domingo, 25 de fevereiro de 2024

Ensinamento 8. Leitura: Apocalipse 3:7-13.




Apocalipse 3:7. Carta ao ajuntamento da Filadélfia. A cidade de Filadélfia era estrategicamente localizada na Ásia, entre Roma e o mundo oriental. Ela era conhecida por seus numerosos vinhedos e por sua abundante produção de vinhos. Na carta a assembleia da Filadélfia Cristo faz quatro descrições de Si mesmo:

1. Cristo é Santo. Atributo distintivo do próprio Deus. I Pe. 1:16.

2. Cristo é Verdadeiro. Cristo é a verdade. Jo. 14:6.

3. Cristo tem a chave de Davi. Is. 22:22.

4. Cristo é o único que abre e fecha as portas. As oportunidades da pregação são portas abertas por Cristo. I Co. 16:9. Do mesmo modo pode fecha as portas quando elas não forem segundo a Sua vontade. Cristo é a única autoridade da igreja. Cl. 1:16-18.

Apocalipse 3:8. Reconhecimento das obras da assembleia da Filadélfia. O Senhor, reconhece como positivas as obras do ajuntamento da Filadélfia e por este motivo Ele abriu uma porta, na qual ninguém poderá fechar. Porta aberta, tem um significado Bíblico relacionado ao evangelismo. Atos 14:27. Uma igreja na qual os membros não praticam o Ide de Cristo está caminhando para a morte. Devemos orar a Deus pedindo que Ele nos abra a porta da Palavra e que manifeste o que nos convém falar. Cl. 4:3-4. Apesar de sua pouca força, a assembleia de Cristo que estava reunida na cidade da Filadélfia, guardou a Sua Palavra e não negou o nome do Senhor. A Palavra de Deus deve ser preservada em todos os tempos. A observância fiel da Palavra passa sumariamente pela ação do Espírito Santo que encoraja os salvos a batalharem pela fé verdadeira que uma vez foi entregue aos santos. Jd. 1:3. O crente deve ter cauterizado em sua mente, que quanto maior for a sua obediência a Sã doutrina, maior será a sua comunhão com o Criador. I Jo. 5:2-3. A igreja de Filadélfia era fraca em alguns aspectos, mas permaneceu fiel diante da provação. Por causa disso, o Senhor lhes promete uma “porta aberta” de bênção. Para ser fiel às Sagradas Escrituras a igreja, corpo local, separada e independente, a única que recebeu a ordem do Nosso Senhor e Salvador para guardar os Seus ensinamentos da forma que recebeu. Mt. 28:20. Tem como sustentação doutrinária, a preservação e defesa da Bíblia, não permitindo em suas assembleias o ensino de doutrinas estranhas. Hb. 13:9 e I Tm. 1:3. Não negar o nome de Cristo é reconhece, o Seu senhorio sobre cada membro da assembleia, o que reflete uma submissão à autoridade de Jesus. Se Jesus é o Senhor, então Ele nos possui; Ele tem o direito de nos dizer o que fazer. Jesus é Senhor, é a verdade, quer as pessoas reconheçam o fato ou não. Ele é mais do que o Messias, mais do que o Salvador; Ele é o Senhor e Dominador de tudo. Algum dia, todos se submeterão a essa verdade. Fp. 2:9-11.

Apocalipse 3:9. O Senhor declara Seu amor ao ajuntamento da Filadélfia. No contexto dessa passagem, os da sinagoga de Satanás são falsos judeus (ou incrédulos) que perseguiam os irmãos da assembleia dos salvos localizada na cidade da Filadélfia. Ro. 9:6. Esse mesmo grupo é citado como opositores do ajuntamento de esmirna. No contexto amplo, sabemos que Cristo em Seu ministério terreno edificou a Sua igreja. Lc. 6:12-13. Satanás, que é um ladrão e deseja roubar a glória de Cristo tem a sua sinagoga. Ap. 2:9. Se a igreja do Senhor, tem o como diretriz primordial leva o ide de Cristo aos perdidos. Mt. 28:18-20. A sinagoga de Satanás, tem como diretriz norteadora propagar o falso evangelho. Gl. 1:6-9. Vejam bem, as sinagogas do maligno não promovem conflitos ou guerras, mas tem como alvo a paz e a unidade. Nestas sinagogas, as pregações não buscam mortificar o homem natural, justamente pelo contrário, nelas o foco é sempre enaltecer e engradecer os homens. Nessas organizações, não existem pregações Cristocêntricas e sim pregações egocêntricas, que colocam o homem como o centro principal da mensagem. Eles são homens amantes de si mesmo. II Tm. 3:2-5. Porém, os crentes resistiram com firmeza a investida de Satanás contra a igreja da Filadélfia e por este motivo receberam a promessa de Jesus que os participantes da sinagoga de Satanás, veriam o quanto Ele amava aquele ajuntamento. Devemos entender que, a igreja é a plenitude de Cristo na terra. Ef. 1:22-23 e que o Senhor amou a Sua igreja e se entregou por ela. Ef. 5:25. Ou seja, aqueles que perseguem a igreja que Cristo fundou, perseguem o próprio Cristo. Atos 9:3-4.

Apocalipse 3:10. Guardaste a palavra da paciência de Cristo. Aquele ajuntamento, guardou a verdadeira mensagem do Evangelho e não cedeu as astutas ciladas do diabo. Ef. 6:11 e Tg. 4:7. A promessa feita àqueles irmãos é extensiva a todos os crentes. Nenhum salvo, participará da tentação que virá sobre todo o mundo, uma clara referência a grande tribulação, período de sete anos que ocorrerá imediatamente após a retirada dos salvos (arrebatamento). I Tes. 5:9 e I Tes. 4:16-17.

Apocalipse 3:11. O cuidado para não perder o galardão. Quando o Senhor falar que vem sem demora, significa algo que ocorrerá de repente e refere-se ao fim da dispensação da graça. Que abrange desde a morte de Jesus Cristo, até a segunda vinda do Senhor para a retirada dos salvos, mesmo contexto predito pelo apóstolo João em sua primeira epístola. I Jo. 2:18. Nesse sentido, Cristo exorta os crentes da Filadélfia a manterem-se firmes guardando em segurança todo o ensino que receberam. Os crentes fiéis receberam o inteiro galardão. II Jo. 1:8. Somos galardoados, por que Deus em Sua imensa graça e o Seu interminável amor, decidiu recompensar os filhos que exerceram com zelo os dons a eles confiados. I Co. 12:31. Após passar pelo Tribunal de Cristo, o crente fiel receberá coroas incorruptíveis. I Co. 9:25. Estas coroas ao contrário da nossa salvação, poderemos perdê-las.

Apocalipse 3:12-13. Prêmios destinados aos vencedores. Todo aquele, que verdadeiramente é nascido de novo, já é vencedor. Ro. 8:37 e I Jo. 5:4. O Senhor, fez várias promessas aos crentes da assembleia da Filadélfia. Sabendo que tais promessas, são extensivas aos salvos de todas as dispensações. Quando, Cristo fala que fará dos salvos coluna do templo de Deus está afirmando que todos os crentes fazem parte de um grande edifício espiritual (que consiste nos santos de todos as dispensações reunidos por Cristo e em Cristo, concordância Strong 4 880 625), no qual Cristo é a principal Pedra de esquina. Ef. 2:20-21. Aos nos aprofundamos no estudo do livro das Revelações do Senhor Jesus Cristo, veremos que ao redor do trono do Cordeiro encontra-se 24 anciões, doze representam o povo judeu, (representado pelas doze tribos de Israel) e doze representam o povo gentílico (representado pelos apóstolos). Ap. 4:4. Na santa cidade Nova Jerusalém essa verdade é demonstrada nas suas portas e em seus muros. Ap. 21:11-14.


Produzido em Julho de 2022.

Pr. Walter costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.


Aplicado na IBB Esperança-PB, em 25 de Fevereiro 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário