domingo, 26 de novembro de 2023

Ensinamento 1. Leitura bíblica: II João 1:1-13.



II João 1:1-3. Saudações e exortações. João, inicia a sua segunda carta, descrevendo a sua função na igreja Senhor. A carta e destinada a uma mulher (eleita) e a sua família. Na introdução, João demonstra um grande amor fraterno por aquela família a qual ele amava, na verdade. Quando uma pessoa estar, na Verdade, que é Cristo, a expectativa é de crescimento, em todas as áreas do seu viver. Ef. 4:15. A exortação mostra que o salvo, aquele recebeu o Senhor Jesus Cristo, como Salvador, terá a Verdade, permanecendo nela para sempre. Jo. 14:6. O apóstolo conclui a saudação inicial desejando graça, paz e misericórdia como bençãos advindas de Cristo.

II João 1:4-6. O mandamento é o mesmo. A fidelidade à Santa e Perfeita Palavra de Deus deve ser atributo anelado e buscado pelos crentes. João demonstra alegria de saber que os filhos da irmã amada estavam andando, na verdade, e seguindo o mandamento do Pai. Basicamente, João repete o ensinamento da sua primeira carta. I Jo. 2:7-8. A simplicidade do mandamento do Senhor causa formigamento nos incrédulos, pois acreditam que cumprir o mandamento é fazer um amontoado de ordenanças que são apenas para satisfazer a carne. Cl. 2:20-23. O mandamento é simples e os salvos o cumprem de modo natural. I Jo. 3:23-24

II João 1:7. Os enganadores são verdadeiros anticristos. Temos aqui o mesmo ensino de I João 4:2-3. De modo inspirado, João está nos ensinando que o mestre (professor, pastor, missionário ou qualquer pessoa) que nega os ensinamentos de Cristo, não é de Deus e sim um enganador e anticristo. I Jo. 2:18 e I Jo. 4:2-3. A Bíblia LTT- Literal do Texto Tradicional apresenta uma tradução que nos ajudará a compreender melhor o assunto. Afinal, não se trata apenas do simples fato dos falsos mestres acreditar que Cristo veio em carne e sim falar conforme o perfeito ensino do Senhor. “Nisto conhecei vós o espírito de- propriedade- de Deus: todo espírito que fala- em- tudo- concordemente- com Jesus Cristo (Aquele Jesus em carne tendo vindo), proveniente- de dentro- de Deus é. E todo o espírito que não fala-em- tudo- concordemente- com Jesus Cristo (Aquele Jesus em carne tendo vindo), proveniente – dentro- de Deus não é, mas este é aquele espírito de propriedade-do anticristo, do qual já tendes ouvido que vem, e já agora no mundo está”. I Jo. 4:2-3.

II João 1:8. Cuidado para não perder o galardão. Somos galardoados por que Deus, em Sua imensa graça e o Seu interminável amor, decidiu recompensar os filhos que exerceram com zelo os dons a eles confiados. I Co. 12:31. Após passar pelo Tribunal de Cristo, o crente fiel receberá coroas incorruptíveis. I Co. 9:25. Estas coroas, ao contrário da nossa salvação, poderemos perdê-las. Ap. 3:11. Convém-nos lembrar de que o nosso objetivo não é ser galardoado e que não merecemos nenhuma recompensa. Ro. 4:4.

II João 1:9. A prevaricação. Muitos interpretam essa passagem de forma equivocada (limitando-a apenas àqueles que negam a vinda de Cristo em carne. V7). Mas, essa visão não está conforme as Sagradas Escrituras, portanto, não deve ser seguida. Na verdade, o que está dito é que todo aquele que não persevera na doutrina que Cristo trouxe é um prevaricador da Palavra de Deus. Jo. 7: 16-18. Neste caso a prevaricação é seguir doutrinas estranhas daquelas ensinadas por Cristo e posteriormente pelos apóstolos. Atos 2:42. A ordem é reter o ensinamento da forma em que recebemos e não colocar outro fundamento. Tito 1:9/ I Co. 11:2 e I Co. 3:11. O crente pode cair em pecado, porém jamais negará a obra de Cristo. Ou seja, qualquer ensinamento que não seja totalmente, confirmado pela Bíblia, deve ser considerado anátema. Os discípulos do anticristo se contabilizam pelo fato de negarem a Cristo. I Jo. 2:20-23. O salvo tem o Espírito Santo habitando nele e por este motivo logo identifica a falsa doutrina. I Jo. 2:27 e Jo. 14:16-17. Devemos abrir o nosso entendimento para um fato de extrema relevância: O Espírito de Deus não fala contrário a Sua Palavra. I Jo. 4:1. O erro ocorre por falta de conhecimento das Escrituras. Mc. 12:24.


Definição Prevaricação segundo o dicionário da língua americana Webster-1913.

1. O ato de prevaricar, embaralhar ou reclamar, para fugir da verdade ou da revelação da verdade; um desvio da verdade e do tratamento justo.

2. Um abuso secreto no exercício de um cargo público.

3. A conivência de um informante com o réu, a fim de fazer uma acusação simulada.

4. Um falso ou enganador que parece empreender uma coisa com o propósito dederrotá-la ou destruí-la.

Na língua portuguesa, prevaricar é um verbo que está relacionado com a ato de desrespeitar ou não cumprir uma ordem e dever por má-fé. A ação de prevaricar segue os interesses pessoais do indivíduo que a praticou, normalmente agindo contra os bons costumes e a moral. Destino eterno dos prevaricadores. Is. 66:24.


II João 1:10. Não recebais os contrários a sã doutrina. Em tempos de homens amantes de si mesmo, que negam a adoração verdadeira ao Senhor. II Tm. 3:2-5. Onde o liberalismo (inclusive nas ditas igrejas) enaltece o homem e menospreza a Cristo. É justamente nesse sentido a ordem imperativa de não receber os contrários a Sã Doutrina. Ou seja, quando qualquer pessoa representando os ensinamentos falsos (de qualquer denominação), não deve ser recebido em nossas casas. Vejam bem, devemos exercitar a hospitalidade e recebe de forma amorosa, pessoas em nossas e na igreja. Porém, em hipótese alguma devemos faculta a palavra e permitir que os mesmos ensinem na igreja ou em nossas casas o outro evangelho. Gl. 1:6-8.

II João 1:11. Evite saúda os falsos professores. Os contradizentes dirão: ora se Deus é amor, por que então vocês pregam a separação entres os seres humanos? Para responder este questionamento é necessário explicar que, ainda estamos no mundo e por isso existe a necessidade de comunicação com diversos tipos de pessoas. I Co. 5:9-11. Mas no que diz respeito a Palavra de Deus devemos ter total separação. Zero comunhão, pois poderemos ser taxados de participantes de suas obras malignas. Frisando que os prevaricadores são obreiros fraudulentos e se apresentam transvestidos de anjos de luz. II Co. 11:13-15.

II João 1:12-13. Saudações finais. O apóstolo encerra a epístola, desejando em breve está face a face com aqueles irmãos amados. Esse sentimento deve nortear o viver dos salvos.

Pr. Walter costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Esperança-PB, 26 de Novembro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário