domingo, 17 de julho de 2022

Ensinamento 9. Leitura Bíblica: Hebreus 5:1-10




Hebreus 5:1-5. O sacerdote humano era escolhido por Deus e rodeado de fraquezas. O sumo sacerdote, ocupava a posição de mais elevada responsabilidade e mais sagrada no judaísmo. Primordialmente, o sumo sacerdote desenvolvia o trabalho de supervisão do serviço no templo e atuava como líder espiritual do povo judeu. Somente o sumo sacerdote poderia adentrar ao Santo dos Santos (a área mais interna e sagrada do antigo Templo de Jerusalém , acessível apenas ao sumo sacerdote israelita). O sumo sacerdócio deveria ser passado de pai para filho, a menos que o filho fosse incapaz de servir. Após o falecimento de Aarão, o trabalho foi assumido por seu filho Eleazar . E depois por Finéias , filho de Eleazar. Nm. 18:7. De acordo com a tradição judaica, 18 sumos sacerdotes serviram no Templo de Salomão ( 960-586 AC ) e 60 no Segundo Templo (516 AC - 70 DC ). Desde aquela época, não houve nenhum sumo sacerdote judeu, pois o sacrifício nacional foi permanentemente interrompido com a destruição do Segundo Templo. O sumo sacerdote era constituído por Deus para interceder pelos homens, oferecendo dons e sacrifícios. Hb. 8:3. Além de apresentar sacrifícios pelos judeus o sumo sacerdote deveria também apresentar por si mesmo, pois, como era homem estava rodeado de fraqueza. Hb. 7:28. Lembrando que, esses sacrifícios, serviam apenas para a justificação da carne e não aperfeiçoava aquele que fazia a oferta, nem aquele pelo qual era entregue a oblação. Hb. 10:10-14.

Hebreus 5:5-6. Cristo sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque. Nessa passagem, começamos a entender a conexão que o autor do livro de Hebreus (apóstolo Paulo) faz no tocante ao sacerdócio de Cristo. No contexto dos versos anteriores, vimos que o sumo sacerdote deveria ser escolhidos entres os homens. V1.Então, a partir de agora de forma inspirada, ele provará que Cristo atendeu a todos os critérios determinados na Lei para exercer a função de sumo sacerdote. Ou seja, para exercer tal função era necessário ser homem, por isso, mesmo Deus, gerou o Seu Filho nascido de mulher. Sl. 2:7 e Lc.1:31-33. Cristo só não herdou o pecado. Hb. 4:15. Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Melquisedeque, cujo nome significa “rei da justiça”, era um rei de Salém (Jerusalém) e sacerdote do Deus Altíssimo. Gn. 14:18-20 e Sl. 110:4. O súbito aparecimento e desaparecimento de Melquisedeque no livro do Gênesis é um tanto misterioso. Melquisedeque e Abraão se encontraram pela primeira vez após a vitória de Abraão contra Quedorlaomer e seus aliados. Abraão presenteou Melquisedeque com um dízimo (um décimo) de todos os itens que ele havia reunido. Por este ato, Abraão indicou que reconhecia Melquisedeque como um sacerdote que tinha uma posição espiritual mais elevada do que ele. Podemos afirmar que Melquisedeque é um tipo de Cristo. Este tema é repetido no livro de Hebreus, onde Melquisedeque e Cristo são considerados reis da justiça e da paz. O escritor de Hebreus eleva o perfil de Melquisedeque a uma figura de Cristo pré-encarnado. O dízimo de Abraão a Melquisedeque também confirma sua grandeza. Hb. 7:3-4.

Hebreus 5:7. Orações e súplicas de Cristo. Era responsabilidade do sacerdote oferecer orações e suplicas em favor do povo judeu. Jesus fez muito mais do que os sacerdotes, pois além de oferecer orações intercessórias, Ele se entregou em sacrifício para salvar todo aquele que nEle crer. É impossível a humanidade caída compreender o tamanho do sacrifício que Cristo fez pelos pecados do mundo. Ro. 5:6-8. Cristo, sendo o eterno Criador do mundo, que deixou de lado Sua glória celestial para ser feito na forma de um homem, para que pudesse levar uma vida perfeita, morrer uma morte substitutiva. Cristo levou sobre Si o castigo que era para ser aplicado a nós. Is. 53:4-6. A situação do homem natural sem Cristo é algo terrível e assustador. Ro. 3:23 e Ro. 6:23. Por esse motivo era necessário o sacrifício expiatório. Então Deus em Sua infinita bondade escolheu dar o Seu Filho amado para resgatar os crentes com o Seu próprio sangue. I Pe. 1:18-19. Portanto o único CAMINHO que resta ao pecador é a morte de um substituto e não poderá ser qualquer substituto e sim aquele aprovado por Deus. Jo.1:29. Ou seja, Cristo é o nosso suficiente Salvador, Mediador. Conservador e Intercessor. I Tm. 2:5/ Jd. 1:1 e Hb. 7:25.

Hebreus 5:8-10. A obediência de Cristo e a causa da eterna redenção dos crentes. O nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, mesmo sendo Deus não cogitou de usar a Sua autoridade divina, justamente pelo contrário, esvaziou-se deste poder, não agradando-se a Si mesmo, sendo obediente até a morte naquela maldita cruz. Fp. 2:6-8. A morte na cruz era algo tenebroso na cultura judaica, a pessoa que era pendurado no madeiro era considerado como um maldito. Dt. 21:23. Cristo se fez maldição por nós. Gl. 3:13. Naquela maldita cruz Cristo levou sobre Si os nossos pecados. I Pe. 2:24. Jesus Cristo foi um servo justo e fiel a Deus. Ninguém podia culpá-Lo de algum pecado. As pessoas fazem sacrifícios e obras buscando, desta forma se justificarem perante Deus, enganam-se por completo, pois os filhos de Deus recebem a justiça de Deus, através da obra dAquele que não conheceu o pecado e que se manifestou para tirar os nossos pecados. II Co. 5:21 e I Jo. 3:5. O Nosso Senhor Jesus Cristo estava ciente do que representava, quando afirmou que daria a Sua vida pelas ovelhas, notadamente Ele deu a vida, não foi obrigado a fazer este ato e sim cumprindo com obediência à perfeita vontade do Pai. Jo. 10:15-18. Cristo recebeu as nossas transgressões e nossas iniquidades. Is. 53:5. Devemos ter cauterizado em nossas mentes que somos culpados, através do pecado pela morte de Jesus Cristo, porém apesar de sermos culpados Ele ressuscitou para nos justificar. Ro. 4:25. A obra expiatória de Cristo foi suficiente para nos vivificar e perdoar nossos pecados, aquela cédula que nos era contrária foi riscada e cravado com Jesus naquela maldita cruz. Cl. 2:13-14. A morte vicaria de Cristo é a causa da nossa eterna redenção. Ef. 1:7. Não há a menor hipótese de encontrarmos a redenção fora de Jesus e Seu sangue redentor. Cl. 1:14. Essa redenção é eterna e gratuita, para os que a recebem, porém o Redentor pagou um preço altíssimo para resgatar o pecador do inferno. I Pe. 1:18-19. O pecador remido sabe que está indo para céu porque Deus já lhe deu vida eterna. Ele não está esperando receber a vida eterna, ele já a tem, a vida eterna como uma possessão presente. I Jo. 5:12-13. Temos a certeza de salvação por que Deus afirma que todo aquele que crer em Cristo TEM A VIDA ETERNA. É impossível que Deus minta Hb 6:18.

Consulta on line com relação a Melquisedeque: www.gotquestions.org/Melchizedek.html

Referencias bíblica: ACF e LTT.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB, 17 de Julho de 2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário