domingo, 19 de novembro de 2023

Ensinamento X. Leitura bíblica: I João 5:9-21.

 




I João 5:9-12. O testemunho de Deus. Nesse fragmento, o apóstolo faz uma excepcional colocação: se o testemunho dos homens é recebido, mesmo a Bíblia nos mostrando que todo homem é mentiroso. Ro. 3:4. Logicamente, o testemunho de Deus deve se aceito e crido com maior reverência e confiança. O testemunho que o Senhor dos Exércitos DAR É, que Cristo é literalmente a VIDA ETERNA. Jo. 14:6 e que esta vida foi dada aos crentes através da fé na obra consumada de Jesus. Jo. 5:24 e Jo. 6:29. Os crentes receberam o testemunho de Deus e por este motivo creem biblicamente em Cristo. Jo. 7:37-39. Os incrédulos não recebem o testemunho de Deus e por este motivo O fazem de mentiroso. Quem tem o Filho é sabedor que tem a imperdível vida eterna. Jo. 10:10 e Jo. 3:16. Mensagem que a salvação é somente na Pessoa e no Evangelho de Cristo é repetida diversas vezes na Bíblia. Atos 4:12 e Ro. 1:16.

I João 5:13. Certeza da Vida Eterna o crente nunca perderá. O salvo tem a bem-aventurada certeza que já tem a vida eterna, pois, tudo aquele que o Pai dá ao Filho, jamais será lançado fora. Jo. 6:37. Temos a confiança de que ao recebemos Cristo como nosso Salvador pessoal, entregamos nossa alma e nosso espírito aos cuidados remidores do Senhor, e nos tornarmos filhos do Altíssimo. Jo. 1:12. Mas não é uma crença qualquer em Jesus. Há milhões de pessoas que acreditam em Jesus Cristo, até os demônios creem. Tg. 2:19. Cremos que Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar da culpa e penalidade do pecado. I Co. 15:3 e Ro. 4:25.

I João 5:14-15. Deus segundo a Sua vontade ouve as nossas orações. A nuance principal desse passagem é a vontade do Senhor. O maior de todos os exemplos é Cristo. Lc. 22:42. O norte aqui é: devemos ter sabedoria e pedirmos o que é proveitoso (até mesmo as bençãos temporárias), mas, fundamentalmente, o nosso pedido deve ser voltado para as coisas que glorificam a Deus e não para os nossos deleites. Tg. 4:3. Peçamos, então, o que tem a ver com o progresso do evangelho, com a salvação das almas, com a plenitude do Espírito Santo nas nossas vidas. Ef. 3:19- 21 e Ef. 5:18.

I João 5:16-17. Pecador para a morte. Podemos definir pecado para morte, como sendo aquele praticado propositalmente, deliberado, continuo e sem arrependimento. Na passagem, os irmãos são explicitamente instruídos a orarem por irmãos e irmãs cujos pecados não são para morte. Vale a pena frisar que dentro do contexto Bíblico imediato a morte que aqui e´tratada é a morte física, uma vez que o maligno não pode tocar o espírito dos salvos. V. 18. Vejam bem, os crentes não são imunes ao pecado nem às consequências do pecado. Ainda estamos sujeitos a pagar o preço terreno por nossas escolhas.

I João 5:18. Certeza de que o crente não tem o espírito tocado pelo maligno. A Bíblia ensina que apesar de já está salvo, o crente continua sendo pecador, aquele que diz não comente pecado, peca e chama Deus de mentiroso. I Jo. 1:8-10. A diferença é que ele não tem alegria, na prática do pecado. Sl. 51:12. Podemos até ser entregue a satanás para destruição da carne, mas, o espírito permanece intocável para o dia do Senhor. I Co. 5:5. Por ter o Espírito Santo habitando nele, o crente não vencerá o mundo, ele já venceu e com isso, somos habilitados a conhecermos o espírito da verdade e o do erro. I Jo. 4:4-6 e I Jo. 5:4-5.

I João 5:19. Certeza de que pertencemos a Deus. O amor do Senhor para conosco é tanto que Ele nos concedeu a dádiva de sermos chamados filhos de Deus. I Jo. 3:1-2. O crente sente (entende) a segurança na salvação através da testificação do Espírito Santo que testifica a nossa filiação. Ro. 8:16. Sentimos segurança e certeza na nossa salvação porque um filho de Deus será sempre Seu filho: somos de Deus. Jesus Cristo veio, encarnou, e fez a propiciação dos nossos pecados na cruz. Por isso, o pecador arrependido do seu pecado confia em Jesus e torna-se filho de Deus. Gl. 4:6-7.

I João 5:20. Filho de Deus é o Verdadeiro Deus. Temos aqui, entre tantas outras passagens, a certeza de Jesus Cristo é Deus. Alguns falsos mestres, que servem ao inimigo, apregoam que Cristo é apenas um espírito. A estes falsos profetas que negam a Pessoa de Jesus, Sua encarnação e Sua obra, João os chama de mentirosos e anticristos I Jo. 2:22. Quando recebemos a graça salvadora de Cristo, passamos criatura a filhos de Deus e então estamos aguardando a nossa bem-aventurada esperança que é o aparecimento do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Temos a garantia na Palavra de Deus, que Jesus é o Filho de Deus, e veio a este mundo. Isto é verdade. E mais do que isso, é que esse Jesus, não apenas encarnou, como é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Portanto, Deus, o verdadeiro Deus, fez-se homem, viveu entre nós e consumou a Sua obra. Mc. 10:45 e Jo. 19:30.

I João 5:21. Guardai-vos dos ídolos. A palavra idolatria significa “culto a ídolos”. Essa palavra é uma transliteração do termo grego eidololatria, formado por duas palavras: eidolon e latreia. A primeira palavra, eidolon, significa “imagem” ou “corpo”, no sentido de representação da forma de algo ou alguém, seja imaginário ou real. Essa palavra deriva do grego eido, que significa “ver”, “perceber com os olhos”, “conhecer” ou “saber a respeito”, sobretudo transmitindo a ideia de“olhar para algo” e “saber por ver”. A segunda palavra é latreia, e significa “serviço sagrado” no sentido de “prestar culto” ou “adorar”. Quando unimos esses conceitos, podemos entender o significado da palavra idolatria. Idolatria é a adoração a ídolos que implica em tudo aquilo que se coloca no lugar da adoração a Deus. Quando estudamos o que é idolatria, percebemos que sua prática é um pecado claramente repreendido e punido por Deus em toda a Bíblia. Males advindos da idolatria. Quando uma pessoa prática a idolatria, ela desagrada a Deus e comente abominação. I Pe. 4:3. Isso, com certeza, acarentará consequências desastrosas para o praticante. No Velho Testamento o povo de Israel sofreu duras punições devido a sua idolatria. Já no Novo Testamento a palavra de Deus deixa claro que aquele que prática a idolatria é participante de cultos aos demônios. I Co. 10:19-21. A ordem bíblica é fugi da idolatria. I Co. 10:14.



Pr. Walter Costa.


Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.


Esperança-PB, 19 de Novembro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário