domingo, 24 de abril de 2022

Ensinamento V. Leitura Bíblica: Tito 3:1-7.




Tito 3:1. Sujeição as autoridades e preparados para a boa obra.
Estamos vivendo tempos, onde as autoridades perderam o respeito daqueles que deveriam estar em submissão as mesmas (a grande maioria por serem incompetentes e/ou corruptas). Portanto, qual deve ser o comportamento dos crentes diante das autoridades? Veremos que Paulo expõe que a obediência do crente não é propriamente ao indivíduo governante, mas à autoridade governamental no exercício de sua função. Neste sentindo, afirmamos que a obediência está literalmente relacionada ao cumprimento das leis. Ou seja, devemos submissão às autoridades devido a lei. I Pe. 2:13-15. O crente pode e deve desobedecer a autoridade quando ela exigir dele aquilo que é devido a Deus como por exemplo, adoração ou quando quiserem nos impedir de propagar o evangelho de Jesus Cristo, que foi o caso dos apóstolos em Atos 5:28-29. Um exemplo claro de obedecer a Deus encontramos em Sadraque, Mesaque e Abednego, que não se prostraram a estátua de Nabucodonosor. Dn. 3:19-27. Para concluir o versículo Paulo exorta aos crentes a estarem preparados para toda boa obra. Ef. 2:10. Nesse contexto, afirmamos que o modo (modelo) bíblico para; desempenharmos a ordem do Senhor é envolver-se com o Seu corpo (que é a igreja) e desempenhar a sua justa operação no organismo vivo que é a igreja de Cristo. Ef.4:12-16.

Tito 3:2. O crente não deve ser contencioso. Significado de Contencioso: 1.Ter contenda. 2. Disputar acaloradamente. Dirigir provocações. 3. Competir; disputar a primazia, influir, atacar. 4. Provocar polêmicas. Litigar. A Palavra de Deus exorta aos salvos a fugirem das contendas. Pois, ao servo do Senhor não é conveniente ter contendas de palavras, nosso agir deve justamente no sentido de evitá-las. II Tm. 2:14 e II Tm. 2: 23-24. O sentimento contencioso não advém do alto, portanto é terreno, animal e diabólico. Tg. 3:14-16. Em lugar da contenda o crente deve mostrar mansidão que é um dos frutos do Espírito. Gl. 5:22. O crente deve DEIXAR o trato passado. Ef. 4:22, onde as decisões eram tomadas através da escuridão das trevas, sem nenhuma preocupação com o Espírito que habita nele e TORNAR-SE NOVO, demonstrando através do bom trato as obras de mansidão e sabedoria. Tg. 3:13.  

Tito 3:3. A situação anterior dos salvos. Essa passagem mostra-nos a nossa condição anterior a Cristo. Literalmente estávamos mortes entregues ao pecado e condenados a perdição. A palavra para morto em grego é nekros, que significa literalmente um cadáver ou cadáver. O apóstolo faz uma perfeita comparação, quando descreve não apenas a natureza dos descrentes, mas também a impossibilidade dos mesmos, corrigirem e reconhecerem a sua própria condição. Jo. 3:36. Estando, indica uma ação continuada, que permanece acontecendo. O pecador necessita de Cristo para vivificá-lo. Cl. 2:13 e Jo. 5:21. Este estado de morte espiritual (separação da vida e comunhão de Deus) é manifestado pelo pecado. Ro. 6:23. Uma pessoa que está espiritualmente morta está separada de Deus, estando sujeita ao poder demoníaco do príncipe das potestades do ar. A vontade do perdido está condicionada ao “deus” desse século. II Co. 4:4. Àqueles que estão na carne são inimigos de Deus. A inclinação da carne e morte, já a inclinação do Espírito é vida. Ro. 8:5-8. Vejam bem, a vida daqueles que não experimentaram o novo nascimento. Jo. 3:3-5, é dominada por sua natureza pecaminosa, voltada única e exclusivamente para satisfazer os desejos dessa natureza. Ou seja, éramos servos do pecado e fazíamos coisas, que após o novo nascimento nos envergonharmos de tê-las feito Ro. 6:20-21.

Tito 3:4. A benignidade e o amor de Deus. A benignidade do Senhor é o fato determinante que leva o pecador ao arrependimento. Ro. 2:4. Jesus Cristo, veio ao mundo para salvar os pecadores e não recebe ajuda dos mesmos para salvá-los. I Tm. 1:15-16. Sabemos que Deus não tem prazer na morte dos ímpios. Ez.33:11 e por este motivo é longânimo para com os pecadores. II Pe. 3:9. Vejam bem, o amor de Deus é dispensado a toda humanidade e não apenas um determinado grupo de pessoas. Existe uma enorme confusão no que diz respeito ao termo predestinação, principalmente no sistema religioso denominado calvinista, que apregoa que algumas pessoas foram predestinadas para salvação e outras para a condenação. Teoria totalmente contrária aos ensinamentos das Sagradas Escrituras, que afirma que Deus amou (no passado) o mundo e entregou o Seu filho unigênito para salvar todo aquele que nEle crer. Jo.3:16.

Tito 3:5-6. O crente é salvo pela misericórdia do Senhor. As falsas doutrinas implantadas por falsos profetas que ensinam enganos. Mt. 7:15 e II Tm. 3:13, pregam que através de obras como participar de uma igreja, ser dizimista, ser batizado, participar da ceia, ser um bom religioso, não perder um culto, a purificação total em carne, etc. é possível que Deus estenda a sua graça aos praticantes de tais atos. Uma verdadeira aberração, pois se fosse possível conquistar à graça a mesma mudaria de nome, já que algo conquistado de modo algum pode ser gratuito. Ro. 11:6. Não existe nenhuma possibilidade do HOMEM conquistar a salvação com base em obras, a única forma de o pecador arrependido ser resgatado é Jesus Cristo, não há salvação fora dEle. Atos 4:10-12. Também devemos enfatizar, que a obra da graça é perfeita, não necessita de complemento e não poderá ser desfeita. Jesus recebe o pecador do Pai e de maneira nenhuma o lançará fora. Jo. 6:37 e Jo. 10:29. A salvação inclui “a lavagem da regeneração”. Isso se refere à limpeza espiritual que ocorre quando uma pessoa é aceita a Cristo na salvação. Nesse momento, a vida de uma pessoa é “regenerada” ou "feita nova". O Espírito Santo renova nossas vidas quando chegamos à fé em Cristo. Esta frase não implica batismo ou uma experiência emocional.

Tito 3:7. Justificados pela graça de Deus. Sabemos que a justificação nos torna justos e passamos do fato de sermos inimigos ao benefício de gozar a paz com Deus. Ro. 5:1 e Cl. 1:20-22. Muitos dos que não conhecem a verdadeira graça, sempre questionam e depreciam a santificação do Espírito. II Tes. 2:13 e I Pe. 1:2. Pondo obras ou obediência como prova da graça salvadora é um ledo engano, nossa fé em Cristo e o que nos justifica. I Co. 6:11 e Ap. 22:11.

Referencias bíblica: ACF e LTT.

Esperança-PB, 24 de abril de 2022.

Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário