domingo, 1 de maio de 2022

Ensinamento VI. Leitura Bíblica: Tito 3:8-15



Tito 3:8. Aplicando-se às boas obras. A Palavra de Deus ensina que aqueles que creram em Deus, devem se aplicarem às boas obras. Esse fato é advindo, de sermos criados em Cristo, com um intuito, realizarmos boas obras que Deus preparou para andamos nelas. Ef. 2:10. As Escrituras de forma clara mostram que o destinatário, pessoa designada para realizar as boas obras, são aqueles que já foram justificadas pela fé em Cristo, e salvas pela graça. Hb. 6:9-10. Obviamente nem todo salvo produzirá obras dignas de galardão. I Co.3:11-15. Quando somos chamados a servir, não devemos nos preocupar se seremos ou não capazes de realizar a missão que nos foi passada, o nosso Deus nos aperfeiçoará para fazermos a Sua vontade Hb. 13:20-21. O desejo do nosso Pai é que sejamos aperfeiçoados para a obra do Seu ministério. Ef. 4:12. Quando Paulo afirma que as boas obras são proveitosas aos homens, não significa retorno material, mas a doutrina sã e saudável que é benéfica para todos, principalmente para crentes. Afinal, não existe a menor conjuntura de haver pregação Bíblica, sem a manifestação da verdade. II Co. 4:2.

Tito 3:9. Não devemos entrar em questões loucas. Nessa passagem, Paulo repete basicamente a mesma exortação que passou a Timóteo. I Tm. 1:4. O apóstolo por diversas vezes orienta aos crentes, para não darem ouvidos a fábulas criadas pelo falso ensinamento. I Tm. 4:1 e 7/ II Tm. 4:4 e Tt. 1:14. Devemos falar em conformidade com a Sã Doutrina e não segundo fábulas criadas astuciosamente pelo inimigo. Tt. 2:1. Contendas vem de uma palavra grega "ereis" referindo-se a argumentos ou debates. Em outras palavras, Tito naquela época e os crentes atuais, não devem se envolverem em questões que não sirvam para a edificação. O Novo Testamento dá muitas instruções positivas para defender a fé Bíblica.. I Pe. 3:15-16

Tito 3:10. Não devemos lançar pérolas aos porcos. O conselho que Paulo dá a Tito, e a outros cristãos neste versículo, é rejeitar um homem rebelde depois de um primeiro e um segundo aviso. Quando não fazemos isso, estamos simplesmente jogando pérolas aos porcos. Mt. 7:6. A ordem de não lançar suas pérolas aos porcos não significa que devemos nos abster de pregar o evangelho. Afinal essa é uma missão que nos foi confiada pelo Senhor. Mc. 16:15. Podemos afirmar que, esta ordem foi a mesma dada aos apóstolos quando o Senhor os enviou para pregar a chegado do reino dos céus as ovelhas perdidas de Israel. Mt. 10:11-14. Como atalaias da proclamação do Evangelho de Cristo não podemos de forma alguma deixar de anunciar todo o conselho de Deus. Atos. 20:26-27. Mas, se você se dirigir a uma pessoa e tentar compartilhar a beleza da revelação de Deus e ele faz ouvidos de mercador (significa «fingir que não ouve, ouviu; fazer-se desentendido; não querer ouvir; não prestar atenção). Nesse caso, você pegaria as coisas preciosas de Deus e as exponham ao desprezo. Lembre-se ao homem herege depois de falamos duas vezes devemos evitá-lo.

Tito 3:11. O herege já está em si mesmo condenado. Precisamos ter sabedoria, discernimento e prudência no momento de levamos a Palavra aos perdidos. Pv. 2:11 e Jd. 1:22.. Temos a obrigação de pregamos o Evangelho, a tempo e fora de tempo. I Co. 9:16 e II Tm. 4:2. Porém, essa obrigação tem limites a serem observados e um deles é não jogar fora o precioso tesouro da Palavra de Deus para aqueles que não obedecem ao Evangelho de Cristo. Esses por si mesmos já estão condenados e padecerão o eterno castigo. II Tes. 1:8-9.

Tito 3: 12-13. Recomendações a Tito. Os versículos 12 e 13 inicia as recomendações finais e a conclusão da carta de Paulo a Tito. O apóstolo comunica ao seu filho segundo a fé comum. Tt. 1:4. Que enviaria Ártemas ou Tíquico até Creta. Ambos foram ministros do Evangelho Artemas não é referido em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Tíquico, entretanto, é mencionado em quatro outros lugares. Ele estava com Paulo em sua viagem da Grécia à Macedônia. Atos 20:4.. Tíquico estava com Paulo em Roma e entregou cartas a Éfeso. Ef. 6:21 e aos crentes de Colossos. Cl. 4:7. Paulo pede a Tito que se junte a ele em Nicópolis, uma cidade no lado oeste da Grécia. Aparentemente os responsáveis de levar a carta até Tito foram Zenas e Apolo. Zenas era um especialista na Lei judaica. Apolo, por outro lado, era grande orador que conheceu o Evangelho de Cristo através de Priscila e Áquila. Atos 18:24-26. Paulo enviou duas pessoas altamente qualificadas para ajudar a igreja ali. Parece que eles entregariam a carta e ministrariam a eles por um curto período.

Tito 3:14. Orientação aos crentes para não serem infrutíferos. Paulo novamente está encorajando os crentes a praticarem boas ações. O povo de Deus precisa estar ocupado trabalhando para o Senhor. Recebemos do próprio Cristo a autoridade de levamos o Evangelho aos perdidos e ensiná-los conforme nos foi mandado. Mt. 28:18-20. O que esperar então do novo homem? O mínimo esperado como obediência dos filhos é a dedicação as boas obras, pois isso é bom e proveitoso aos homens. Tt. 3:8. Sabendo que existirá crentes frutíferos e crentes infrutíferos e que até entre os que produzem frutos, não há uma produção homogênea. Mt. 13:23.

Tito 3:15. Saudação final. Paulo termina com sua frase usual: “A graça seja com vós todos”. Se havia uma palavra para resumir o ministério de Paulo, era a palavra "graça". Que era suficiente para Paulo e, com certeza, é suficiente para todos os crentes em Cristo Jesus. I Co. 15:10 e II Co. 12:9.


Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF.

Esperança-PB, 01/05/2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário