domingo, 4 de fevereiro de 2024

Ensinamento 5.



Apocalipse 2:12. Carta ao ajuntamento em Pérgamo. Pérgamo era o centro de adoração dos quatro deuses pagãos mais importantes da época. Esta cidade tinha cultos que adoravam Zeus (principal divindade da Grécia), Atena (deusa da sabedoria), Dionísio (deus do vinho) e Asklepius (deus da medicina). Todos eles tinham importantes templos ou santuários dedicados a eles em Pérgamo e esta cidade era talvez mais conhecida por seu grande altar dedicado a Zeus. A referência a espada aguda de dois fios, é literalmente a Cristo e Sua Palavra. Pois, ela penetra as partes mais profundas dos homens. Hb. 4:12.

Apocalipse 2:13. Reconhecimento das obras da igreja de Pérgamo. A carta, tem início com o Senhor pontuando as boas obras e a fidelidade do ajuntamento local situado em Pérgamo. Aqueles irmãos, retiveram os preceitos como receberam e não negaram a fé em Cristo. I Co. 11:2. Os crentes de Pérgamo viviam em um lugar difícil, cercados por influências diabólicas, mas se apegaram ao nome de Cristo e não O negaram em tempos difíceis. O crente não pode de modo algum negar a fé em Cristo. Lc. 12:8-9. A Bíblia não fala muita coisa sobre Antipas, contudo o que é relatado sobre ele, mostra-nos a sua fidelidade ao Senhor sendo-Lhe uma fiel testemunha. Esse fato nos remete a importância de batalhamos pela fé que uma vez entregue aos santos. Jd. 1:3. Podemos, afirmar que Antipas foi fiel até a morte. Ap. 2:10. Como vimos, a cidade de Pérgamo era um centro da idolatria pagã e por este motivo era o local de habitação de Satanás. A igreja local Pérgamo foi e igreja local de hoje (visível, independente e separada) é a principal fonte de oposição ao inimigo. Mt. 16:16-18.

Apocalipse 2:14-15. As coisas contra o ajuntamento de Pérgamo. Apesar da sua fidelidade, a assembleia de Pérgamo não era perfeita, existiam alguns da sua membresia que ensinavam a doutrina de Balaão. A figura de Balaão que a princípio aparentava ser alguém voltado para o caminho da verdade. Porém, ele era um homem astuto, egoísta e ganancioso. Como o Senhor não permitiu que Balaão amaldiçoasse ao povo de Israel, ele aconselhou as mulheres midianistas a terem relações sexuais com os israelitas. Nm. 25:6-9 e Nm. 31:15-16. Além disso, alguns retinham a doutrina dos nicolaítas. Ap. 2:6. Vimos que a base dessa doutrina anátema, era fundamentada no dominar os povos com ensinamentos contrários a Palavra de Deus. Que essa repreensão do Senhor, a igreja de Pérgamo sirva de lição para os membros da igreja fundada pelo nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus. A exortação para igreja hoje é não se deixar levar por doutrinas várias e estranhas. Hb. 13:9 e Cl. 2:8.

Apocalipse 2:16. Ordem ao arrependimento. A ordem dada por Cristo, para igreja em Pérgamo é centrada no arrependimento sobre os ensinamentos de Balaão e dos Nicolaítas. A arma usada para a correção daquela igreja, foi a Palavra de Deus que é a Espada da boca de Cristo. Ef. 6:17. O grande mal da igreja de Pérgamo, foi permitir ensinos advindos das trevas, os crentes de Pérgamo, deveriam ter repreendido a escuridão moral e espiritual que foi introduzida, por aqueles que ensinavam as doutrinas de Balaão e dos nicolaítas. O Senhor não tolera falsos ensinamentos em Sua igreja, não há a menor possibilidade de existir comunhão entre a luz e as trevas. II Co. 6:14-17. Uma igreja neotestamentária segue unicamente a Bíblia, como regra de fé e prática. Sentimentos pessoais, opiniões particulares e pressentimentos individuais não têm superioridade sobre a Bíblia. II Tm. 3:15-17. Nenhuma, religião satisfaz a Deus, apenas representam doutrinas e conceitos dos homens inchados nas suas carnais compreensões. Cl. 2:18-19.

Exortação para igreja nos dias atuais:

1. Uma igreja bíblica não deve ter comunhão ou trabalhar em cooperação com qualquer denominação que destorcem o Livro Sagrado. II Pe. 3:16-17.

2. Os membros de uma igreja bíblica não devem se envolverem com qualquer espécie de movimento humano. Como por exemplo: Pentecostalismo; calvinismo; reformados, arminianos, igrejas associadas. Cl. 2:8.

3. A Bíblia, abomina qualquer prática contrária aos seus ensinamentos. A unidade que ignora a sã doutrina nunca traz ninguém a Cristo, mas antes coloca uma pedra de tropeço contra aqueles que busca encontrar com Cristo e Sua verdade. Unidade, não que dizer comunhão e sim a necessidade de todos os crentes membrados a uma igreja local, bíblica e independente (portanto batistas) de forma diligente defenderem a sã doutrina, tendo entre si o mesmo parecer. I Co. 1:10. Deus, ordena que os crentes se separem do mundanismo e do falso ensino. Amós 3:3.

Apocalipse 2:17. O recebimento de um novo nome. Cristo, encerra a carta a igreja de Pérgamo fazendo uma grandiosa promessa: os vencedores receberão o maná escondido e um novo nome. Somos sabedores que aqueles que receberam a graça advinda da obra de Cristo e creram verdadeiramente em Sua obra, são vencedores. I Jo. 5:4 e Ro. 8:35-37. Quando Jesus promete maná, Ele está se referindo a muito mais do que comida física. Ele está lembrando que Ele é o Pão da Vida. Jo. 6:32-35. O significado da pedra branca é um mistério para os estudiosos da Bíblia. Porém, as duas interpretações mais aceitas referem-se ao fato de que na Grécia antiga, os membros do júri atiravam uma pedra branca para significar uma absolvição, enquanto uma pedra preta proclamava o réu culpado. Ou pode ser, uma referência ao costume romano de dar aos vencedores das competições atléticas, uma pedra branca com seu nome inscrito. Podemos afirmar que, nas duas situações a pedra branca representa a situação posicional eterna do crente perante Deus, depois que lavado e justificado com o sangue de Cristo. Ap. 1:5 e I Co. 6:11. No que diz respeito, ao novo nome apenas aquele que o receber saberá qual será. Este é um novo nome que reflete o status do crente como propriedade eterna de Jesus Cristo. II Co. 5:17. Outros exemplos de novos nomes são vistos na Bíblia. Gn 32:28/ Is 62:2 e Jo. 1:42.

Produzido em Junho de 2022.

Pr. Walter costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança-PB, em 04/02/2024.

Um comentário: