domingo, 5 de junho de 2022

Ensinamento 3. Leitura Bíblica: Hebreus 2:1-9


 

Hebreus 2:1. Atentar com mais diligência. Em seus comentários iniciais, o autor de Hebreus enfatizou a superioridade de Jesus. Isso incluía a superioridade de Sua revelação sobre a dos profetas. E Sua superioridade sobre os anjos. Agora, ele nos alerta para atentarmos com mais diligência para as coisas que ouvimos. Antes de prosseguirmos vamos compreender o significado de Atentar (Por em execução, empreender, começar) e Diligência (Interesse ou cuidado aplicado na execução de uma tarefa, zelo, agilidade). Nós ouvimos o que Jesus fez, o Filho eterno de Deus fez a purificação dos pecados. Hb. 1:3. Irmãos, Cristo anunciou o Evangelho que é a palavra da salvação à qual devemos prestar mais atenção. Literalmente temos a ordem para NÃO sermos ouvintes esquecediços. Tg. 1:23-25. O propósito desta advertência é fornecer subsídios para que o crente possa se firmar na fé Bíblica e não se deixar seduzir pelos falsos ensinos. Ou seja. Devemos nos atentar para o que está testificado nas Escrituras. II Pe. 1:19-21 e I Pe.1:10-12.

Hebreus 2:2. Transgressão e desobediência receberam a retribuição. Essa passagem nos leva a Palavra de Deus dada a Moisés através da mediação dos anjos. Gl. 3:19 e Atos 7:35. O contexto desse versículo diz respeito ao fato de que aqueles que transgrediram e desobedeceram a mensagem falada pelos anjos receberam a justa retribuição. Por este motivo, os crentes de Hebreus (e os da atual dispensação) foram advertidos para não negligenciarem a Palavra do Senhor. Hb. 5:11-12. Sabemos que os falsos mestres transtornam as Escrituras para a sua própria perdição. II Pe. 3:15-16.

Hebreus 2:3-4. Devemos atentar para tão grandiosa salvação. O escritor de Hebreus nos diz que a grandeza dessa salvação foi primeiro, proclamada pelo próprio Cristo. Mc. 1:14. Depois confirmada por testemunhas oculares e autenticada por Deus por meio de uma variedade de sinais. Atos 5:12 e Mc. 16:20. Dito isso, podemos concluir que essas advertências não estão ensinando a possibilidade de que alguém que foi renovado e regenerado pela obra do Espírito Santo e que anda com Cristo pode perder essa salvação. Hb. 6:4-6. Com certeza não é esse o ensinamento contido na passagem e em outras partes de Hebreus. Aqui, Paulo não têm a intenção de encher os crentes de dúvidas e suspeitas a cada passo sobre nossa caminhada com Cristo. Afinal quem crer nEle não é confundido. Ro. 10:8-11. Porém tem como objetivo de nos impulsionar a viver uma vida casta, atentando-nos para as coisas eternas. II Co. 4:16-18 e I Co. 15:19. A humanidade está vivendo tempos estranhos onde a busca pelo temporário é maior do que a busca pelo eterno. Então, nós como crentes temos a obrigação de andarmos na contramão do mundo. Cl. 3:1-3. Não podemos amar o mundo e suas concupiscências. I Jo. 2:15-17. O olhar dos salvos é sempre para Cristo. Hb. 12:2. O crente tem a obrigação (não é opcional) de glorificar a Deus no corpo e espírito. I Co. 6:19-20. Por isso, devemos aperfeiçoar a separação nos afastando da imundícia da carne e do espírito. II Co. 7:1.

Hebreus 2:5. Cristo é o Senhor de todos. Nesta passagem, o escritor continua seu ponto principal de que Jesus é superior aos anjos e seu propósito central é mostrar que Deus, na forma de Jesus, assumiu uma forma humana para se opor perfeitamente ao poder de Satanás e do pecado. Isso permitiu que Jesus chamasse a humanidade de “irmãos” e servisse como um sumo sacerdote perfeito e definitivo. Cl. 2:15. O mundo futuro, significa o novo céu e nova terra, os quais o Senhor prometeu aos crentes. Ap. 2:11 e II Pe. 3:13.

Hebreus 2:6-7. Cristo feito menor do que os anjos. A frase “em certo lugar”, é uma referência a algo nas Escrituras que os leitores da carta de Hebreus certamente eram conhecedores de tal passagem. Os versículos 6 e 7 fazem menção ao livro de Salmos 8:4-6. Este Salmo louva a Deus por usar Sua criação – os seres humanos – para governar a terra, em vez de governá-la diretamente. A criação do homem foi gloriosa e ele recebeu muitos privilégios, o principal foi o fato de ser criado a imagem e semelhança de Deus. Gn. 1:26. Deus criou a humanidade e deu a ela poder e autoridade, apesar do pecado. Cristo esteve em semelhança ao homem, mas continuou tendo autoridade sobre a criação. Essa passagem, em particular, depende fortemente do uso do termo “filho do homem” pelo salmista , que o povo judeu associava ao Messias. Dn. 7:13-14. Quando a Bíblia fala que Cristo foi feito “menor do que os anjos” significa que o sacrifício de Cristo exigiu que Ele deixasse de lado Sua glória por um tempo.. Para cumprir tudo o que Deus havia proposto em Seu plano redentor – e assim Cristo, deixou Seu lar celestial: e foi feito um pouco menor do que os anjos – feito à semelhança do homem pecador, mas sem pecado. Ou seja, quando Cristo assumiu a natureza humana inferior aos anjos ficou sujeito a paixão da morte. Fp. 2:6-8.

Hebreus 2:8-9. Todas as coisas estão sujeitas a Cristo. Em decorrência da Sua obediência Cristo foi exaltado de tal modo que nada ou ninguém, em lugar algum poderá ser superior a Ele. Ef. 1:21. Cristo não se exaltou, Ele foi exaltado por Deus para que em tudo tenha a preeminência. Em Cristo foram criadas todas as coisas, para Ele e por Ele. Foi por meio da morte sacrificial de Cristo e da gloriosa ressurreição que Ele se tornou preeminente entre os homens. Ele tem a preeminência (Qualidade de preeminente, do que ocupa o lugar mais elevado ou está acima dos demais; excelência, vantagem, distinção. [Por Extensão] Cuja perfeição é inquestionável; que é divino ou superior: a preeminência de Deus). Cl. 1:16-19. O escritor de hebreus volta a destacar a humanidade de Jesus, ao afirmar quer Ele ficou sujeito a morte, sendo que essa morte ocorreu em prol daqueles que creriam na Sua obra expiatória. Vejam bem, Deus tornou-se carne e viveu entre nos. Jo. 1:1 e 14. Cristo não conheceu pecado e se fez pecado por nós. Hb. 4:15 e II Co. 5:21. Como Deus executa o Seu plano. A salvação é condicionada a fé e o arrependimento. At. 16:31 e Lc.13:3. O único requisito para a salvação é crer. Jo. 5:24. Notadamente, os nossos pecados são a causa da morte de Cristo. I Co. 15:-1-3 e Is. 53:4-5

Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB, em 05 de Junho de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário