domingo, 17 de março de 2024

Ensinamento 11. Leitura: Apocalipse 5:1-14






Apocalipse 5:1. O livro selado com sete selos. O apóstolo continua a sua visão sobre o trono que ele nos notificou no capítulo quatro. Nessa passagem, João ver Deus Pai assentado sobre o trono e em Sua destra estava um livro escrito nas duas faces e selado. Isso significa que este livro tinha algo especial, não era uma prática comum escrever em ambos os lados do livro. No capítulo 2 do livro de Ezequiel o profeta tem visão semelhante. Ez. 2:9-10. A tradução da LTT traduz como livro- rolo" originado do termo "biblion", diminuitivo de "biblios", era um rolo de material (o mais nobre era o pergaminho, feito de pele de animais) escrito. Essa visão de João é o cumprimento da profecia de descrita no livro de Daniel. Dn. 12:4. O conteúdo existente no livro selado com sete selos, que contém os veredictos e sentenças do Senhor dos Exércitos, será descrito nos capítulos de seis (6) a oito (8). Lembrando que o julgamento de Deus sobre Israel rebelde e sobre todos os incrédulos ocorrerá antes do reino milenar do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ou seja, veremos que o pergaminho revela a Sua justa indignação sobre aqueles que rejeitaram Cristo e Sua obra. Jo. 3:17-19.

Apocalipse 5:2-4. Quem é Digno de abrir o livro. Na sequência da visão João ver um forte anjo, A Bíblia não registra o nome desse anjo, alguns acreditam que se trata do anjo Gabriel, fazendo referência ao fato dele ser citado nominalmente no livro de Daniel. Dn. 9:20-23. Frisamos que, o importante na passagem não é a identidade do anjo e sim a resposta do desafio que ele lançou: quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? O apóstolo observou que não havia nenhuma criatura no céu ou na terra que fosse capaz de abri, ler ou mesmo olhar para o livro. Esse fato, fez João ir às lágrimas devido a sua grande tristeza de não saber o que havia escrito no livro.

Apocalipse 5:5. O Leão da tribo de Judá é o Único digo de abrir o livro. Um dos vinte quatro anciões citados no capítulo anterior. Ap. 4:4. Consola João mostrando-lhe o Único que seria capaz de quebrar os selos e abrir o livro. Na passagem, Cristo é identificado de duas maneiras: primeiro como o Leão da Tribo de Judá e depois com a Raiz de Davi. LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, é um título messiânico advindo do patriarca Jacó quando ele abençoou os seus filhos. Gn. 49:9-10. Já a raiz de Davi tem origem em Jessé (pai de Davi). Is. 11:1 e Is. 11:10, sendo confirmado por Jesus. Ap. 22:16. Apenas Jesus, que é um legítimo herdeiro de Davi e do trono de Israel, tem o direito adquirido para abrir aquele e lançar os julgamentos nele contidos. Ou seja, apenas Cristo é qualificado para abrir e executar tais julgamentos. Jo. 5:22 e Atos 17:31.

Apocalipse 5:6. A visualização do Cordeiro. Talvez João tenha pensado que veria ao olhar um Leão, contudo na medida que o cenário se expandiu, ele vislumbrou um Cordeiro como houvera sido morto, o que descreve a violenta morte de Cristo no calvário, o castigo que nos trouxe a paz foi posto sobre Ele. Is. 53:4-6. No Velho Testamento os cordeiros eram usados como sacrifícios pelos pecados, o que prefigura um tipo de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jo. 1:29 e Hb. 9:11-12. Como já vimos, os sete espíritos enviados a terra é uma referência ao Espírito Santo na perfeição do Seu ministério. Ap. 1:4.

Apocalipse 5:7-8. O Cordeiro tomou livro da destra do dAquele que estava assentado no trono. A expressão Cordeiro aparece vinte e nove (29) vezes no livro de Apocalipse e com exceção de Apocalipse 13:11, todos se referem a Jesus. Ou seja, somente o Criador poderia ser achado digno de pegar e abrir o livro rolo. Hb. 1:1-3. Assim, como o Único com qualificações legais e morais para abrir o rolo e quebrar seus selos, Jesus deu um passo à frente e pegou o rolo da mão direita de Deus. O termos “tomou o livro” não sugere força, mas a ação apropriada em resposta a uma mão estendida. A LTT traduz que Cristo recebeu o livro da destra de Deus. “E Ele (o Cordeiro) veio, e recebeu o livro- rolo proveniente- de- dentro- da mão- direita dAquele estando- assentado sobre o trono”. Ap. 5:7- Bíblia LTT. Quando Jesus recebeu o livro que estava na mão direita de Deus houve uma sublime reunião para adorar ao Cordeiro, os quatro animais, os vinte e quatro anciões prostraram-se diante do Cordeiro em sinal de reverência e adoração, tendo todos eles harpas e salvas de ouro (bandejas de ouro ou incensário de ouro). Essas bandejas estavam cheias das orações dos santos, que sobem até Deus como incenso. Sl. 141:2 e Ap. 8:3-4.

Apocalipse 5:9-10. Aqueles que foram comprados com o sangue do Cordeiro. A tristeza inicial de João tornou-se alegria, ao ver a sublime visão daqueles que estavam ao redor do trono cantando um novo cântico de honra e glória ao Cordeiro. Cristo é exaltado por ser o Único digno de abrir o livro do julgamento de Deus e principalmente pelo preço que Ele pagou para resgatar pecadores de todas as tribos, línguas e povos. I Co. 6:20. O preço pago para nos redimir e libertar da ira e da penalidade do pecado e nos reconciliar de volta a Deus foi o custo do "Sangue" que foi derramado pelo próprio Filho de Deus, Jesus Cristo no Calvário, enquanto ainda éramos pecadores e separados de Deus devido a nossos pecados. Hb. 9: 12-14. Na cruz Cristo efetuou o pagamento para nos resgatar da nossa vã maneira de viver, esse resgate não foi efetuado com ouro ou prata e sim pelo próprio sangue do Senhor. I Pe. 1:18-19 e Atos 20:28.  Os salvos no Senhor Jesus, terão o privilégio de serem participantes do Seu reinado. II Tm. 2:12 e Lc. 1:32-33.

Apocalipse 5:11-12. A voz ao redor do trono. Temos nessa passagem temos uma verdadeira assembleia dos anjos glorificando ao Cordeiro. Hb. 12:22. Os anjos não poderão experimentar a redenção proporcionada pelo sangue do Cardeiro, pois a mesma é destinada apenas aos homens, contudo eles eram conhecedores da gloriosa oferta que Deus deu para salvar a humanidade. Jo. 3:16. Por terem conhecimento da obra de Cristo os anjos O glorificam, e O louvam creditando a Ele, somente a Ele. “o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças” I Pe. 1:12 e Ef. 3:10.

Apocalipse 5:13-14. Ações de graça, honra, glória e poder ao que está assentado no trono e ao Cordeiro. O fechamento do capítulo é um verdadeiro serviço da adoração ao Senhor. Todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, foram vistas por João glorificando ao Cordeiro. Fp. 2:10. Novamente temos a confirmação da dividade de Cristo, todos se curvarão, faz referência a profecia de Isaías onde mostra o senhorio eterno e completo de Cristo sobre tudo e todos. Is.45:22-23. Os crentes confessarão a Cristo com Senhor e Salvador com alegria e gozo no coração, pois temos a entrada em Seu reino. II Pe. 1:10:11. Já os perdidos também confessarão, mas de modo diferente, com desespero e angustia. Podemos concluir que a vida, morte, ressurreição, ascensão e exaltação de Jesus teve um grande propósito glorificar a Deus Pai. I Co. 15:28.



Produzido em Agosto de 2022.


Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.


Aplicado na IBBF Esperança em, 17 de Março de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário