domingo, 15 de maio de 2022

Esboço Bíblico da epístola de Filemom. Ensinamento 2. Leitura Bíblica: Filemom 1:10-25.

 



Filemom 1:10-12. Pedido em favor de Onésimo. Após uma breve introdução de que faria um pedido especial a Filemom. Vs. 8-9. O apóstolo intercede pelo seu filho na fé Onésimo. Cabe ao crente zeloso pelas Escrituras, questionar a respeito desse filho na fé gerado por Paulo quando estava preso. O que a Bíblia mostra de Onésimo é que o mesmo era um escravo fugitivo que pertencia a Filemom um fiel e amado cooperador do apóstolo. V. 1. O nome Onésimo significa “útil”, e era um nome comum dado aos escravos da época. Podemos aferir de modo bíblico, que Onésimo era um pecador inútil que envergonhou ao seu senhor ao fugir. Ponto a refletir e nós antes de Cristo éramos o que? Ro. 3:10-12. Após a conversão Onésimo passa da condição de escravo fugitivo para a condição de amado e fiel irmão. Cl. 4:9. Esse fato, reflete a transformação efetuada pelo Espírito Santo no pecador remido.

Filemom 1:13-14. O poder transformador do Evangelho. Notamos no contexto da carta, que Onésimo estava com Paulo em Roma, não há uma explicação bíblica para tal fato. Mas, sabemos que o mesmo foi alcançado pelo Evangelho e que passou de escravo inútil a irmão e servo útil do Senhor. Essa afirmação, nos mostra que a graça redentora de Cristo é manifesta a todos os homens. Tt. 2:11. Qualquer tipo de pessoa pode ser alcançada pelo Evangelho e ser conduzida pelo Espírito Santo ao arrependimento. II Pe. 3:9. O evangelho é uma boa notícia, na qual Deus através do Seu Santo Espírito mostra ao pecador que ele está condenado e que não poderá fazer nada para se salvar, então de modo miraculoso ele crer plena e totalmente no trabalho de redenção e justificação que Cristo terminou na cruz Cristo é a propiciação pelos nossos pecados. Jo19:30 e I João 2:2.

Filemom 1:15-16. Separado por um momento e mantido para sempre. Paulo explica a Filemom que o escravo que houvera fugido, agora era um irmão na fé e esse fato tem duração eterna. Ou seja, a fuga de Onésimo fez com que ele encontrasse com Cristo e se tornado filho de Deus e para o Senhor não há acepções de pessoas. Gl. 3:27-29. Essa passagem retrata de modo Escriturístico o perfeito plano de salvação e redenção do pecador. Do mesmo modo que em Onésimo foi encontrado vagando longe da casa do seu dono. Cristo nos encontrou com ovelhas desgarradas longe do Pastor. Is. 53:6 e I Pe. 2:25. O que é o plano de salvação de Deus. Deus através de Sua longanimidade e benignidade propôs segundo o beneplácito de Sua vontade, um plano para conduzir o pecador ao arrependimento. Ro. 2:4. Neste plano, Ele permitiu a morte do Seu Filho para salvar todo aquele que nEle crer. Jo. 3:16. Deus tornou-se carne e viveu entre nos. Jo. 1:1 e 14. Não conheceu o pecado e se fez pecado por nós. Hb. 4:15 e II Co. 5:21. Notadamente, o Senhor age como nosso Advogado junto ao Pai.  I Jo. 2:1. Assim como Filemom recebeu Onésimo por conta de Paulo, assim Deus nos recebe por causa do que Cristo é e do que Ele fez por nós. Ef. 1:5-7.

Filemom 1:17-19. Paulo roga que Filemom recebe Onésimo com se fora ele. A expressão companheiro mostra o grau de intimidade entre Paulo e Filemom esse sentimento (intimidade) é a base sustentadora de um relacionamento pessoal profundo. Então, Paulo faz uma solicitação bem peculiar a Filemom que ele deveria receber Onésimo de volta em sua casa como ele receberia Paulo. Se fosse Paulo voltando para a casa de Filemom, ele teria uma recepção calorosa, uma saudação afetuosa, um belo jantar e com certeza uma cama confortável. Ele está dizendo a Filemom para dar as boas-vindas a Onésimo da mesma maneira. Para concluir Paulo comprometeu-se pessoalmente a pagar a dívida de Onésimo. Esse compromisso fortalece o pedido de Paulo no sentido de que Onésimo fosse libertado. É impossível saber detalhes sobre a fuga do escravo Onésimo e tudo aquilo que eventualmente se diga seria mera especulação. Para enfatizar ainda mais o pedido Paulo assina com a própria mão o compromisso assumido perante Filemom.

Filemom 1:20-21. A confiança de Paulo em Filemom. Vejam bem irmãos, em momento algum Paulo deu ordem a Filemom, porém apenas sugeriu que o seu amado cooperador recebe o escravo fugitivo com irmão em Cristo. Nisso, o apóstolo demonstra toda a sua confiança na integridade e caráter de Filemom. Pois, estava certo que ele atenderia o seu pedido, de maneiro ainda melhor do que era esperado por Paulo. Esse versículo nos faz refletir sobre a nossa obediência a vontade do Senhor, será que estamos fazendo mais do que o Senhor espera de nós? Hb. 6:9-10. Será que estamos firmes constantes e abundantes na obra do nosso Senhor? I Co. 15:58. Recebemos gratuitamente a dádiva de sermos feitos filhos de Deus. Jo. 1:12 e por este motivo o mínimo que podemos fazer é buscar viver segundo os ensinamentos contidos na Sagrada Escritura. A firmeza, a constância e abundância são três atributos que deveriam transpassar a vida do crente, pois assim sendo evidenciam a nossa salvação. Lembrem-se não fazemos isso para sermos salvos e sim por que somos salvos. Mt. 5:16.

Filemom 1:22-25. Orientações e saudação final. Paulo conclui a epístola orientando a Filemom prepara-lhe pousada, pois esperava vê-lo em breve. Além da orientação, Filemom recebeu saudações dos irmãos que estavam com Paulo na prisão. A comunicação entre os irmãos é algo que deve ser praticado e buscado por todos os crentes em todas as dispensações. Hb. 13:16. O apóstolo tinha um modo peculiar de encerramento de suas epístolas que era desejando que a graça de Cristo estivesse com o espírito daquele que recebeu a carta. Mais do que todos Paulo sabia que a graça do Senhor e quem nos faz triunfar. I Co. 15:10.

Referencias bíblica: ACF e LTT.

Pr. Walter Costa.

Esperança-PB, 16 de maio de 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário