domingo, 18 de fevereiro de 2024

Ensinamento 7. Leitura: Apocalipse 3:1-6.




Apocalipse 3:1. Carta ao ajuntamento de Sardes. Sardes, uma cidade localizada no centro-oeste da Ásia Menor, era a capital do antigo reino da Lídia e um rico e importante centro comercial. Como cidade pagã, Sardes abrigava o conhecido templo de Ártemis, que ainda hoje existe em ruínas. A igreja em Sardes estava cercada pelo paganismo e idolatria, mas não conseguiu se destacar em meio à escuridão. (introdução retirada do link: https://www.gotquestions.org/Sardis-in-the-Bible.html). Como fez em todas as cartas, Cristo apresenta características que somente Ele possui. Os sete espíritos é uma referência ao Espírito Santo na perfeição do Seu ministério. Podemos ver essa verdade quando o Espírito do Senhor repousa sobre Cristo (o Rebento do trono de Jessé). Is. 11:1-2. Já as sete estrelas, são os anjos das sete igrejas. Ap. 1:20. A igreja de Sardes representa a hipocrisia religiosa, onde a reputação externa é mais importante do que o ensino doutrinário. Ou seja, para os homens essa igreja era perfeita (aparentava vitalidade), mas Cristo afirma que ela tinha nome de vivo, porém estava morta. Esse ajuntamento descaiu da firmeza doutrinária e servia ao Senhor apenas na aparência. Cl. 2:23 e Cl. 3:22.

Apocalipse 3:2. Obras imperfeitas diante de Deus. Cristo, mostra que ainda existiam alguns crentes naquele ajuntamento e os exorta a serem vigilantes, no sentido de despertarem do sono. Ro. 13:11-12. Apesar de serem salvos, aqueles irmãos estavam inertes e em estado de sono, convivendo e compartilhando os mesmos ideais dos que estão espiritualmente mortos. A ordem é despertar dentre os mortos. Ef. 5:14. Em decorrência dessa sonolência, as obras da assembleia de Sardes eram imperfeitas diante de Deus. O motivo da imperfeição era que a igreja tinha a aparência externa de piedade, contudo negavam a sua eficacia. II Tm. 3:5. A palavra “piedade” vem da palavra grega “eusebeia”, e esta é a junção de duas palavras: “eu” que significa “bom ou correto”, e “sebomaie” que significa “adorar”. Portanto, piedade é adorar bem ou corretamente. Possui-se piedade, quando adoramos a Deus bem e de maneira correta, como está proposto nas Escrituras, não é seguir os desejos do seu próprio coração e consciência; mas é seguir o ensino da sagrada Palavra de Deus, a qual permanece para sempre no céu. Sl. 119:89. Podemos afirmar que boa parte da membresia da igreja de Deus que estava em Sardes, descaiu da firmeza. II Pe. 3:17.

Apocalipse 3:3. Exortação ao arrependimento. Após enumerar as falhas do ajuntamento de Sardes, Cristo exorta e adverte os crentes daquela igreja, a lembrarem do que haviam ouvindo e recebido para guardá-lo. Quando o Senhor estava na terra ao se despedir da Sua igreja, deixou a ordem para guardamos todas as coisas do modo que Ele determinou. Mt. 28:20. Veja bem, essa ordem não foi dada aos apóstolos e sim a Sua igreja, fundada antes da cruz e que deve os apóstolos como primeiros membros. Lc. 6:12-13 e I Co. 12:28. Ora irmãos, se o próprio Cristo determinou que deveríamos guardar todas as coisas como Ele mandou, não podemos modificá-la ou adaptá-la. Pv. 30:5-6. Jesus Cristo, ordena que a igreja de Sardes voltasse a prática dos primeiros ensinamentos recebidos e fosse vigilante, pois Ele, não avisaria a hora da Sua vinda para trazer o Seu santo julgamento sobre a igreja de Sardes, caso eles permanecem em sono espiritual. I Tes. 5:6-7.

Apocalipse 3:4. Aqueles que não contaminaram suas vestes andarão com o Senhor. Nesse versículo, Cristo revela a existência em Sardes de crentes que permaneceram fiéis ao que haviam recebido e ouvido. Eles não haviam “sujado suas vestes” e não haviam sido contaminados com os erros doutrinários que tornaram as obras daquela igreja, imperfeitas diante de Deus. A igreja de Deus (em todas as épocas) tem um forte adversário que viver ao derredor buscando enfraquecer a membresia do ajuntamento. I Pe. 5:8. Não se iluda, pensando que o diabo sempre aparece na forma de feiura, repugnância, vileza e perversidade ostensiva. Embora ele seja o instigador do pecado, o destruidor de vidas, o destruidor de lares, o grande enganador, o mentiroso e o maligno, muitas vezes ele se disfarça de anjo de luz. II Co. 11:13-15. A Bíblia, nos ensina que devemos vigiar e ficarmos atento ao mal que nos rodeia. O conhecimento da Palavra de Deus. II Pe. 3:18 e a oração são fundamentais para escaparmos das armadilhas preparadas pelo inimigo. I Co. 15:33-34 e I Pe. 4:7. Aos remanescentes, Jesus prometeu que eles andariam com Ele vestidos de branco. As vestimentas brancas representam a justiça, não a nossa mais a de Cristo. Fp. 3:9.

Apocalipse 3:5. De maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida. Para os crentes fiéis de Sardes e de todas as épocas Jesus faz três gloriosas promessas: Primeira, como já vimos nos versículo´anterior o Senhor nos vestirá de vestes brancas. Segunda, a certeza de jamais ter o nome riscado do livro da vida. Terceira, o Senhor os confessará diante do Pai e dos Seus anjos.

Vestes brancas. Representam a justiça advinda de Cristo o que resulta em salvação. Is. 61:10. A justificação, é um ato de justiça que os crentes recebem pela fé na obra consumada de Cristo. Ef. 2:8-9 e Tt. 3:4-7.

De maneira nenhuma o crente terá o nome riscado do livro da vida. Os transtornadores do Evangelho, tentam condicionar a salvação a fidelidade, contudo a Sagrada Escritura mostra, que todo aquele que nasce de novo tem a possessão da vida eterna. Jo. 5:24/ Jo. 6:37 e Ro. 8:1. No tocante, aos crentes adormecidos eles perderão suas recompensas no tribunal de Cristo, mas jamais perderão a salvação. I Co. 3:12-15 e II Co. 5:10.

Jesus confessará os fiéis diante do pai. Aquele crente, que teve o seu viver pautado na obediência a doutrina que Cristo trouxe do céu. Jo. 7:16-18. Receberá a honraria de ter seu nome confessado por Cristo, na presença de Deus e Seus anjos.

Apocalipse 3:6. Quem tem ouvidos ouça. Quando o crente, ouve e recebe a Palavra de Deus de bom grado produz frutos. Atos 2:41/ Atos 17:11 e Mt.13:23. O salvo tem a obrigação de atentar com diligência para as coisas que ouviu, fazendo isso nunca se desviará delas. Hb. 2:1.


Produzido em Julho de 2022.


Pr. Walter costa


Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.


Aplicado na IBBF Esperança-PB, em 18 de Fevereiro de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário