domingo, 10 de julho de 2022

Ensinamento 8. Leitura Bíblica: Hebreus 4:12-16.


 


Hebreus 4:12. A Palavra é viva e eficaz. A Palavra de Deus é a verdade revelada. A Bíblia não é uma coleção de escritos religiosos antigos. A Bíblia é literalmente a palavra de Deus, o verdadeiro “livro dos livros”, temos uma coletânea de 66 livros, 39 no Antigo Testamento, escrito em hebraico e com pequenos trechos em aramaico, e 27 no Novo Testamento, escrito em grego, que juntos formam as Sagradas Escrituras. Diante disso, surge quase que naturalmente o seguinte questionamento: Como pode a Bíblia ser a palavra de Deus, se foram mãos humanas que a escreveram? A resposta é bastante óbvia, Deus tem um plano para ensinar as suas criaturas, pois, elas são dependente dEle, também é mister considerar que a mente humana é finita e limitada e em hipótese alguma conseguiria alcançar, por sim mesmo, as maravilhas do infinito conhecimento de Deus. Caso o Criador não houvesse revelado o Seu plano aos homens. A humanidade estaria em um estado de ignorância, acerca de, Sua personalidade; Sua graça; Seus propósitos; não entenderíamos a Sua vinda na carne, Seu sacrifício e ressurreição, entre outras maravilhosas verdades contidas nas Sagradas Escrituras. Jo. 17:17 e Jo. 14:6. Através da Bíblia, Deus nos revelou que até mesmo a natureza glorifica as maravilhas e grandezas do Senhor. Sl. 19:1-2/ At. 14:17 e Ro. 1:20. A Bíblia foi essencialmente escrita por Deus. II Tm. 3:16. A Palavra de Deus é viva, porque Ele é o Deus vivo que nos dá vida e em Quem estão as PALAVRAS da vida eterna. Jo. 6:68 e I Pe. 1:23. A Palavra de Deus é poderosa e tão penetrante que é capaz de penetrar os mais profundos segredos e pensamentos dos homens. É tão penetrante que é apta para separar a alma do homem do espírito nascido de novo e consegue separar as intenções dos pensamentos. Lembre-se a Palavra de Deus não volta vazia e faz o que apraz ao Senhor. Is. 55:11.

Hebreus 4:13. Não há nada encoberto para Deus. A natureza caída do homem acredita que pode esconder algo de Deus. As Sagradas Escrituras mostram com frequência, que é inútil tentar se esconder de Deus. Quando Adão e Eva caíram tentaram inutilmente se esconder de Deus. Gn. 3:8-10. Caim tentou esconder de Deus o assassinato de Abel. Gn. 4:9. Jonas acreditou que conseguiria fugir da vontade de Deus escondendo-se em um navio. Jn 1:1-4. Para Deus nada está encoberto. Muitos acreditam que podem viver na prática do pecado “oculto”. Mas, absolutamente nada pode ser escondido do Senhor dos Exércitos. É impossível esconder pensamentos e atitudes pecaminosas de Deus. Não podemos esconder nossos motivos ocultos dEle. Sl. 90:8. Ele até sabe o que estamos pensando antes de abrirmos a boca, e se não os externarmos, o Senhor já tem registrado o que está em nossos pensamentos. Ele discerne nosso silêncio interior. Jr. 16:17. Nossa natureza pecaminosa pode até enganar outras pessoas. I Sm.16:7, mas não podemos enganar a Deus. Sl.44:21. Sabemos que todo e qualquer ser humano terá o seu encontro com Cristo, e nesse compromisso o Senhor irá expor toda a nossa vida, então, Ele julgará as nossas ações, Para os perdidos a condenação e o lago de fogo. Mt. 7:21-23 e Ap. 20:12-15. Já para os salvos diante do Seu tribunal, Cristo tomará conta das nossas ações e atos praticados abertamente ou encobertamente. II Co. 5:10 e I Co. 3:11-15.

Hebreus 4:14. Jesus é o grande sumo sacerdote. Na Lei judaica o sumo sacerdote era o responsável pela administração dos sacrifícios. No sistema sacrificial existiam vários propósitos, sendo a expiação do pecado o mais importante. Hb. 5:1-3. Somente o sumo sacerdote tinha permissão para entrar no Santo dos Santos – a morada de Deus – e somente no Dia da Expiação. Hb. 9:6-7. Quando a Bíblia diz que Jesus Cristo é o Grande Sumo Sacerdote, mostra-nos a suprema excelência e suficiência de Cristo. Ele (Cristo) é o maior de todos os sacerdotes, ninguém pode ser comparado à Sua grandeza. O autor de Hebreus está declarando que Jesus Cristo é maior do que Arão e do que os sumos sacerdotes levíticos, porque Ele não é aquele que entra no Santo dos Santos apenas uma vez por ano e asperge sangue para expiar seus próprios pecados e depois os do povo. Cristo sem pecado entrou uma vez no santuário e efetuou uma eterna redenção. Hb. 9:11-12. Cristo foi elevado aos céus. Atos 1:9. E vive para interceder por aqueles que através da fé em Sua obra se achegaram a Deus. Hb. 7:25.

Hebreus 4:15. Cristo em tudo foi tentando, porém, não pecou. Os três primeiros Evangelhos que são conhecidos como Sinópticos (relativo ou referente a sinopse; que permite ver de uma só vez as diversas partes de um conjunto; sintético, resumido; sinótico). Relatam as tentações do nosso Senhor Jesus Cristo. Mt. 4: 1-11; Mc. 1: 12-13 e Lc. 4: 1-13. Porém, não devemos imaginar que essas foram suas únicas tentações. Lucas nos diz que: “acabando o diabo toda a tentação”, se afastou de Jesus. Lc. 4:13. Em Sua estadia na terra Cristo foi semelhante a todos nós. A Bíblia nos mostra que Ele veio à semelhança da carne pecaminosa" e não "à carne pecaminosa" podemos definir melhor "à semelhança da carne" Ele era ao mesmo tempo homem semelhante aos demais, porém, sem pecado. II Co. 5:21 Na verdade, Ele se identificou tão intimamente com todos nós que foi feito pecado por nós e pagou o preço terrível, o castigo que nos trouxe a paz foi lançado sobre Cristo. Is. 53:4-6.

Hebreus 4:16. Cheguemos com confiança ao trono da graça. Quando colocamos a nossa total confiança no Senhor, notadamente os frutos aparecerão e teremos uma vida frutífera e abençoada. Jr. 17:7-8. Aqueles que confiam no Senhor, serão inabaláveis como o monte de Sião. Sl. 125:1. E com alegria louvaremos ao nosso Salvador. Sl. 33:1. A confiança nos traz a verdadeira paz, que excede ao entendimento humano, cremos e confiamos perpetuamente no Senhor. Fp. 4:7 e Is. 26:3-4. O crente sabe que Deus é a sua fortaleza nos tempos de angústia Sl. 37:39-40 e Hb. 13:6. Estamos na carne e muitas vezes, não entendemos o agir de Deus em nossas vidas. Mas, a alma do crente deve espera tão somente no Senhor. Sl. 33:20. Talvez, um dos maiores desafios do salvo é o de entrega o caminho ao Senhor, confiando inteiramente, que Ele fará sempre o melhor. Sl. 37:5-6. Bem-aventurado os que esperam no Senhor, pois, terão as suas forças renovadas. Is. 40:29-31 e Sl. 146:5.

Esperança-PB. 10 de Julho de 2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário