domingo, 7 de abril de 2024

Ensinamento 13. Leitura: Apocalipse. 7:1-17.

 


Apocalipse 7:1-3. Quatro cantos e quatro ventos. Após a abertura do sexto selo, onde houve uma grande devastação, na qual os homens da terra (grandes e pequenos) desejam a morte. Ap. 6:16-17. João, enxergar quatro anjos que estão com a responsabilidade de reter os quatro ventos. Visão parecida com a do profeta Daniel. Dn. 7:2. Os quatro cantos significam, o que conhecemos como pontos cardeis norte, sul, leste e oeste. I Cr. 9:24. Nessa passagem, entendemos que o Senhor faz uma breve pausa no Seu julgamento com um único intuito: marcar os servos do Senhor na testa. Veremos nos versículos seguintes 144 mil israelitas receberão em suas testa o selo visível do Cordeiro. Na atual dispensação os salvos também são selados com o selo do Espírito Santo. Ef. 1:13 e Ef. 4:30.
Apocalipse 7:4-8. Os 144 mil servos do Senhor. A literalidade das Escrituras, nos mostra que o 144 mil selados citados na passagem, que trata-se de israelitas literais e incontaminados. Ou seja, Deus escolherá 12 mil judeus de cada uma das tribos israelitas e ele servirão ao Cordeiro durante a tribulação. Ap. 14:1-4. Os Testemunhas de Jeová, antes de possuírem 114 mil pessoas em sua membresia, afirmavam que eles eram os 144 mil selados e que apenas esses iriam para o céu. Hoje eles afirmam que os 144 mil como seres espirituais imortais reinarão com Jesus Cristo no céu. Já os demais salvos (claro Testemunhas de Jeová) viverão na terra sobre o governo de Deus.
Apocalipse 7:9. Salvos no período tribulacional. Esse versículo destrói por completo a tese defendida pelos Testemunhas de Jeová, pois João vê uma multidão incontável de pessoas que estarão perante o Cordeiro em Seu trono. Ap. 4:1-3. O Amor de Deus é tão grandioso que mesmo durante o derramamento do cálice da indignação de Sua irá. Ap. 16:19. Deus, através da Sua interminável misericórdia, ainda fornecerá a oportunidade para os homens serem salvos. Mt. 24:14. Na grande tribulação o Evangelho será pregado por um anjo. Ap. 14:6-7. O apóstolo viu uma multidão, pessoas de todas as nações e tribos que tiveram os seus pecados limpos pelo sangue do Cordeiro e receberam roupas da salvação. Ap. 1:5 e Is. 61:10. Palmas nas mãos significa: Ramos de Palmeiras. Algo parecido com o que aconteceu na triunfal entrada do Senhor Jesus Cristo em Jerusalém. Jo. 12:12-13.
Apocalipse 7:10-12. Os redimidos proclamam à glória de Deus. Esse ajuntamento de pessoas salvas, sabem que foram purificadas pelo Cordeiro e receberam a Sua justiça. Fp. 3:9. Eles (os redimidos) adoram a Deus, pois são sabedores que o sacrifício expiatório do Cordeiro os livraram da condenação eterna, os pouparam de receberem a marca da besta, e por consequência ficaram livres de beberem o vinho da IRA DE DEUS. Ap.14:9-10. Os redimidos durante a grande tribulação glorificam a Deus, reconheceram através do entendimento advindo da fé, que somente Deus, por meio de Seu Filho Jesus, pode perdoar pecados e conceder a vida eterna. Não há salvação fora do Santo e Excelso Nome do Senhor Jesus Cristo. Is. 43:11 e At. 4:12. Os anjos que estavam ao redor do trono, e dos quatro animais, e dos anciões juntam-se a multidão de redimidos e glorificam e prestam adoração Àquele que só Ele é digno de receber honra e glória. Ap. 5:11-13. O único que merece ser exaltado e adorado em todas as gerações. Sl. 99:5. No versículo 12 os seres angelicais entonam em alta voz amém (que significa assim seja). Eles reconhecem através os atributos do único Deus e fonte de todas as bênçãos. Só Ele, merece honra e glória para todo o sempre. Ap. 4:11.
Apocalipse 7:13-14. Identificação dos salvos. Na continuação da revelação que foi dada por Cristo ao apóstolo João. Ap. 1:1. Um dos vinte e quatro anciões, faz uma pergunta e João, de modo sábio, apenas afirmou que o Senhor sabia. Verificamos aqui, a própria Palavra de Deus nos mostrando a importância do questionamento. Jr. 6:16. A resposta ao questionamento é dada pelo próprio ancião identifica que esta grande multidão são aqueles que foram resgatados na grande tribulação. V.9. Uma característica basilar, dos redimidos de qualquer época, é a transformação purificadora efetuada pelo sangue do Cordeiro, em todo aquele que nEle crer. Is. 1:18. A salvação inclui “a lavagem da regeneração”. Tt. 3:5. Isso se refere à limpeza espiritual que ocorre quando uma pessoa é aceita por Cristo. Nesse momento, a vida de uma pessoa é “regenerada” ou "feita nova". O Espírito Santo, renova nossas vidas quando chegamos à fé em Cristo, efetuando um “transplante” no coração do incrédulo. Ez. 36:26-17.
Apocalipse 7:15-17. Ovelhas Apascentadas pelo Pastor. Chegamos ao final, do capítulo 7 do livro de Apocalipse, com uma grandiosa promessa para os santos que foram salvos da condenação no período tribulacional. Eles servirão de dia e de noite ao Cordeiro, serão apascentados pelo sumo Pastor e nunca mais sofrerão qualquer tipo de sofrimento. Is. 49:10. Essa passagem, também, é uma fonte de refrigério para aquele que foram resgatados no período pre-tribulacional. Afinal, todos os crentes estarão com Cristo na eternidade! Cristo prometeu que onde ele estivesse os crentes estariam com Ele. Jo. 14:3. Os salvos passarão a eternidade, no mesmo lugar que Jesus Cristo estiver. Hoje, os salvos já possuem a vida eterna e estão aguardando justamente a sua moradia definitiva. II Pe. 3:13. No livro de Apocalipse João nos mostra com clareza, a sequência de eventos antes de entrarmos na nossa morada eterna: *1 “Depois do Milênio terminar, após assistirmos o Julgamento do Grande Branco e a criação de novos céus e terra, a Jerusalém Celestial pousará sobre a terra e a humanidade (só de salvos, agora sem a menor possibilidade de jamais cair em nenhum pecado) passará a interminável eternidade no gozo do nosso Senhor, sobre a nova TERRA em que não haverá pecado nem morte, nem doença”. Hélio de Meneses. Ap. 22:1-4 e Sl. 23:1-2.
Bibiografia e consulta: *1. Partícula retirada do estudo Na Eternidade Futura Estarão Os Salvos Na Terra Ou No Céu? Haverá Nações (Países)?. Hélio de Menezes Silva.

https://www.jw.org/pt/biblioteca/revistas/sentinela-facil-de-lerjaneiro- 2016/ungidos-com-espirito/

Esperança-PB. Produzido em  Agosto de 2022.

Aplicado na IBBF Esperanç-PB, em 07 de Abril de 2024.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário