sábado, 11 de novembro de 2023

Ensinamento VX. Leitura bíblica: I João 5:1-8.

 


I João 5:1. Todo aquele gerado por Deus, ama ao que dEle é nascido. Ser nascido em Deus é um ato que ocorre no exato momento em que o pecador receber Cristo. Jo. 1:12-13. O salvo é de novo gerado pela semente incorruptível e exclusivamente pela vontade de Deus. I Pe. 1:23 e Tg. 1:18. Ao nascer em Cristo é esperado que ocorra do modo espontâneo (natural) o desenvolvimento do amor por aqueles que dEle foram gerados. I Jo. 4:7 e I Jo. 3:10.

I João 5:2-3. Os mandamentos do Senhor não são pesados. O principal modo dos filhos de Deus demonstraram que estão em comunhão com o Pai e através da obediência aos Seus mandamentos. Jo. 14:15. No contexto literal da primeira epístola de João, guardar os mandamentos significa amar ao Próprio Deus e aos irmãos. I Jo. 4:21. Quando um salvo não ama a Deus e não tem guardado dentro de si os Seus mandamentos escritos no coração. II Co. 3:3. Passa a não ter nenhuma utilidade positiva para a plenitude de Cristo, a qual é a Sua igreja. Ef. 1:22-23. Amar ao Senhor e guardar os Seus mandamentos, não é uma experiência emocional e sim ter entendimento de que o crente encontra-se no Verdadeiro. Hb. 8:10 e I Jo. 5:20. Entendendo isso, fica claro os mandamentos de Cristo não são um fardo, mas uma bênção para aqueles que conhecem a Deus. Mt. 11:28-30.

I João 5:4-5 Quem é de Deus vence o mundo. A Sagrada Escritura não apregoa que o crente não sofrerá; que não terá problemas, muito pelo contrário, mostra que ele passará aflições, mas não deve esmorecer, pois Cristo venceu o mundo. Jo. 16:33. As palavras de Jesus têm o objetivo de nos encorajar e fortalecer nosso espírito para as luta cotidiana naturais no viver da nova criatura. Gl. 5:16-17. Nos também vencemos o mundo, essa vitória não é nossa e sim do Santo Espírito de Deus que habita em cada crente. I Jo. 4:4. O crente é convicto que já venceu o mundo. Essa vitória não foi conquistada por mérito próprio e sim pela obra de Cristo naquela maldita cruz. I Co. 15:57. Sabemos que maior é o que está em nós e que Ele é a certeza de que, quer vigiemos, quer durmamos, estaremos sempre com Cristo. I Tes. 5:9-10. O crente triunfa em Cristo e manifesta a fragrância do Seu conhecimento para o mundo. II Co. 2:14. Nada neste mudo poderá nos separar do amor de Deus, em Cristo somos mais que vencedores. Ro. 8:37-39.

I João 5:6. O Espírito testifica que Cristo veio por água e sangue. A interpretação Bíblica dessa passagem requer submissão e obediência à Palavra da Deus. A expressão “veio por água” refere-se ao nascimento virginal de Cristo. Essa é a melhor e mais plausível interpretação desse versículo, o que provaria mais uma vez que Deus veio ao mundo através do nascimento natural “nascido de mulher”. Gl 4:4. No que diz respeito ao sangue, a Escritura deixa claro que o sangue, lava os pecados. Ap. 1:5. Sem o sangue não remissão dos pecados. Hb. 9:22. A única maneira de escapar das terríveis consequências do pecado é por meio de um substituto que atenda às demandas da justiça divina.

A morte vicaria (do latim vicarius, "substituto") de Cristo efetuou uma eterna redenção para todos quem creem em Sua obra. No madeiro Cristo pagou o preço da penalidade e imputação do pecado. Sabemos que o pecado tem um justo pagamento a ser efetuado: a morte eterna. No caso dos crentes, Cristo pagou este preço no lugar deles. Ro. 6:23. O salvo é limpo com o precioso sangue do Cordeiro que tira o pecado do mundo. Jo. 1:29. Essa testificação, é confirmada pelo Espírito Santo, Aquele que o mundo não pode conhecer. Jo. 14:17 e Jo. 15:26.

I João 5:7. O Pai, a Palavra e o Espírito são Um. O Pai (Deus), a Palavra (Cristo) e o Espírito (Espírito Santo), são apenas Um e testificam no céu que Cristo é o Filho de Deus. I Jo. 5:6. Jesus fez-se semelhantes aos homens. Fp. 2:7. Quando a Bíblia diz que Cristo se fez semelhantes aos homens, está afirmando que Ele se sujeitou a todos os sentimentos e angustias que sentimos. Foi sujeito a Lei, aos pais (José e Maria), trabalhou, teve fome, chorou, com uma única exceção: NÃO ESTAVA SUJEITO AO PECADO. Ou seja, Ele viveu literalmente a experiência de ter uma vida humana para puder nos socorrer. Hb. 2:17-18. Os três são um, notifica a divindade de Cristo e a unidade do Deus Trino. Por "Deus Trino" não queremos dizer que acreditamos em três deuses, pois a Bíblia mostra que há somente um Deus. Is. 43:10 e Ef. 4:6. Em lugar disso, afirmamos que na Divindade há três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Precisamos fazer distinção entre o termo “pessoa” e “natureza”. As pessoas em Deus são três, mas uma só é a natureza, que consiste na onipotência, onisciência, onipresença, etc. Assim, tomando a analogia, o Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito Santo e vice e versa; porém, eles constituem o mesmo Deus. A individualidade pessoal é mantida, bem como a unidade. Assim, Deus não é somente o Pai, nem somente o Filho, e nem tampouco somente o Espírito Santo. Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Pelo exposto podemos declarar que a Bíblia afirma que:

1- O Pai é Deus;

2- O Filho é Deus;

3- O Espírito Santo é Deus.

Deus Trino na Criação do Homem: Gn. 1:26-27.

Deus Trino na Salvação do Homem: I Pe. 1:2.

I João 5:8. O Espírito, a água e o sangue testificam na terra. No princípio do Evangelho de João, o Espírito Santo testificou sobre Cristo. Jo. 1:32-34. Atualmente o Espírito Santo continua a testificar a eficácia de Cristo convencendo o homem da justiça, do pecado e do juízo, Jo. 16:8-13. Essa “água” não deve ser confundida com a água mencionada no versículo 6. Aqui diz respeito a lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Tt. 3:5 e Jo. 3:3-5. No que diz respeito ao sangue, é claro que é o sangue do Cordeiro Imaculado. Jo. 1:29. Todo crente tem plena convicção de que foi através do sangue de Cristo derramado no calvário que os seus pecados foram perdoados, fato esse que nos proporcionou uma eterna redenção. Hb. 9:11-14.

Pr. Walter Costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611

Esperança-PB,11 de Novembro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário