domingo, 22 de maio de 2022

Ensinamento 1. Leitura Bíblica: Hebreus 1:1-7

 



Autor: Esta obra que constitui uma fonte de estudo profundos e proveitosos, é atribuída ao apóstolo Paulo. Embora a própria carta não designe quem seja o seu autor. Alguns acham que Lucas foi o autor; outros sugerem que Hebreus tenha sido escrito por Apolo, Barnabé, Silas, Felipe, ou Áquila e Priscila. Independentemente de qual mão humana segurou a caneta, o Espírito Santo de Deus é o autor divino de toda a Escritura (II Timóteo 3:16); Portanto, Hebreus fala com a mesma autoridade canônica como os outros sessenta e cinco livros da Bíblia. Quando foi escrito: Provavelmente o livro foi escrito por volta de 65 dC. O livro de Hebreus é caracterizado por mencionar continuamente a superioridade de Cristo, tanto de Sua pessoa como do Seu trabalho ministerial. Uma vez que, muitos dos primeiros crentes judeus, estavam voltando aos rituais do judaísmo a fim de escaparem da crescente perseguição. Esta carta, então, é uma exortação para esses crentes perseguidos a continuarem na graça de Jesus Cristo. Esta epístola nos diz que Jesus Cristo é melhor do que aquilo que qualquer mera religião tem a oferecer. Toda a pompa e circunstância da religião empalidecem em comparação com a pessoa, trabalho e ministério de Jesus Cristo. É a superioridade do nosso Senhor Jesus, então, que continua a ser o tema desta eloquente carta.

Hebreus 1:1. Como Deus falou a humanidade. A epístola de Hebreus começa fazendo uma referência à comunicação de Deus com a humanidade. A carta foi escrita principalmente para crentes judeus (povo hebraico) contudo o seu conteúdo deve ser absolvido por todos os crentes da dispensação da graça. No passado (antigamente) Deus falou através dos profetas, devemos entender que os profetas falaram o que Deus queria dizer e não a vontade deles. II Pe. 1:20-21. Deus não nos enviou a Sua Palavra, através de uma mensagem confusa. Os profetas são homens inspirados por Deus para dizer exatamente o que Deus deseja que eles digam, mas Deus faz isso de uma forma que sua personalidade e habilidades de comunicação não sejam anuladas. II Tm. 3:16. Revelação é aquele ato de Deus pelo qual Ele mesmo Se revela e comunica verdade à mente das Suas criaturas, manifestando a elas aquilo que não poderia ser conhecido de nenhum outro modo”. A revelação de Deus divide-se em geral e especial: Revelação geral de Deus é endereçada e acessível a toda criatura que possue condição intelectual, para entendê-las e tem por objetivo persuadir a alma a buscar o verdadeiro Deus (mas, se o homem não creu nela, por que teria Deus que lhe dar mais e melhor luz? Se a deu, foi por pura graça.). Sl 8:1-3; 19:1-3; Is 40:12-14; At 14:15-17; Rm 1:19-21. A revelação especial de Deus ocorre: • ocorre Em Cristo, Ele é a suprema revelação de Deus. Cl 1:15 e Cl. 2:9. Fez-se necessária, porque o homem não respondeu às outras revelações. Cristo é a melhor prova da: existência, natureza, e vontade de Deus!. Resumidamente nada mais há ser revelado ou falado.

Hebreus 1:2. Cristo herdeiro e Criador do mundo. Ao afirmar que Cristo foi constituído herdeiro, significa a condição de primogênito de toda a criação. Cl. 1:15. Jesus é o unigênito filho de Deus. Jo. 1:18 e Jo. 3:16. Em Cristo foram criadas todas as coisas. Essa afirmação, é uma prova cabal da Divindade de Jesus, ou seja, o Criador não pode ser uma Criatura. Apenas o Deus Eterno tem poder para manipular a matéria de tal maneira que a substância pode vir do nada. Gn. 1:1. Quando a Bíblia afirma “todas as coisas” está afirmando que Cristo criou tudo (no céu e na terra, visível ou invisível). Literalmente Cristo foi o agente realizador de todas as coisas. Jo. 1:1-3.

Hebreus 1:3. Cristo é a expressa imagem de Deus. Essa afirmação nos mostra que Cristo em Sua natureza humana é a revelação visível do Deus invisível. João 1:14. Uma pergunta a ser feita é: Quem é Jesus Cristo? O próprio Senhor nos respondeu claramente quando esteve em Seu ministério terreno. Jo.14:8-9 e Jo. 10:30. Algumas seitas propagadoras de doutrinas de demônios, negam a divindade de Cristo, tratando-O como um Deus ou um espírito. Esse ensinamento não encontra respaldo nas Escrituras, que mostram Cristo como sendo verdadeiramente Deus. I Tm. 3:16. Jesus Cristo tem os atributos que somente Deus pode possuir. Santo. Só Deus pode ser santo. O Senhor Jesus Cristo é santo. Hb. 7:26 e I Jo. 3:5. Todo-poderoso – Somente Deus pode ter todo o poder. Jesus Cristo tem todo o poder. Mt. 28:18 . Onipresente – Somente Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Mesmo quando ele estava em corpo na terra, ele também estava no céu. Jo. 3:13 Onisciente – Só Deus pode saber tudo. Jo. 2:24-25 e Cl. 2: 2-3. Ele é um com o Pai. Jo. 10:30 e I Jo. 5:20. Ele é chamado de Deus. Jo 1:1/Jo 20:28 e Rm 9:5.

Hebreus 1:4-5. O mais excelente dos nomes. Mesmo sendo Deus. Cristo humilhou-se a Si mesmo. Ele foi exaltado em consequência da Sua obediência. Fp. 2:8-11. Portanto o nome de Cristo hoje está sobre todo principado, poder, potestade e domínio, fato é que na eternidade o nome do nosso Senhor e Salvador também estará acima de qualquer outro nome. O mundanismo (apesar de tentar) jamais terá um nome maior do o de Cristo. Podemos afirmar que, a posição de Jesus no céu O coloca "muito acima de todo governo, autoridade, poder e domínio". Cl. 2:10. A grandeza de Seu nome também se estende por todos os tempos e eras. Paulo não dá margem para sugerir que o poder e autoridade de Cristo podem ser igualado ou superados por outra pessoa. “hoje te gerei” faz referência ao Salmo 2:7, que se refere a um rei recém-coroado como "gerado". Nesse contexto, o significado estava assumindo poder e autoridade

Hebreus 1:6-7. Os anjos de Deus devem adorar ao Senhor Jesus. Os anjos são exemplos de adoração, não objetos de adoração. Os anjos recebem a ordem de adorar o Messias porque Ele é superior a eles. Em Apocalipse encontramos o registros dos anjos glorificando ao Senhor Jesus Cristo. Ap. 5:11-12. Essa afirmação Bíblica que os anjos são inferiores a Jesus desmontam a tese dos testemunhas de Jeová que afirmam que Jesus é um anjo. (No livro Os Fatos Sobre as Testemunhas de Jeová, consta na pergunta “Quem é Jesus para as Testemunhas de Jeová?” (a partir da página 24), que as TJs ensinam que Jesus Cristo é o arcanjo Miguel, portanto, também um anjo).-Os anjos certamente desempenharam um papel significativo no Antigo Testamento. Eles ajudaram na entrega da Lei a Israel, e às vezes eram enviados como mensageiros de Deus a profetas selecionados, a quem Ele usava como instrumentos para fornecer uma revelação progressiva de Seu plano redentor para a humanidade. Os anjos são seres espirituais que Deus criou para serem Seus servos. 

Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB, 22 de Maio de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário