sábado, 27 de abril de 2024

Ensinamento 16. Leitura: Apocalipse. 9:13-21.





Apocalipse 9:13. O soar da sexta trombeta. Vimos que no primeiro AI, os homens incrédulos foram atormentados por 150 dias pelos gafanhotos, sendo que não fora permitido tira-lhes a vida. O soar da sexta trombeta, trará terríveis consequências para a humanidade caída. O julgamento, desencadeado pelo toque da sexta trombeta, causará a morte de uma terça parte da população que resta na terra. Conforme descrito no livro de Êxodo, o altar do templo tinha quatro projeções curvas nos cantos. Ex. 27:1-2. 

Apocalipse 9:14-15. Liberdade para os quatro anjos presos no rio Eufrates. A voz que vinha do altar ordenou que o sexto anjo, libertasse quatro anjos que estão presos no rio Eufrates. O rio Eufrates, é um dos quatro braços que surgiram a partir do rio que saía do Éden para regar o jardim. Gn. 2:10-14. Esta visão, mostra o segundo ai dos três “ais”. Ap. 8:13. A libertação de quatro anjos, significa que grande tribulação atingirá os quatro cantos da terra. Ap. 7:1. Mas, afinal, qual seria o propósito da libertação desses quatro anjos caídos? O motivo pelo qual esses seres foram libertos e mostrar ao homem caído que a Palavra de Deus será cumprida. Dn. 12:1 e Mt. 24:21-22. A Escritura, deixa claro que todo aquele que rejeitar Cristo e não receber a Sua Palavra será julgado pela própria Bíblia. Jo. 12:47-48. Os demônios que foram soltos, estavam preparados para matarem um terço da população mundial. Quando ocorrerá a grande tribulação? Não cabe aos crentes da atual dispensação a preocupação de saberem quando tais eventos ocorrerão. Atos 1:7. Pois, não seremos participantes deles. A nossa preocupação deve ser com as almas dos homens que não creem no Evangelho de Cristo. II Tes. 1:8-10. Por este motivo devemos anunciar as boas novas (salvação em Cristo Jesus) que deu a Sua vida em resgate de muitos. Mt. 20:28. Cristo, liberta a alma do pecador do engano. Sl. 72:14. O incrédulo terá um triste fim, sofrerá o dano da segunda e terrível morte, no grande trono branco, aquele que não estiver com o nome escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo. Ap. 20:12-15. A Bíblia, ensina que o filho do homem não veio destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. Lc. 9:56.

Apocalipse 9:16. O exército da destruição. A soltura dos quatro anjos é o fato determinante para a formação de um vasto exército, jamais visto na terra. O número dos guerreiros da destruição é de duas miríades de miríades. Uma miríade é 10.000. Portanto, 2 vezes 10.000 vezes 10.000 = 200.000.000 (duzentos milhões). O apóstolo destaca com exatidão o tamanho do exército da destruição. No período no qual João escreveu o livro das Revelações de Jesus Cristo, era impensável a formação de um exército tão numeroso. De acordo com historiadores, a população mundial em 95 dC não chegava a duzentos milhões. Atualmente (2022) existem nações com populações totais seis ou sete vezes maiores, como, por exemplo, China (1.433.783.692) e Índia (1.366.417.756). De acordo com o contexto, dos versículos seguintes esse exército é composto por criaturas demoníacas.

Apocalipse 9:17-19. Uma terça parte dos homens é morta pela ação do fogo, fumaça e enxofre. O apóstolo, continua a descrever a sua visão. Ele faz uma descrição detalhada do exército composto por criaturas demoníacas. João descreve os cavaleiros vestindo couraças da cor do fogo, jacinto e enxofre. As cabeças dos cavalos lembram as cabeças dos leões. Podemos comparar essa descrição com a aparência dos gafanhotos libertados do abismo. Ap. 9:7-8. Das bocas dos cavalos saíam três substâncias com alto poder destrutivo: Fogo, fumaça e enxofre. Essas três substâncias, causará a morte de uma terça parte dos homens. Essa, é segunda vez que a humanidade é atingida mortalmente, na primeira ouve a morte de um quarto da humanidade. Ap. 6:7-8. Ou seja, a tribulação até agora reduziu pela metade a população da Terra. A inalação da fumaça é terrível para o sistema respiratório do homem, imagine esse efeito associado ao da queima do enxofre. As cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas com fogo e enxofre. Gn. 19:24-25. A destruição dessas cidades é um vulto (sobra) do que ocorrerá com aqueles que vivem impiamente. II Pe.2:6.

Apocalipse 9:20-21 Não há espaço para o arrependimento no coração dos incrédulos. A humanidade de modo geral despreza as maiores riquezas advindas do Senhor, que são: BENIGNIDADE, PACIÊNCIA E LONGANIMIDADE. O coração, sem arrependimento do perdido, faz com que ele a entesoure ira para o dia da manifestação do juízo de Deus. Ro. 2:4-5. Na grande tribulação, mesmo diante de aflições e sofrimentos avassaladores, o homem caído não se arrependeram das suas obras más. A lista de pecados começa com a idolatria, o sofrimento não trouxe arrependimento, pois eles continuaram a sua adoração a demônios, seja ela consciente ou involuntária. I Co. 10:20-22. A palavra idolatria significa “culto a ídolos”. Essa palavra é uma transliteração do termo grego eidololatria, que é formado por duas palavras: eidolon e latreia. A primeira palavra, eidolon, significa “imagem” ou “corpo”, no sentido de representação da forma de algo ou alguém, seja imaginário ou real. Essa palavra deriva do grego eido, que significa “ver”, “perceber com os olhos”, “conhecer” ou “saber a respeito”, sobretudo transmitindo a ideia de “olhar para algo” e “saber por ver”. A segunda palavra é latreia, e significa “serviço sagrado” no sentido de “prestar culto” ou “adorar”. Quando unimos esses conceitos, podemos entender o significado da palavra idolatria: Como sendo a adoração a ídolos, que implica tudo aquilo que se coloca no lugar da adoração a Deus. Quando estudamos o que é idolatria, percebemos que sua prática é um pecado claramente repreendido e punido por Deus em toda a Bíblia. Ex. 20:4-5 e I Jo. 5:21. Os homens recusam o arrependimento e mantêm a sua confiança em ídolos que para nada se aproveita. Sl. 115:4-8. O rol de pecados elencados na passagem mostram a podreficação moral do homem natural e a sua incapacidade de enxergar os avisos dado por Deus. Essas pessoas, ficarão de fora da cidade santa e serão lançadas no lago de que arde com fogo e enxofre. Ap. 22:14 15 e Ap. 21:8.




Produzido em Setembro de 2022.


Pr. Walter costa


Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.


Aplicado na IBBF Esperança-PB, em 28/04/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário