escrituras. Jo. 1:1-3 e Ap. 2:8. João continua descrevendo Jesus e no diz que Ele é nosso Salvador e Senhor e por este motivo, merece toda a nossa obediência. I Pe. 113-14. Cristo é o Todo-Poderoso e ocorre tudo segundo a Sua perfeita vontade. I Tm. 6:15-16.


Consulta: Isaías 55 o Convite Do Evangelho. David Cloud. https://www.wayoflife.org/reports/isaiah_55_the_gospel_invitation.php


Produzido em 14 de Junho de 2022.

Aplicado na IBBF Esperança, em 07 de Janeiro de 2024.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Pr. Walter Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário