domingo, 29 de outubro de 2023

Ensinamento VII. Leitura bíblica: I João 4:1-6.



I João 4:1. Provai os espíritos. É ponto crucial para uma correta interpretação dessa passagem, é entender que jamais o Espírito de Deus falará contrário a Sua Palavra. Pois é o espírito da verdade. Jo.16:13. O pastor Steve H. Montgomery, enumerou três observações pertinentes para provarmos os espíritos:

1. Qualquer religião ou religioso cujo tema é qualquer outro a não ser a pregação do evangelho (a verdade sobre a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus) NÃO É DO ESPÍRITO SANTO. A religião que enfatiza o próprio Espirito Santo NÃO é dele porque Ele testifica de Jesus Cristo, e não dele próprio. Jo. 15:26

2. A pessoa que faz oração ao Espírito Santo e não ao Pai está mostrando sua ignorância da Bíblia e possivelmente não tem o Espirito Santo que chama se o Espirito de adoção. Pois, nos momentos em que não sabemos pedir, recebemos a gloriosa intercessão do Espírito. Ro. 8:26-27.

3. Basicamente, o trabalho de Espírito Santo sempre tem sido o ensino da Palavra de Deus. Ele acompanha a Palavra ao coração do homem. I Jo. 2:27.

A ordem imperativa para provarmos os espíritos, é mister para desmascaramos os falsos mestres que através dos espíritos de demônios, introduzem falsas doutrinas no meio das ovelhas do Senhor. I Tm. 4:1. Todo e qualquer ensinamento que não for conforme as Sãs Doutrina deve ser radicalmente excluído das igrejas de Cristo, pois, trata-se de delírios de homens corruptos de entendimento. I Tm. 6:3-5. Não podemos ir além do que está escrito. I Co. 4:6.

I João 4:2-3. O espírito que não confessar que Cristo veio em carne é do anticristo. Essa passagem diz respeito a identificar (provar) os falsos mestres que já estão no mundo. De modo inspirado, João está nos ensinando que o mestre (professor, pastor, missionário ou qualquer pessoa) que nega os ensinamentos de Cristo, não é de Deus e sim um enganador e anticristo. I Jo. 2:18 e I Jo. 2:22. A Bíblia LTT- Literal do Texto Tradicional apresenta uma tradução que nos ajudará a compreender melhor o assunto. Afinal, não se trata apenas do simples fato dos falsos mestres acreditar que Cristo veio em carne e sim falar conforme o perfeito ensino do Senhor. “Nisto conhecei vós o espírito de- propriedade- de Deus: todo espírito que fala- em- tudo- concordemente- com Jesus Cristo (Aquele Jesus em carne tendo vindo), proveniente- de dentro- de Deus é. E todo o espírito que não fala-em- tudo- concordemente- com Jesus Cristo (Aquele Jesus em carne tendo vindo), proveniente – dentro- de Deus não é, mas este é aquele espírito de propriedade-do anticristo, do qual já tendes ouvido que vem, e já agora no mundo está”. I Jo. 4:2-3. Bíblia LTT.

I João 4:4. O crente já venceu o mundo. A Sagrada Escritura não apregoa que o crente não sofrerá; que não terá problemas, muito pelo contrário passaremos aflições, mas não devemos esmorecer, pois Cristo venceu o mundo. Jo. 16:33. Nada neste mudo poderá nos separar do amor de Deus, em Cristo somos mais que vencedores. Ro. 8:37-39. Em Cristo o salvo é mais do que vencedor. Ro. 8:37 e I Jo. 5:4. Logo, se já vencemos então, logicamente somos herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo. Não recebemos o espírito de escravidão e sim o espírito de adoção de filhos. Ro. 8:15-17.

I João 4:5. Do mundo são e o mundo os ouve. Os falsos mestres são do mundo e não conhecem o Espírito de verdade. Jo. 14:17. Os seus seguidores também pertencem ao mundo e por isso segue as suas dissoluções e blasfemam o caminho da verdade. II Pe. 2:1-3. Na epístola Judas versos 4, somos exortados que essas criaturas estariam de forma furtiva negando ao único Deus e Dominador Jesus Cristo, prática essa comum aos filhos do mentiroso. Jd. 1:4. As pessoas que não receberam Cristo como Senhor e Salvador, fazem parte do mundo e por estarem em trevas odeiam os filhos de Deus. Jo. 15:19. Eles são aceitos pelo mundanismo, pois se comunicam através das coisas pertinentes ao mundo. Sendo natural escutarem e aceitarem os falsos ensinamentos advindos dos falsificadores da palavra. Os que estão no mundo não possuem o amor de Deus sobre eles. I Jo. 2:15-16. Àqueles que não são filhos de Deus, não escutam a Sua voz. O motivo é bem simples: Eles são filhos de outro pai. Jo. 8:44.

I João 3:6. Os que são de Deus ouvem a voz do Senhor. A verdadeira ovelha do Senhor ouvem e conhecem a voz do Pastor. Jo. 10:2-4. Sem sobras de dúvidas a principal característica (traço, propriedade ou qualidade distintiva fundamental), dos filhos de Deus é o ouvir a Sua Palavra. Jo. 8:47. Quando escutamos a Bíblia, somos capacitados pelo Espírito Santo a entendermos que pertencemos à família de Deus e identificarmos qual é o espírito da verdade e qual é o espírito do erro. A Sagrada Escritura afirma que as ovelhas de Cristo (filhos de Deus) ouvem a Sua voz e O seguem. Jo. 10:27.

Esperança-PB, 29 de Outubro 2023

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.



Nenhum comentário:

Postar um comentário