domingo, 7 de abril de 2024

Ensinamento 12. Leitura: Apocalipse. 6:1-17.


Apocalipse 6:1-2. 1º Selo – Anticristo. O capítulo 6 (seis) do livro das revelações de Jesus Cristo, inicia-se com o Cordeiro abrindo o primeiro dos 7 (sete) selos que selavam o livro rolo, que contém o julgamento de Deus sobre a humanidade caída. Apenas, Cristo retém o direito de desatar cada um dos 7 (sete) selos. Ap. 5:5-7. Quando Cristo abriu o primeiro selo, um dos quatro seres viventes. Ap. 4:6-8, grita com voz estrondosa, chamando João a vê. Na sua visão, o apóstolo ver um cavalo brando e aquele que estava assentado sobre ele, saiu vitorioso e pra vencer. Para muitos o cavaleiro que está sobre o cavalo seria Jesus Cristo. Contudo, uma análise minuciosa da passagem veremos que se trata do Anticristo. Essa associação, deve-se ao fato de Cristo em Sua vitoriosa vinda também estará sobre um cavalo-branco. Ap. 19:11. Sabemos que o inimigo é um falsificador e vive tentando imitar o Verdadeiro. No início da tribulação, o Anticristo receberá autoridade (“uma coroa”) e fará guerra (“um arco”), conquistando todos os que se opõem a ele. II Tes. 2:3-4 e Mt. 24:15. Esse evento marcará o início do período de grande sofrimento e miséria sem precedente na história, conhecido como a grande tribulação. Dn. 12:1.

Apocalipse 6:3-4. 2º Selo – Guerra. A abertura do segundo selo, é o sinal para ser tirada a falsa paz que havia sobre a terra. I Tes. 5:3. Vejam bem, esse cavaleiro sobre o cavalo vermelho não guerreará, ele recebeu autoridade para tirar a paz, fazendo isso os homens rapidamente entram em guerras e conflitos. Mt. 24:6-8. A falsa segurança que o mundo desfrutará é parte da aliança de Israel com o Anticristo. Dn. 9:27. As guerras que ocorrerão no final dos tempos, fazem parte da ascensão do Anticristo ao poder. Dn. 7:7-8.

Apocalipse 6: 5-6. 3º Selo – Fome. A balança, simboliza a necessidade de medir e racionar cuidadosamente os alimentos. Em decorrência das guerras e conflitos entre as nações ocorrerá uma grande fome no mundo. Haverá escassez de alimentos e os preços dos produtos necessários a sobrevivência humana serão super inflacionados. Ez. 5:16-17 / Jl. 1:10 e Mt. 24:7. Um dinheiro(denário) significa um dia de um trabalhador braçal. Mt. 20:8-10. Aparentemente, as pessoas irão trabalha apenas para suprir o mínimo necessário para se manterem vivas. Toda a humanidade sofrerá o dano da fome, porém os pobres sofrerão um maior dano. Além disso, haverá um rígido controle no comércio de durante a grande tribulação. Esse fato, trará uma grande dificuldade para os crentes comprarem até mesmo os produtos considerados básicos. Ap. 13:16-17. Alguns estudiosos, afirmam que a preservação do azeite e o vinho significa que os ricos não serão atingidos pela grande fome. Mas, esse entendimento não encontra respaldo nas Escrituras, pois temos diversas passagens que apresentam o azeite e vinho para simbolizar o que é essencial para a vida. Dt. 7:13 e Os. 2:8.

Apocalipse 6:7-8. 4º Selo – Morte. A abertura do quarto selo representará a morte de 25% da população mundial (em 2022 a população mundial está estimada em 7,753 bilhões de pessoas, o que daria quase 2 bilhões de mortos). A devastação ocorrerá através da espada, da fome e das ferras da terra. Jeremias e Ezequiel profetizaram a esse respeito. Jr. 15:3 / Ez. 14:15 e Ez. 5:17. Aquele que está assentado sobre o cavalo amarelo (a morte), estava acompanhado do hades (inferno). Essa é mais uma prova de que os salvos não estarão presentes na tribulação. I Tes. 1:10. O fato do quarto cavaleiro estar acompanhado do inferno (destino dos não redimidos) evidencia que essas pessoas que tiveram as vidas ceifadas, receberão o dano da segunda morte (a morte espiritual). Ap. 20:14 e Ap. 21:8. E estarão eternamente longe da face do Senhor. II Tes. 1:8.

Apocalipse 6:9-11. 5º Selo – Mártires. Em toda a Bíblia, o Senhor Exorta aos perdidos para crerem e receberem a verdade, infelizmente a grande maioria não creram e preferiram as trevas. Jo. 3:18-19. Na tribulação não será diferente, os homens terão que crer no Evangelho. Entretanto, as pessoas O rejeitam e rejeitam Sua mensagem, então Deus os endurece e os entrega a operação do erro para crerem na mentira e terão um triste fim longe da face do Senhor. Na grande tribulação o Evangelho será pregado por um anjo. Ap. 14:6-7 e Mt. 24:14. O fato de tantos que estarão na tribulação se recusarem a acreditar, mostra como o coração humano pode ser duro. Todo aquele que na tribulação ouvir e crer no Evangelho Eterno, será salvo e por consequência da sua fé sofrerá perseguições e será morto pelo amor ao testemunho de Cristo. Ap.20:4. Esses crentes que confessaram a Cristo no reino do Anticristo, clamam ao Senhor por justiça e vingança contra aqueles que ceifaram as vidas dos seus irmãos. No entanto, o Senhor lhes vestem com a roupa da salvação. Is. 61:10. Ordenando-lhes que repousassem até que fosse completado o número daqueles que seriam mortos pelo testemunho de Cristo.

Apocalipse 6:12-17. 6º Selo – O juízo. A abertura do sexto selo é o marco fundamental para o julgamento final dos incrédulos e a chegada do grande Dia do Senhor. Sf. 1:14-16 e Jl. 2:10-11. O apóstolo faz uma descrição literal daquilo que estava vendo. O que João notificou, está em concordância com o que Cristo ensinou antes de ser entregue para a crucificação. Mt. 24:29. O sol tornou-se negro como um saco de cilício (tecido grosseiro, feito com crina e pelos de animais), fato predito pelo profeta Joel. Jl. 2:31. Do mesmo modo que os frutos de uma figueira são lançados fora durante uma tempestade, assim será lançado o exército do céu (parte desse espaço, visível pelo homem e limitada pelo horizonte; firmamento, espaço onde se localizam e se movem os astros). No livro do profeta Isaías encontramos sinais desse grandioso evento. Is. 34:4. Toda a humanidade caída, independente da posição social serão igualmente atingidos pela ira do Cordeiro, o Deus Todo-Poderoso. Ap. 19:15 e Ap. 14:19.

Esperança-PB. Produzido em 06 de Agosto de 2022.

Aplicado na IBBF Esperanç-PB, em 24 de Março de 2024.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário