domingo, 3 de março de 2024

Ensinamento 9. Leitura: Apocalipse 3:14-22.

 





Apocalipse 3:14. Carta ao ajuntamento de Laodiceia. A cidade de Laodiceia era um importante e rico centro comercial, localizada na província de Frígia. Essa cidade fazia parte de uma próspera rota comercial ao lado de Hierápolis e Colossos. Como fez nas demais cartas Cristo apresenta-se através de Seus próprios atributos. Aqui Ele identifica-se como sendo o Amém, a Fiel Testemunha e o Princípio da Criação. O Amém (concordância incondicional, aprovação, anuência) mostra que Jesus é a incondicional e expressa manifestação de Deus. Hb. 1:1-3. Por ser a Fonte que exala a verdade. Jo. 16:6. Cristo é a Fiel Testemunha Ap. 1:5. Ao afirmar que Ele é o Princípio da Criação, Cristo está simplesmente referindo-se ao fato dEle ser O fundamento pelo qual todas as coisas foram criadas. Jo. 1:1-3. Quando a Bíblia afirma “todas as coisas” está afirmando que Cristo criou tudo (no céu e na terra, visível ou invisível). Cl. 1:16-17. Antes de adentramos ao estudo detalhado desse carta, é mister frisar que ao contrário do que muitos pensão a carta a igreja de Laodiceia não tem nada a ver com as falsas igrejas da atualidade e sim é uma severa exortação a uma igreja Bíblica em mornidão doutrinária. O aviso, é literalmente voltado para as assembleias Bíblicas, para que seja evitado a todo custo o afrouxamento do ensino da Sã doutrina.

Apocalipse 3:15-17. A mornidão da assembleia de Laodiceia. O esfriamento espiritual, da membresia tornou o ajuntamento de Laodiceia “morno”. Mornidão significa que aquela igreja estava hesitando e insegura no que diz respeito, a guarda e defender os verdadeiros ensinamentos ordenados por Cristo. Fato que causa dissensão e escândalo contra a doutrina. Ro. 16:17-18. Diante de sua ambivalência (ambiguidade, confusão), aquela igreja tornou-se apática e sem compromisso com as coisas que realmente importavam. Na concepção instaurada na mente dos membros da igreja de Laodiceia, eles eram ricos e abençoados. Talvez até possuíssem riquezas temporárias, mas espiritualmente a condição dos laodicenses era deplorável. O murro pertence ao inimigo, na igreja do Senhor a doutrina é sim e não. Mt. 5:37. A cegueira espiritual dos de Laodiceia era tamanha que eles não enxergavam o seu próprio esfriamento (tornou-se morna), nada é pior para um ajuntamento do que ter a sua membresia morna, a condição de mornidão é pior do que a frieza total. O morno é algo detestável e sem vida que em nada acrescenta a obra do Senhor, pelo contrário O envergonha, podemos comparar o morno ao sal insípido que não tem proveito nenhum. Mt. 5:13. Cristo afirma que aqueles que são mornos serão vomitados de Sua boca. A igreja de Laodiceia foi lançada fora da boca do Senhor, isso não implica, que a membresia perdeu a salvação e sim que foram considerados gentios e publicanos. Mt. 18:17-18. Ou seja, aquela (e toda igreja) que não tem compromisso com de guardar a Palavra do Senhor, perde a autoridade e torna-se estéril. Frisando que todo e qualquer ensinamento que não for conforme a Sã Doutrina deve ser radicalmente excluído das igrejas de Cristo, pois, trata-se de delírios de homens corruptos de entendimento. I Tm. 6:3-5.

Apocalipse 3:18. O conselho do Senhor Jesus Cristo. Nessa passagem, Jesus aconselha aos da igreja de Laodiceia a comprarem do Seu ouro e roupas para que não apareçam a sua nudez. Ora, como os de Laodiceia poderiam comprar ouro e veste, sendo pobres e miseráveis? A resposta das Escrituras é clara! Ninguém poderá comprar ouro e vestimentas brancas, pois tais coisas é dada gratuitamente por meio da fé aos santos. Jd. 1:3. Para ser extraídas as impurezas e imperfeições do ouro, faz-se necessário que o mesmo ser purificado e testado pelo fogo. Da mesma forma, o Deus testa a nossa fé através das provações, que servem para purificar os nossos corações e aumentar cada vez mais a dependência que temos do Senhor. I Pe. 1:7. Ou seja, a riqueza material dos laodicenses não teve nenhum proveito para eles no tocante as coisas eternas. II Co. 4:18. O o conselho dado por Cristo, remete-se ao fato da necessidade de todos os crentes (independentes da dispensação) buscarem a verdadeira riqueza espiritual. Is. 55:1-2 e Mt. 6:19-21. Laodiceia, era conhecida na região pela excelência na produção de colírios, usados no tratamento para as doenças oculares. No entanto, havia um grande paradoxo, aquele ajuntamento havia tornado-se cego.

Apocalipse 3:19. A repreensão e a ordem para o arrependimento. Nessa passagem, temos a prova cabal que Cristo está se dirigindo aos santos da igreja de Laodiceia. Jesus exorta aqueles irmão a saírem da letargia (apatia, inércia e/ou desinteresse) espiritual e restaurarem o seu relacionamento e sua comunhão com Deus. Como eles poderiam fazer isso? Sendo fervorosos no servir ao Senhor. Ro. 12:11. Apesar da condição de mornidão, Cristo ainda os amava, a repreensão é um atributo de Deus para com os filhos, para que os mesmos sejam participantes de Sua santidade. Hb. 12:5-10. O que Jesus esperava da igreja de Laodiceia (e das Suas igrejas, nos dias hoje, que estão sem disciplina), que houvesse uma mudança da condição de morna espiritualmente, para ser zelosa e abubdabte na obra do Senhor. Hb. 6:9 e I Co. 15:58.

Apocalipse 3:20. Exortação para abrir a porta e ouvir a Palavra do Senhor. Muitos usam esse versículo com cunho evangelístico, como se Jesus estivesse pedindo permissão para adentrar ao coração dos incrédulos. Contudo, a contextualidade Bíblica da passagem mostra que Cristo Jesus estava dirigindo-se a membresia da assembleia do Senhor que localizada na cidade de Laodiceia. Qual era o desejo de Jesus naquele momento? Que igreja de Laodiceia se arrependesse da sua apática mornidão espiritual e voltasse a perfeita comunhão com Seu cabeça. Cl. 1:18. Quando Cristo, é excluído das pregações de uma igreja ela torna-se morna e insossa perdendo a autoridade dada por Cristo, desligada da Sua vontade. O que pode retirar a autoridade da Igreja local? Convenções, associações, alianças ou qualquer interferência extra Bíblia. Até mesmo, grupos com poderes legislativos ou executivos, dentro da própria Igreja! A igreja deve ser como Cristo planejou, é Seu corpo e Ele é o cabeça. Ef. 1:22-23. Qualquer inversão nessa ordem é ardil de Satanás para enganar os crentes. II Co. 2:10-11.

Apocalipse 3:21-22. A concessão para sentar no trono do Cordeiro. Apenas os salvos em obediência poderão usufruir das promessas futuras de reinar com Cristo. Aqueles de Laodiceia que abandonaram a fé morna, Cristo promete dar ao vencedor arrependido a honra de sentar-se com Ele em Seu trono. Hoje, Ele se encontra assentado a destra da majestade. Hb.8:1. No futuro, os salvos que Lhes foram fiéis terão o privilégio de serem participantes do reinado do nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus. Lc. 1:32-33. Essa carta, encerra a segunda secção das revelações de Jesus Cristo: As coisas que são. A partir do capítulo quatro veremos as coisas que hão de acontecer. Ap. 1:19.


Produzido em Julho de 2022.


Pr. Walter costa


Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.


Aplicado na IBBF Esperança-PB, 03 de Março de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário