sábado, 2 de julho de 2022

Ensinamento 7. Leitura Bíblica: Hebreus 4:1-11.

 


Hebreus 4:1. O crente não ficará para trás. Temos aqui a continuação do pensamento estabelecido no capítulo 3 em relação a incredulidade do povo Hebreu. Isso fica, claro pelo uso da palavra “portanto”, no capítulo anterior o Espírito Santo usou o fracasso de Israel no deserto. Lá, o povo falhou em confiar totalmente em Deus e, como resultado da incredulidade, uma geração inteira não adentrou à Terra Prometida. Hb. 3:19. No contexto, a passagem deixar claro que os verdadeiros crentes, jamais deixarão de entrar no REPOUSO DO SENHOR. A clareza Escriturística com relação à segurança dos salvos é imponente (que se impõe por sua majestade, sua magnificência, suas dimensões ou proporções), temos a palavra de Cristo afirmando que as Suas ovelhas possuem a vida eterna e que NUNCA IRÃO PERECER, para consolidar ainda mais esta afirmação o nosso Salvador, explica por que impossível perdê-las, elas estão guardadas nas mãos de Deus e em Suas próprias mãos. Jo. 10:27-29. Esta segurança é fruto da obra e interseção de Cristo. Hb. 7:25. Que por Sua justiça nos fez alcançar a fé igualmente preciosa. II Pe. 1:1.

Hebreus 4:2. A fé é a condição primaria para o crente adentrar no repouso do Senhor. Não basta apenas ouvir e sim ouvir e receber a palavra misturada com a fé, quando você não crer de modo Bíblico a sua crença e vã. I Co. 15:1-2. O nascer de novo é a condição primaria para pecador adentrar a família e ser participante do repouso de Deus. Jo. 3:3. Sendo este novo nascimento um ato perfeito da soberana vontade de Deus Tg. 1:21 e Jo. 1:12-13. Somos de novo gerados, isto é, recebemos uma nova natureza que é a espiritual, gerada de uma semente incorruptível. I Pe. 1:23.

Hebreus 4:3-4. Os que tem crido entram no repouso. Cristo prometeu que onde ele estivesse os crentes estarão com Ele. Jo14:3. Os salvos passarão a eternidade, no mesmo lugar que Jesus Cristo estiver. Hoje, os salvos já possuem a vida eterna e estão aguardando justamente o seu repouso definitivo. II Pe. 3:13. Nesta passagem de II Pedro vermos que os salvos estão aguardamos novos céus e nova terra onde habitará a justiça. No livro de Apocalipse João nos mostra com clareza, a sequência de eventos antes de entrarmos na nossa morada eterna: (*1) “Depois do Milênio terminar, depois de assistirmos o Julgamento do Grande Branco e a criação de novos céus e terra, a Jerusalém Celestial pousará sobre a terra e a humanidade (só de salvos, agora sem a menor possibilidade de jamais cair em nenhum pecado) passará a interminável eternidade no gozo do nosso Senhor, sobre a nova TERRA em que não haverá pecado nem morte nem doença”. Ap. 22:1-4. Diante de tão graciosa esperança, o crente deseja ser revestido do imortal, pois, sabe que o seu débito foi pago por Jesus Cristo, que nos deu o penhor do Espírito. II Co. 5:3-5. Podemos nos referir ao repouso do Senhor como um evento futuro. Nessa passagem, temos a abertura do véu escatológico (que trata das coisas dos últimos tempos) no qual Deus nos dá a certeza da morada eterna em uma nova pátria. Hb. 11:10 e Hb. 11:14-16. Portanto, o nosso amanhã deve influenciar nosso hoje. Nossa esperança escatológica deve impactar nossa rotina diária.
(*1). Por Hélio de Menezes.

Hebreus 4:5-7. A desobediência é a causa dos israelitas não entrarem em Canaã. Deus não criou este lugar de descanso em vão. Se Israel ( aqueles a quem foi pregado primeiro ) deixaram de entrar por causa da desobediência , então outras pessoas entraram naquele descanso. Existem vários tipos de descanso mencionados em Hebreus. O primeiro descanso mencionado é o "descanso" que a primeira geração de israelitas não conseguiu entrar, ou seja, a entrada na Terra Prometida e o descanso de seus inimigos. Embora a segunda geração hebraica tenha entrado na Terra Prometida. Foi um descanso físico, temporal e limitado. Js. 21:44/ Js. 22:4 e Atos 7:45. Em seguida, houve o "descanso" a que o salmista se referiu no Salmo 95 (ser ovelha do pasto do Senhor) que estava disponível em seu tempo “hoje”. Sl. 95:7-8. E há o “descanso” que estava disponível para aqueles a quem o autor de Hebreus estava escrevendo em seus dias. Hb. 3:7. (o povo de Deus repousa nEle).

Hebreus 4:8-9. O repouso para o povo de Deus. O crente tem plena convicção, que terá uma nova cidade para morar. Ap. 21:10 e Ap. 21:23-27. Essa cidade é o local de repouso do povo de Deus. Diante de tal certeza, o salvo tem a sua esperança firmada em Cristo, sabendo que faz parte da família de Deus e já não é mais forasteiro Ef. 2:19. Quando cremos verdadeira e Biblicamente em Cristo escapamos da condenação e passamos da morte para vida. As palavras de Cristo em João 5:24 nos mostra nos três tempos verbais: presente (tem), futuro (entrará) e passado (passou) que todo aquele que crer em Deus tem a vida eterna e escapou da justa condenação. Com esse entendimento advindo do guiar do Espírito, o crente tem plena convicção, que terá uma nova cidade para morar e que terá o copro transformado. Fp. 3:20-21. O nascer de novo nos nos assegura a membresia na família de Deus, fato esse, que garante a nossa retirada (arrebatamento) Cristo virá buscar os crentes e onde Ele estiver, lá estarão eternamente todos os que creram e foram lavados com o sangue do Cordeiro II Tes. 4:16-17.

Hebreus 4:10-11. Que ninguém caia no exemplo da desobediência. Claramente, a entrada no repouso é pela fé através do Evangelho Eterno. Deus em Sua infinita bondade nos capacita e nos dá duas responsabilidades: OUVIR E CRER. Ef. 1:13-14. Nos dias atuais o que significa ser obediente a Santa Palavra de Deus. Significa que devemos ser diligência no confiar, colocando a nossa confiança e apegando-se a Jesus e à Sua obra por nós. Jo. 6:28-29. Qual seria a sua resposta diante de Deus, se Ele lhe perguntasse “por qual razão Eu deveria deixar você entrar no Meu reino?” Mateus 7:22 é a resposta errada. A resposta correta é: “Senhor, sou um pecador indigno que depositou sua total confiança no que Jesus fez por mim na cruz, e prometeu que quem crê nEle tem vida eterna. Lc. 18: 13-14; Jo. 3:16; Ef 2: 8-9 e Tito 3:5.  Tenha sempre cauterizado em sua mente que Cristo veio fazer a vontade do Pai. Jo. 6:38-40.


Referencias bíblica: ACF e LTT.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB, 02 de Julho de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário