domingo, 8 de maio de 2022

Esboço Bíblico da epístola de Filemom. Ensinamento 1. Leitura Bíblica: Filemon 1:1-9.





Quando foi escrito: A epístola de Filemon foi escrito pelo apóstolo Paulo por volta de 60-61.dC.

Filemom 1:1. Paulo prisioneiro de Cristo. Paulo se autodenomina "prisioneiro de Jesus Cristo". Isso se refere ao período de prisão domiciliar por volta de 60-62 DC em Roma. Atos 28: 30-31. Nesse versículo Paulo, repete a afirmação feita aos irmãos de Éfeso, quando afirmou ser prisioneiro de Cristo. Ef. 3:1. O que significa ser um prisioneiro de Cristo Jesus? Apesar de ter sido prisioneiro dos Romanos, por vários anos Paulo não diz que estava preso a eles e sim que era prisioneiro de Cristo. O amor e a dedicação de Paulo ao Evangelho de Cristo, o fez passar diversas aflições e tribulações. II Co. 11:23-28 e II Tm. 1:8. A epístola é destinada a Filemon, que segundo Paulo era um colaborador do Evangelho. O apóstolo levou Filemon à fé em uma de suas visitas à Ásia Menor e ficou hospedado em sua casa quando esteve naquela região. Sabemos que Filemon era um cristão do primeiro século e proprietário de escravos que também hospedava uma igreja em sua casa, provavelmente em Colossos.

Filemom 1:2. Áfia e Arquipo. Áfia provavelmente era a esposa de Filemom. Assim, a carta não foi dirigida somente para ele, mas também para sua esposa. Isso mostra que, a Bíblia também presta honras às mulheres e que – no que se refere à fé cristã – não se levam em conta as aparências. Gl. 3.28. Já Arquipo era provavelmente filho de Filemon e Áfia. Em Colossenses 4:17, Arquipo é instruído a cumprir o ministério que Deus lhe deu. O apóstolo foi um grande evangelista e implantador de igrejas e como tal, sempre encorajava aos líderes locais a desempenharem o ministério recebido, com dedicação e zelo. Exercendo com dignidade a mordomia lhes dada por Deus. I Co. 4:1-2 e I Pe. 4:10. Nos primeiros anos da igreja do Senhor era comum o ajuntamento ocorrer na casa de um determinado irmão.

Filemom 1:3-4. Gratidão e agradecimento do apóstolo pela vida e testemunho de Filemon. O agradecimento a Deus e as orações pelos irmãos e por cada igreja é algo comum nas epístolas de Paulo, II Co. 11:28.. Paulo, agradece a Deus pela vida do irmão Filemom. O exemplo, de orar pelos irmãos é algo que todo crente deve receber como exortação e pôr em prática. Esse fato, não quer dizer longas orações, muitas vezes Paulo apenas fazia menção a uma certa igreja ou pessoa. Ro. 1:9 e Cl. 1:3.Vemos aqui a importância dos santos estarem em agradecimento a Deus por cada irmão. II Ts. 1:3-4 e Tg. 5:16.

Filemom 1:5. A firmeza da fé de Filemon. Paulo elogia a fé e o amor de Filemom mostrando que ele estavam realmente olhando para o Autor e Consumador da Fé. Hb. 12:2 e I Co. 3:11.. Deus nos ensina, através de sua Palavra, que devemos amar os irmãos da mesma forma que Ele nos amou. Jo. 13:34. O maior de todos os frutos espirituais é o amor, por este motivo ele não poderá ser fingido. I Pe. 1:22 Afinal o amor é o vínculo da perfeição. Cl. 3:14.

Filemom 1:6. A comunicação da fé. Paulo estava orando para que seu querido amigo Filemon fosse uma testemunha eficaz ao compartilhar sua fé com outras pessoas. Quando o apóstolo faz referência a comunicação da fé, refere-se a importância do testemunho que Filemom e os crentes da atual dispensação devem comunicar a todos. I Tm. 6:12. Quando o crente tem um amadurecimento espiritual a comunicação da sua fé é apresentada a todos de um modo natural, que o fará ter discernimento Bíblico sobre o que certo ou errado. Hb. 5:14. Nunca compreenderemos a extensão total das incríveis riquezas da insondável graça de Deus que são descobertas em Jesus Cristo, nosso Senhor, mas quanto mais O conhecermos, mais eficaz será nossa vida e testemunho diante de Deus e dos homens. Cl. 1:9-10.

Filemom 1:7. Paulo elogia o amor de Filemom. Filemom era um homem rico de Colossos que veio à fé em Cristo por meio do ministério de Paulo e se tornou um amigo querido do apóstolo. Este versículo também é um adorável testemunho do desenvolvimento do caráter cristão de Filemom, pois notícias haviam chegado aos ouvidos do apóstolo de que outros crentes estavam sendo revigorados por meio do ministério de Filemom. Que alegria para Paulo, que não apenas conduziu este homem a Cristo, mas recebeu notícias de seu progresso espiritual contínuo em sua vida cristã, o qual estava cheio dos frutos da justiça. Fp. 1:10-11. O versículo 7 marca o final dos elogios a pessoais a Filemom. Nos próximos versos, ele fará seu apelo para que Onésimo seja perdoado e libertado da escravidão.

Filemom 1:8-9. Introdução ao pedido para perdoar Onésimo. Ao apresentar seu pedido, Paulo não ordena Filemom, mas “apela” a ele “com base no amor” V9. Além disso, ele pede a Filemom que faça uma “boa ação” que é “voluntária e não algo forçado” V14. Paulo tinha confiança suficiente em Cristo, para dar uma instrução específica a Filemom para fazer o que é certo, em conexão com seu escravo fugitivo, Onésimo, que havia recentemente se tornado um crente. Naquele tempo os escravos fugitivos eram frequentemente capturados e executados, o pedido de súplica de Paulo deve ter tocado o coração e a consciência de todos os que o leram, incluindo Filemom, pois era uma bela ilustração da posição trocada de um pecador condenado, que era uma vez morto em delitos e pecados, mas agora é um homem redimido, que nasceu de novo, foi declarado justo aos olhos de Deus e recebeu honras celestiais além da imaginação. Assim como Onésimo foi um fugitivo sob a condenação justificada de Filemom, houve um tempo em que éramos escravos do pecado e sob a justa condenação de Deus. Ro. 6;19-22. Mas pela graça de Deus por meio da fé, fomos perdoados de nossos erros e nosso pecado não é mais lembrado. Ef. 2:8-9 e Cl. 2:13-14.

Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.

Esperança-PB,08 de Maio de 2022.




Nenhum comentário:

Postar um comentário