domingo, 26 de junho de 2022

Ensinamento 6. Leitura Bíblica: Hebreus 3:7-19.


 
Hebreus 3:7-11. Não endureçais os vossos corações. Nessa passagem em particular, Deus estar nos ensinando a aprendermos com a desobediência dos israelitas, que se recusaram ao ouvir a voz de Deus e endureceram seus corações. Sl. 95:7-11. Muitas passagens nas Escrituras do Antigo Testamento são usadas no Novo para alertar os santos da atual dispensação sobre coisas a serem evitadas. Ou seja, não devemos negligenciar. Tg. 1:22-25. O crente não deve amar o mundo e suas concupiscências. I Jo. 2:15-17. Nos dias atuais, ouvir a Palavra de Deus significa literalmente ouvir as Escrituras. Quando temos costume na leitura e medição da Bíblia estamos escutando a Palavra de Deus. Hb. 5:14. Aqueles que não são filhos de Deus, não escutam a Sua voz. Eles são filhos de outro pai. Jo. 8:44. Sem sobras de dúvidas a principal característica (traço, propriedade ou qualidade distintiva fundamental), dos filhos de Deus é o ouvir a Sua Palavra. Jo. 8:47. Quando escutamos a Bíblia, somos capacitados pelo Espírito Santo a entendermos que pertencemos a família de Deus e a identificarmos qual o espírito da verdade e qual é o espírito do erro. I Jo. 4:4-6. A Sagrada Escritura afirma que as ovelhas de Cristo (filhos de Deus) ouvem a Sua voz e O seguem. Jo. 10:27. Mesmo havendo sido gerado de novo, tornando-se filho de Deus. O salvo ainda está na carne e às vezes age com uma criança que não tem entendimento, andando segundo os homens e não segundo o Espírito. I Co. 3:1-3. Então, como filhos de Deus e crentes em Sua Palavra devemos ter o cuidado diário para não nos desviarmos do nosso foco que é Cristo. Hb. 12:2.

Hebreus 3:12-13. Não tem um coração mau e infiel. Essa partícula das Escrituras é uma alerta aos crentes, no sentindo de não permitir que o engano do pecado o afaste do Deus vivo. Um dos fatos, que mais afasta o crente da presença do Senhor é o pecado da Dúvida e Descrença. O crente não pode aceitar que a velha serpente coloca dúvida ou descrença em seu entendimento. Nunca imagine que Deus desamparará os seus filhos, devemos crer e receber a perfeita vontade dele em nossas vidas. I Jo. 5:14 e Jo. 20:27. Não podemos cair na artimanha da negligência, na grande maioria das vezes em que o crente é sobrepujado por Satanás e pelo simples fato de cochilarmos (negligenciamos) a palavra de Deus. Hb. 5:11-13 e I Tes. 5:6. A luz das Sagradas Escrituras não existe a possibilidade do verdadeiro salvo perde a salvação, na passagem atual fala em apartar da comunhão, de perde o gozo de está na perfeita vontade de Deus. O próprio Cristo afirmou que todo aquele que nEle crer tem a vida eterna. Jo. 6:47. O seu PARENTESCO depende do seu nascimento. Já a sua COMUNHÃO depende do seu relacionamento com Deus.. Todos devem saber perfeitamente que o amor de parentesco é uma coisa, e que o gozo da comunhão é outra inteiramente diferente. Ora, quando um crente cai em pecado, a sua comunhão com Deus Pai fica por algum tempo interrompida, e falta-lhe o gozo até que, com o coração contrito, se volte para o Pai e Lhe confesse os seus pecados. I Jo. 1:9 e Sl. 51:4. Graças a Deus, que o crente está debaixo da graça e teve os pecados lavados com o sangue de Cristo. Ap. 1:5 e I Co. 6:11.

Hebreus 3:14. Participantes da natureza de Cristo. Por ser participante da natureza e vocação celeste. Hb. 3:1 e II Pe. 1:4. Deus espera que o crente seja obediente a Sua Palavra Se formos fiéis, o Senhor não esquecerá do nosso trabalho e amor para com o Seu Nome. Hb. 6:9-10 e I Co. 15:58. Se não o fizermos, e cairmos em pecado por causa de um coração mau (V.12), então a mesma disciplina que veio a Israel no deserto está esperando por nós. Hb. 12:5-6. O crente tem a obrigação (não é opcional) de glorificar a Deus no corpo e espírito. I Co. 6:19-20. Por isso, devemos aperfeiçoar a separação nos afastando da imundícia da carne e do espírito. II Co. 7:1. Fazendo isso, nos apresentaremos a Deus como obreiros aprovados e que não se envergonham do seu viver. II Tm. 2:15.

Hebreus 3:15-19. A incredulidade é a causa dos judeus não adentrarem ao repouso. Para melhor compreendemos essa passagem, devemos entender que ela refere-se aos israelitas que não puderam gozar da bênção física na Canaã (terra prometida). Ou seja, nada tem a ver com a posição eterna dos salvos em Cristo Jesus. O crente tem certeza da Vida Eterna e sabe que nunca perderá – I Jo. 5:13. O salvo tem a bem-aventurada certeza que já tem a vida eterna, pois, tudo aquele que o Pai dá ao Filho, jamais será lançado fora. Jo. 6:37. Temos a confiança de que ao recebemos Cristo como nosso Salvador pessoal, entregamos nossa alma e nosso espírito aos cuidados remidores do Senhor, e nos tornarmos filhos do Altíssimo. Jo. 1:12. Mas não é uma crença qualquer em Jesus. Há milhões de pessoas que acreditam em Jesus Cristo, até os demônios creem. Tg. 2:19. Cremos que Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar da culpa e penalidade do pecado. I Co. 15:3 e Ro. 4:25. O motivo central para que os judeus não adentrassem a terra prometida foi a incredulidade, ora, sem fé é impossível agradar a Deus. Hb. 11:6. Podemos concluir esse capítulo fazendo alguns questionamentos:


Você tem endurecido o coração?

Você tem sido obediente a Palavra de Deus? Ou obedece aos seus próprios desejos?

As respostas a cada questionamento é individual e deve ser feita do crente para com Deus.

Devemos analisar o nosso viver e buscar de forma disciplinada uma vida pautada nos princípios bíblicos, sabendo que isso agradar a Deus. Cada vez mais devemos nos despojamos do velho homem e nos revestirmos do novo homem. Ef. 4:21 24. Devemos permanecer na fé e nos provarmos, mas, com a certeza de que não seremos reprovados. II Co. 13:5-6.


Referencias bíblica: Bíblias ACF.e LTT;

Pr. Walter Costa

Esperança-PB, 26 de Junho de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário