sábado, 4 de novembro de 2023

Ensinamento VIII. Leitura bíblica: I João 4:7-21.

 




I João 4:7-8. Quem não ama não conhece a Deus. João, retoma o assunto sobre a importância do amor iniciado nos capítulos anteriores. O apóstolo, exorta aos crentes, no sentido dos mesmos expressarem amor Bíblico para com os irmãos em Cristo. A demonstração do amor é um dos atributos dos filhos Deus e a prova de que o Senhor está nele. O tema amor entre os irmãos é recorrente na primeira carta de João. Isso reflete tanto os mandamentos de Jesus. Jo. 13:34–35, quanto o ensinamento anterior de João sobre o reconhecimento de uma vida influenciada por Cristo. I Jo. 2:7-11 e I Jo. 3:11.

I João 4:9-10. A manifestação do amor de Deus. A grande manifestação, do amor de Deus é resumida na doação do Seu Filho unigênito, para que através dEle possamos ter vida. Jo. 3:16. Éramos inimigos de Deus e mesmo assim, Ele DEU o Seu único Filho para salvar os pecadores. I Tm. 1:15-16. Cristo morreu por nossas iniquidades. Is. 53:5. Esse fato, prova o grande amor de Deus para os pecadores, Cristo é a propiciação pelos nossos pecados. Para melhor entendemos, propiciação é o pagamento feito por Cristo, pela qual recebemos a justiça e obtivemos a remissão dos nossos pecados. Ro. 3:25. A justiça nunca vem do homem e sim pela fé na obra consumada de Cristo. Fp. 3:9.

I João 4:11-13. Se amamos uns aos outros Deus está em nós. O mínimo esperado daqueles que nasceram em Cristo e que o amor fraterno fluía de modo natural em seu viver. Por que isso é importante? Obtemos a resposta para esse pegunta na própria passagem que ora estudamos. João afirma que ninguém viu Deus em Sua plena essência divina. Ex. 33:20-23. Assim sendo, quando o crente demonstra o amor proveniente de Deus permite que os descrentes O vejam através dos Seus filhos, quando os mesmos encontram-se em obediência a Sua Palavra. I Jo. 2:5. O amor dos crentes pelos outros é uma das maneiras de resplandecermos o Deus invisível em nosso mundo perdido Mt.5:16. Não adianta afirmar que você conhece a Deus se o amor de Deus não for encontrado em sua vida.

I João 4:14. Os apóstolos viram e testificaram a vinda de Cristo. Aqui João reafirma que ele e os apóstolos testemunharam a vinda de Cristo a terra. I Jo. 1:1. João foi testemunha ocular da vida de Jesus, ele ouviu, viu, tocou a Palavra! Cristo é literalmente Palavra e fonte da vida eterna, não encontraremos vida a não ser na Palavra de Deus e na pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Jo.6:68. Jesus é o Salvador do mundo. Jo. 4:42. Não é apenas Salvador dos judeus, mas também o Salvador dos samaritanos, assim como Salvador do mundo através da pregação do Evangelho de Cristo. Ro.1:16. As Sagradas Escrituras, afirmam que Deus amou (no passado) o mundo e entregou o Seu filho unigênito para salvar todo aquele que nEle crer. Sabemos que Deus não tem prazer na morte do ímpio. Ez. 33:11. O Livro Sagrado, afirma de forma contundente que Deus que salvar todos os homens e para que isto ocorra Ele providenciou o Mediador. I Tm. 2:4-5.

I João 4:15-16. Confessando que Cristo é o Filho de Deus. Esse trecho nos ensina que devemos crer na vinda do Cristo em carne e como Filho de Deus. Cremos, conhecermos e confessamos que Jesus é o Filho de Deus nascido de uma mulher. Lc. 1:31-32 e Lc. 2:11. Sabemos, que Deus enviou Jesus a terra como um Cordeiro para expiar o pecado do mundo. Jo. 1:29. Cristo quando estava na terra era totalmente humano e totalmente Deus. Fp. 2:6. Sem a humanidade de Cristo seria impossível´Ele morrer e ressuscitar, a Bíblia nos mostra que Ele morreu e ressuscitou. Ro. 4:25. Já sem a Sua divindade, Ele não poderia ficar sem pecado e se oferecer como um sacrifício perfeito. Hb. 4:15.

I João 4:17-18. A perfeição do amor de Deus. O perfeito amor de Deus é manifesto mediante a PERFEITA OBRA DE CRISTO. A última palavra que o nosso Salvador expressou, enquanto Deus encarnado, foi “Está consumado” Jo. 19:30. A palavra grega traduzida como "está consumado" é tetelestai , um termo contábil que significa "pago integralmente". Quando Jesus proferiu estas palavras, Ele simplesmente declarou que havia cumprido totalmente a obra que Pai havia Lhe dado para ser feita. Jo. 17:4. Temos a certeza de salvação por que Deus afirma que todo aquele que crer em Cristo TEM A VIDA ETERNA. É impossível que Deus minta Hb 6:18. Então retenhamos firme a confiança em Nosso Salvador, pois nada, mais nada mesmo nos separa do amor de Deus. Ro. 8:38-39. Ele pagou pelos nossos pecados e que agora podemos descansar em Sua obra consumada, porque os nossos pecados se foram! Nosso espírito (não nossa carne) foi aperfeiçoado por meio da Expiação de sangue concluída do Senhor Jesus Cristo, e eu sei que estou indo para o Céu!. Jo. 17:3.

I João 4:19. Nós o amamos por que Ele nos amou primeiro. Deus nos amou desde a eternidade passada e por toda a eternidade. Ele nos criou à Sua imagem porque, como um Deus trino, permitiu que o amor habitasse nEle como parte de sua própria natureza. O amor está na essência de quem Deus é. Nós só retribuímos parte do Seu amor. Por esta razão, não devemos levar crédito pelo amor que temos para com os irmãos, Deus nos amou, antes de sermos capazes de amá-lo, e só podemos amar os outros devido ao que Ele fez em nossas vidas.

I João 4:20-21. Não podemos amar a Deus, sem amar os irmãos. Inexiste amor para com Deus, se não existir amor entre os irmãos. Para que nossa comunhão seja verdadeira, temos que em primeiro lugar estar em comunhão com Deus e principalmente que Ele aprove o motivo da nossa comunhão com os outros. Ter comunhão é amar, amor dentro dos propósitos de Deus. O amor entre irmãos em Cristo é fundamental para o crescimento e edificação espiritual dos membros de uma igreja, mas este amor tem que ser proveniente de Deus, sem cobranças e imposições de qualquer cunho; não devemos dar pensando em receber algo em troca. I Co. 13: 4-7. As nossas motivações devem sempre estar voltadas para as coisas concernentes a Deus, unidos em um mesmo pensamento e um mesmo parecer. I Co. 1:10.

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611

Esperança-PB, 04 de Novembro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário