domingo, 29 de maio de 2022

Ensinamento 2. Leitura Bíblica: Hebreus 1:8-14.


 

Hebreus 1:8-9. A supremacia de Cristo. Vimos nos versos 6 e 7 que Deus criou os anjos como mensageiros a serviço do Rei. Porém, através da inspiração do Espírito Santo, o autor do livro de Hebreus faz uma referência ao Salmos 45:6-7. Essa passagem do Antigo Testamento anuncia a vitória final do Messias.  Embora este salmo possa ser considerado em certo sentido para ser falado a um rei terreno, e em louvor a ele, também é revelado nesses versículos de Hebreus como um escrito profético dirigido ao Messias que Deus havia prometido enviar a Israel. Jesus Cristo é o Alfa e o Ômega; O começo e o fim; O Primeiro e o último. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Ap. 1:8. Por cetro da justiça podemos compreender a retidão perfeita do Senhor, o qual tem como sustentáculos do Seu trono a justiça e o juízo. Sl. 89:14. O Espírito Santo ungiu a Cristo para realizar a Sua obra redentora, o plano de redenção de Deus foi estendido apenas à humanidade, e não aos anjos. O plano de salvação de Deus foi oferecido apenas à raça caída da humanidade, e o próprio Deus na Pessoa de Jesus Cristo tornou-se nosso parente Redentor para que pudéssemos ser redimidos por meio de Seu precioso sangue. Is. 61:1-3.

Hebreus 1:10. Todas as coisas são obras das mãos de Cristo. O crente na Bíblia tem convicção plena que Cristo realizou a criação – Ele foi o agente. Hb. 1:1-2. Além de criar Cristo sustenta todas as coisas pela palavra de Seu poder. Todas as coisas foram obras das mãos de Cristo. Sl. 102:25-27. Ele dá existência a todas as coisas. Cl. 1:17. A ideia principal contida nesse versículo é que Jesus não é uma criatura e sim o próprio Criador. Jo.1:1-3. Ou seja, Cristo é a manifestação completa e final do Deus eterno ao homem mortal. Fp. 2:6-9. Essa passagem mostra também que Cristo jamais foi um anjo ou arcanjo como proferem as Testemunhas de Jeová, afinal os anjos foram criados por Ele.

Hebreus 1:11-12. Cristo permanecerá eternamente. Cristo estava lá no início, quando criou o céu e a terra. Jo.1:1. E Cristo estará lá no fim dos tempos, quando o céu e a terra desaparecerem. Cristo é o nosso Deus Criador e todas as coisas que existem são as obras de Suas mãos; no entanto, somos informados de que essas “coisas” perecerão e ficarão velhas – assim como uma roupa velha precisa ser descartada. A primeira criação é transitória. Este primeiro céu e terra serão destruídos pelo fogo. II Pe. 3:10. Deus mudará tudo, mas, Cristo sempre será o Governante Supremo. Ap. 22:3. Vejam bem, o primeiro e a primeira terra que foram criados pelas mãos de Cristo envelhecerão e serão exterminados, porém Cristo que é o Verbo Eterno permanecerá eternamente. Essa verdade e gratificante aos crentes, pois somos o Seu povo e ovelhas do Seu pasto e por este motivo e por Sua eterna graça nós também contemplaremos um novo céu e uma nova terra, onde Deus limpará dos nossos olhos toda a lágrima e extinguirá todo o sofrimento. Ap. 21:1-4.

Deus é eterno não teve início nem terá fim, então a imortalidade que somente Deus tem é algo inato de Deus, um atributo que é somente seu, enquanto anjos e humanos tem uma imortalidade doada por Deus, Deus sempre foi imortal, Ele não passou a ser Ele sempre foi. I Tm. 6:16.

Hebreus 1:13. Jesus nunca foi um anjo. O objetivo principal do primeiro capítulo de Hebreus é provar que Jesus não é um anjo. Em vez disso, Ele é Eterno, Imutável e Supremo em Sua autoridade. Em outras palavras, o Messias prometido no Antigo Testamento é na verdade o próprio Deus. Este versículo cita o Salmo 110:1, onde ao Prometido é dado o lugar de honra final: a "destra" de Deus. O escritor de Hebreus está usando essa passagem com o mesmo propósito de Jesus. Cristo também citou o Salmo 110:1 (Mateus 22: 41–46; Marcos 12: 35–37), A superioridade de Cristo sobre a multidão angelical é indiscutível. Em nenhum lugar encontramos Deus declarando às Suas hostes criadas de anjos:Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos [por] escabelo dos teus pés. Em vez disso, ouvimos o decreto do Senhor Deus: ' que todos os anjos de Deus O adorem'. Hb. 1:6. Esta posição de honra é estendida somente ao Senhor Jesus Cristo – pois somente Ele é digno - somente Ele é o Deus Todo-Poderoso – somente Ele morreu e ressuscitou para vencer Satanás o pecado, a morte e inferno. I Co. 15:54-57

Hebreus 1:14. Os anjos são ministro de Cristo.  Os anjos são seres espirituais envolvidos em muitas tarefas diferentes, e parte da obra dos anjos é servir, ou ministrar aos crentes de maneiras diferentes. A palavra grega para “ministrar” refere-se a estar a serviço de outros. Apesar dos ministérios que os anjos realizam para os crentes, é importante lembrar que o Senhor dos Exércitos é nosso Salvador, e Ele é quem os envia. Os anjos não agem por conta própria, nem são oniscientes ou onipresentes. Os santos anjos cumprem as ordens de Deus. É somente Deus que merece o louvor e a glória pelas orações respondidas, encorajamento, proteção e serviço que os anjos prestam aos crentes. Sl. 148:5. Podemos assim dizer que, os anjos são servos executando as ordens somente do Deus trino, nunca dos homens. Mesmo quando as ordens de Deus aos Seus anjos são em favor dos homens, elas são segundo a soberana vontade e o plano de Deus. Sl. 103:20-21 e Sl. 91:11-12.


Consultas: https://dailyverse.knowing-jesus.com. E https://www.bibleref.com/

https://www.gotquestions.org/ministering-spirits.html.

Bíblia LTT comentários.


Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário