domingo, 11 de fevereiro de 2024


Apocalipse 2:18. Carta ao ajuntamento de Tiatira. Tiatira, era a menor das setes cidades as quais o Senhor escreveu carta ao ajuntamento local. Contudo, a mesma era uma cidade rica, localizada às margens do rio Lico, na província romana da Ásia (atual Turquia) sendo conhecida especialmente pelo comércio e tingimentos de tecidos. A Bíblia registra esse fato no livro de Atos, quando Lídia tornou-se crente ao ouvir a pregação do apóstolo Paulo. Atos 16:14. Em todas as cartas, há uma clara descrição de características que comprovam identidade dAquele que transmitiu a mensagem. No versículo 18 restou comprovado que Cristo é o autor da carta a assembleia de Tiatira. Ap. 1:15.

Apocalipse 2:19. Reconhecimento das obras e do amor da igreja de Tiatira. Cristo, inicia a carta oferecendo uma avaliação positiva sobre as obras, o amor, serviço, fé e paciência da igreja de Tiatira. Vejam bem, que grande elogio recebeu aquele ajuntamento, o próprio Cristo afirmou que “as tuas últimas obras são mais do que as primeiras”. Ou seja, tal afirmação seria uma fonte de encorajamento para a igreja. Aquele ajuntamento aparentava demonstra a verdadeira fé em Jesus Cristo e amor por todos os santos. Ef.1:15. É de crucial importância, o entendimento que as boas obras não são salvam, pelo contrário elas devem acompanhar a salvação. Hb. 6:9. O termo acompanham significa: Ir junto com; seguir. Ou seja, não são as obras que fazem ou mostram que alguém é salvo. Justamente pelo contrário, só poderão produzir obras aqueles que já foram salvos pelo sangue do Cordeiro. As Escrituras de forma clara mostra que o destinatário, pessoa designada para realizar as boas obras, são aqueles que já foram justificadas pela fé em Cristo, e salvas pela graça. Ef. 2:8-10. Obviamente nem todo salvo produzirá obras dignas de galardão. I Co. 3:11-15. Fica claro então, que as obras de um homem não têm relevância para a salvação e sim a salvação é quem tem relevância para as obras. Tt. 3:8.

Apocalipse 2:20. Advertência de Cristo contra os ensinos de Jezabel. Vimos no versículo anterior que a igreja de Tiatira apresentava boas obras e que as últimas eram melhores do que as primeiras. Porém, aquela igreja estava tolerando dentro da sua membresia doutrinas estranhas e contrárias a Palavra de Deus. Hb. 13:9 e I Tm. 4:1. Embora a assembleia de Tiatira tivesse certas qualidades Escriturísticas a sua tolerância com o erro neutralizava a sua eficacia para Cristo. I Co. 5:6-7 e Gl. 5:9. A igreja de Tiatira, permitiu que uma mulher chamada Jezabel, que se dizia profetiza a ensinar e enganar os servos do Senhor, os levando a praticarem a fornicação espiritual sendo participantes da mesa de demônios. I Co. 10:20-22. Podemos afirmar de modo Bíblico, que a fornicação espiritual equivale-se a todo é qualquer tipo de doutrina que não seja Bíblica. Fato esse, que produz a idolatria e a adoração e deuses estranhos. Jz. 2:17 e I Co. 10:14. A obediência espiritual a Palavra de Deus é, sem dúvida, o fundamento da adoração verdadeira. Lc. 6:46. Deus só recebe a adoração feita conforme a Sua Palavra. Portanto, a Bíblia é obviamente onde encontramos a verdade sobre como adorar a Deus de acordo com os Seus desejos. Jo. 17:17. Ora, se a Palavra de Deus é a verdade, logo não poderemos adorá-Lo fora da Sua Santíssima Palavra.

Apocalipse 2:21-23. O castigo em decorrência da desobediência. Temos aqui, um exemplo claro da desobediência a palavra de Deus. O Senhor contemplou as obras daquela igreja, e as considerou que as mesmas eram melhores do que as primeiras. Porém, igreja de Tiatira foi SEVERAMENTE advertida, sendo exortada a se arrepender, sobre a pena de sofrer uma grande tribulação. Na atual dispensação o Espírito Santo através da pena do apóstolo Paulo, apresentou o modelo a ser seguido pelas mulheres no ajuntamento Bíblico do Senhor Jesus. I Tm. 2:11-12. Através de Paulo, o Espírito Santo proibiu a mulher de estar em posição onde usurpe de autoridade sobre o homem. Por favor, note que a questão é MULHERES DEVERIAM PREGAR? Não questiona, se mulheres deveriam falar de Cristo a outras pessoas. Nem questiona se mulheres deveriam ensinar a outras mulheres. Está evidente, que isto está perfeitamente em ordem com a vontade de Deus. Tt. 2:3-5. Uma mulher, biblicamente sujeita ao seu marido não pode ser a pastora dele. I Pe. 3:1. O assunto tratado aqui é literalmente, o modo Bíblico comportamental das mulheres. Antes de ordenar que as mulheres não ensinassem, a Palavra de Deus já havia advertido sobre qual é o modelo Bíblico das mulheres se portarem. I Co. 14:34-35. Alguns, tentam justificar o erro, afirmando que essa passagem de I Coríntios era um caso isolado daquela igreja. Mas, não foi um fato isolado o incidente em Coríntios que estava sob observação, pois Paulo pediu silêncio as mulheres nas igrejas (no plural), não apenas na igreja em Coríntio. Cristo declara o Seu veredito contra Jezabel e chama a igreja de Tiatira a arrepende-se da sua fornicação. Esse arrependimento, deve ser verdadeiro e de todo o coração, pois não há nada encoberto para o nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus. Hb. 4:12-13.

Apocalipse 2:24-25. A promessa de Cristo para aqueles que não sãos das profundezas de Satanás. Na igreja de Tiatira, havia alguns irmãos que não foram sobrepujados pelos ardis de Satanás. II Co. 2:10-11. Os salvos possuem um adversário, que vive ao derredor buscando desestabilizar os filhos de Deus. I Pe. 5:8-9 e Ef. 6:16. As profundezas de Satanás, significa seguir falsos ensinamentos que atentam para a perfeita vontade de Deus e são contrários a Sua Palavra. O verdadeiro ajuntamento Bíblico tem a obrigação de falar todo o conselho de Deus e jamais dá espaço aos falsos mestres e lobos enganadores. Atos 20:26-32. O objetivo principal, dos falsos mestres é o ENGANO. Sendo Bíblico afirmar que o trabalho deles é desviar os crentes do verdadeiro ensinamento. Então, não devemos de modo algum, tolerar a falsa doutrina ou comprometer a verdade de Deus misturando-se com aqueles que vivem abraçados ao erro. Lembre-se a Bíblia torna-te perfeito para toda a boa obra. II Tm. 3:16-17. Notamos, que os crentes firmes no que diz respeito ao doutrinário não caíram na armadilha do inimigo, os que buscam conhecer e se aperfeiçoar na Palavra de Deus são capacitados a reconhecerem o espírito da verdade e o espírito do erro. I Jo. 4:6. A igreja do Senhor Jesus, deve reter a Sua palavra. Tt. 1:9. Reter (guardar, conservar) a Sã Doutrina tira do homem a possibilidade de modificar a comunicação feita por Deus. Nosso dever é entregar a mensagem, não mudá-la.

Apocalipse 2:26-29. Prêmio aos vencedores. Sabemos através das Escrituras que o reinar de Cristo será magnificamente glorioso e não haverá nele mal algum. Is. 11:9-10. Mesmo sem merecemos seremos recompensados por nossa fidelidade e firmeza doutrinária e receberemos o privilégio de compartilhar o Seu reinado. II Tm. 2:12. A estrela da manhã é um título identificatório da pessoa de Cristo. Ap. 22:16. Logicamente, esse reinado ainda está por vir, mas enquanto aguardarmos tão grandiosa ´promessa devemos usufruir do privilégio de servimos ao nosso Senhor Jesus Cristo, sendo firmes constantes e abundantes em Sua obra. I Co. 15:58.

Esperança-PB, Junho de 2022.

Pr. Walter costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança em, 11 de Fevereiro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário