Hebreus 5:11. Negligentes no ouvir. O apóstolo Paulo (escritor do livro aos Hebreus) mostrou nos versículos anteriores que o Messias prometido deveria ser humano, e demonstrou que Jesus cumpriu todos os requisitos do Rei e do Sumo Sacerdote. Nos versos de 11 a 14, houve uma mudança repentina na linha de desenvolvimento da carta. Ele volta a expor a negligência dos hebreus que estavam recebendo a Palavra de Deus de modo negligentes. Hb. 2:1. Vejam bem, que a exortação não diz respeito a intelectualidade dos crentes hebraicos. A crítica aqui não é que esses cristãos sejam pouco inteligentes ou incapazes de entender. Em vez disso, eles são descuidados com sua fé. Lc. 8:8. Existem três explicações plausíveis para o não entendimento de algumas passagens das Escrituras. 1. O ministrante não está capacitado. 2. O assunto por si só é de difícil compreensão e 3. Os ouvintes são negligentes nos ouvir. Nessa passagem, o Espírito Santo através do escritor mostra que a falha estava nos receptores. Literalmente temos a ordem para NÃO sermos ouvintes esquecidiço. Lc. 8:18 e Tg. 1:23-25. O propósito desta advertência é fornecer subsídio para que o crente possa se firmar na fé Bíblica e não se deixar seduzir pelos falsos ensinos. Ou seja. Devemos nos atentar para o que está testificado nas Escrituras. II Pe. 1:19-21 e I Pe. 1:10-12. O crente deve aceitar a Palavra de Deus, clamar por conhecimento e inteligência, buscá-lo como quem busca um valioso tesouro, fazendo isso, ele terá entendimento e conhecimento de Deus. Pv. 2:1-6.
Hebreus 5:12. A negligência gera fragilidade. Quando o Senhor nos resgata da nossa vã maneira de viver. I Pe. 1:18, Ele espera que cresçamos e tenhamos condição de explicar a razão da nossa esperança. I Pe. 3:15. Ou seja, o crente Bíblico fundamentalista, conservado por Cristo, deve ser capaz de defender os ensinamentos contidos nas Sagradas Palavras de Deus, demonstrando a sua crença inabalável aos que estão de fora. Esse fato, o capacita para “demolir argumentos e toda pretensão que se opõe ao conhecimento de Deus. II Co. 10:4-6. Na batalha devemos ser fortes e ao mesmo tempo manso e humilde. É de suma importância o soldado ter em mente, que o intuito não destruir e sim libertar aqueles que estão presos nos laços do inimigo. II Tm. 2:25-26. Quando manejamos de modo Bíblico a Palavra da verdade. II Tm. 2:15, nos tornamos capazes de responder prontamente sobre a bem-aventurada esperança que há nós. Tt. 2:13-14. O salvo deve deixar os rudimentos da doutrina de Cristo, ensinamentos iniciais do alimento com leite. I Pe. 2:2, e prosseguir para a perfeição. Hb. 6:1. Apesar de o salvo ser o templo do Espírito Santo. I Co. 3:16. Alguns crentes, não conseguem ter crescimento espiritual e continuam meninos alimentando-se apenas de leite, não suportando o alimento sólido. I Co. 3:1-3, a Bíblia nos manda que sejamos meninos na malícia e adultos no entendimento. I Co. 14:20. Quando ocorre a maduridade espiritual torna-se mais difícil nos enganarmos com ventos doutrinários. Ef. 4:14 e I Co. 13:10. Em outras palavras, muitos crentes deveriam ensinar os rudimentos aos perdidos, mas, por negligência, comportam-se como crianças. Seguem os rudimentos do mundo, Cl. 2:8.
Hebreus 5:13. O negligente não está preparado. O salvo em Cristo Jesus é exortado a batalha pela fé que uma vez foi entregue aos santos. Jd. 1:3. Para que isso ocorra, faz-se mister que o crente esteja devidamente instruído na Santa Palavra de Deus, contudo isso não poderá ocorrer quando ele é negligente no aprender, pois ainda é menino e por este motivo não está pronto para a batalha. A guerra do Crente não é contra a carne ou sangue e sim contra as hostes do maligno. Ef. 6:11-12. Logicamente, devemos nos aperfeiçoar para servirmos ao Senhor, então devemos nos fortalece através do estudo e meditação das Sagradas Escrituras. A Bíblia tem tudo quanto é necessário para a edificação e aperfeiçoamento dos santos. Ef. 4:12 e II Tm. 3:16-17, porém para essa edificação ser perfeita temos que seguir, com extremo zelo o que nela está escrito. Jamais em hipótese alguma, o crente deve deixar o que está escrito no Livro Sagrado para seguir intuições, sentimentos e experiências pessoais. I Co. 4:6. Quando desprezamos por meio do desleixamento o aprendizado da Palavra de Deus não teremos crescimento e somos levados a seguir doutrinas estranhas que para nada se aproveitam. Hb. 13:9.
Hebreus 5:14. O discernimento do bem e do mal, vem em decorrência da dedicação. O conhecer das Sagradas Escrituras nos capacita e evitamos o erro de sermos enganados pelo falso evangelho. No momento em que o Senhor semeia a boa semente (trigo), o Diabo começa a trabalhar no mesmo campo. O sagaz inimigo lança a semente falsa (joio), que aparentemente é semelhante ao trigo com o intuito de provocar desordem, confundir e neutralizar o crescimento do trigo. Mt. 13:24-25. O salvo em obediência ao Senhor tem por costume e regozijo o hábito de ler a Bíblia, isto irá torná-lo sábio para discernir o certo do errado. O aviso dado pelo apóstolo Paulo aos irmãos da Galácia é claro como cristal, não devemos seguir o evangelho maldito. Não se engane o evangelho de Satanás é muito parecido com o verdadeiro e continua levando multidões de perdidos para o lago de fogo e enxofre. Gl. 1:6-8. Isto significa que, aquele que nasceu em espírito, passou a ser filho de Deus e foi iluminado com o verdadeiro conhecimento, tornou-se participantes da vocação celestial e da natureza divina. Hb. 3:1 e I Pe. 1:4, deve busca a cada dia conhecer a Palavra de Deus escrita, tendo a Bíblia como regra de fé e prática, agindo desta forma torna-se poderoso em seu agir, sendo capaz de advertir, aconselhar, avisar e repreender aqueles que andam em caminhos errados. Tt. 1:9. Sempre dentro do contexto bíblico, não apenas o pastor, mas todo crente batista como atalaia (sentinela, vigia, guarda) da palavra de Deus, tem a obrigação de preservar firme e fielmente a verdade, sempre conforme a sã doutrina, fazendo isso seremos capazes de convencer aqueles que são contrários ao ensinamento puro e verdadeiro. Reter (guardar, conservar) a Sã Doutrina tira do homem a possibilidade de modificar a comunicação feita por Deus. O resultado final, é que o crente através do costume da leitura e meditação da Palavra de Deus, torna-se apto para distinguir entre o bem e o mal. Isso é mais do que apenas dilemas morais – é também uma referência para saber a diferença entre o ensino verdadeiro e piedoso e a fé mundana e falsa. I Tm. 6:3-6.
Referencias bíblica: ACF.
Pr. Walter Costa
Esperança-PB, 24 de Julho de 2022.
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