domingo, 21 de abril de 2024

Ensinamento 15. Leitura: Apocalipse. 9:1-12.


 

Apocalipse 9:1. A 5ª trombeta, a estrela que caiu do céu e a chave do abismo. Após o aviso final, sobre as severas consequências do soar das próximas trombetas. João notifica que viu uma estrela que do céu caiu. Para melhor entendemos essa passagem faz-se mister duas considerações: estrela no contexto da passagem, refere-se a anjo e que a expressão verbal caiu encontra-se no passado. Ou seja, trata-se de um anjo caído. Quando as Escrituras fala sobre anjo caído, relaciona o mesmo a Satanás. Lc. 10:18. A estrela caída representa a condição eterna de Lúcifer, que ao se rebelar contra Deus perdeu a sua posição no céu. Is. 14:12-15. Ele recebe a chave do abismo, local designado para a prisão dos demônios. Lc. 8:30-31.

Apocalipse 9:2-3. O poço do abismo e os gafanhotos. Quando o anjo caído (Satanás) abriu o poço do abismo, fez-se uma grande coluna de fumaça, que escureceu o sol e o ar. Jl. 2:30. Dessa nuvem de fumaça vieram criaturas demoníacas em forma de gafanhotos e com o poder do escorpião. Os gafanhotos são conhecidos pelo poder de sua destruição. Ex. 10:12-15. Já os escorpiões possuem como a principal característica a picada rápida, que causa dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, algumas espécies possuem um veneno capaz de inflamar os nervos. V.5. Os efeitos da picada de um escorpião podem perdurar por diversos dias.

Apocalipse 9:4-5. O poder dado as criaturas demoníacas. Os demônios semelhantes a gafanhotos que foram libertos do abismo, foram instruídos a não danificarem a vegetação, mas apenas os incrédulos, aqueles que não têm o selo de Deus em suas testas. Ou seja, a quinta trombeta é direcionada à humanidade, com exceção daqueles que receberam o selo em suas testas, o que nos remete aos 144 mil das doze tribos de Israel. Ap. 7:3-4.  Ou seja, a ordem é destinada unicamente para os incrédulos. Não foi permitido que os gafanhotos tirassem a vida dos homens e sim que os atormentassem. Esse tormento durará 5 (cinco) meses, será um período de grandes dores, no qual os homens desejarão a morte, mas não lhes será permitido morrer. Mesmo diante de tanto tormento, os homens não se se arrependeram de suas más obras. Ap. 16:11. Apenas como referência, todo redimido do Senhor na dispensação da graca recebe o selo do Espírito Santo. Ef. 1:13 e Ef. 4:30.

Apocalipse 9:6. Os homens buscarão a morte. Esse será um período de tormento dos quais os incrédulos não poderão escapar. Eles desejarão a morte física, mas os seus desejos não serão atendidos. Algo parecido com a profecia de Jeremias contra Judá. Jr. 8:3. O grande dia do Senhor será terrível e nenhum incrédulo suportará. Jl. 2:11 e Ap. 6:16-17. Como essas pessoas não encontrarão arrependimento em seus corações, a morte física (que é a separação temporária do espírito/alma do corpo) não seria o fim do tormento, e sim o início do tormento eterno. Eles sofrerão do dano da segunda e eterna morte. Temos um exemplo Bíblico no Evangelho de Lucas, onde um homem que viveu todos os dias regalada e esplendidamente, morreu e foi para o inferno, onde estava em tormento. Lc. 16:23-26. No final da história humana, todo aquele que não recebeu Cristo como seu salvador pessoal será lançado no lago de fogo, onde sua agonia continuará eternamente. O que significa a separação para sempre de Deus. Ap. Ap. 20:1-15.

Apocalipse 9:7-10. A aparência dos gafanhotos. Nesses versículos, João destaca diversas características das criaturas demoníacas libertadas por Satanás do abismo. Ao lemos cuidadosamente a descrição feita pelo apóstolo, sobre o que ele viu quando o poço do abismo foi aberto é repugnante e adormentadora. Contudo, a pior parte está concentrada no seu carácter demoníaco e no seu propósito destrutivo. O profeta Joel usou terminologia semelhante para descrever a destruição que ocorrerá no dia do Senhor Jl. 2:1-5. Esses seres, estão preparados para danificar (causa danos, atormentar, atribular) os incrédulos. Deus que benigno e longânimo esperou o máximo que pode para que os homens se arrependessem. II Pe. 3:9. Contudo, a pecaminosidade do homem caído é tamanha que profanam o sangue do Cordeiro e preferem adorar a Besta. Hb. 10:29 e Ap. 13:13-15. João repete o que fora dito no versículo 5, que os gafanhotos agirão por cinco meses.

Apocalipse 9:11-12. O anjo da destruição. Quando João afirma que os gafanhotos possuem um rei sobre eles. Restou-se claro que não se trata do inseto, pois a Palavra de Deus mostra que os mesmos não são seguidores de um rei. Pv. 30:27. As criaturas demoníaca têm sobre sim um rei chamado Abadon ou Apollom . Estas são (respectivamente) as palavras hebraicas e gregas para “destruição ou tormento”. Este anjo do mal, Abadon, é Satanás, o diabo, a estrela caída que recebeu a chave do abismo. O grande projeto de Lúcifer e se exalta como se Deus fora, mas, o destino final do filho da perdição é o profundo abismo. Ap. 19:20 e Ap. 20:10.

Apocalipse 9:12. O alerta sobre os dois últimos ais. Esta passagem, é um separador entre o primeiro ai e o segundo. Quando o sexto anjo soar sua trombeta será o início de um novo tormento para os incrédulos. Esses acontecimentos, ocorrerão na grande tribulação que é um período de sete anos de grande sofrimento, aflições e tribulações sobre a raça humana que rejeitou Cristo e Seu Evangelho. Mt. 24:21. Nós os salvos da atual dispensação devemos ser extremamente gratos por Deus nos ter salvo da ira vindoura. I Tes. 1:10 e I Tes. 5:9.



Produzido em  Agosto de 2022.


Pr. Walter costa


Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.


Aplicado na IBBf Esperança-PB, em 21 de Abril 2024.



Nenhum comentário:

Postar um comentário