domingo, 1 de outubro de 2023

Ensinamento III. Leitura bíblica: I João 2:9-17

 



I João 2:9-11. A importância do amor entre irmãos. Nesses três versículos, João explica os pormenores do mandamento sugerido nos versos anteriores. Podemos afirmar Biblicamente, que aquele que está na Luz (em Cristo) e odeia outro crente (irmão) jamais poderá afirmar que estar em comunhão com o Pai e com o Filho. I Jo. 1:3. Os salvos devem se aperfeiçoarem no amor fraternal. Hb. 13:1. Amor fraternal é um sentimento de carinho muito forte, de dedicação, levar o indivíduo a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo. O amor fraternal é um atributo que deve permanecer em todo crente e deve ser praticado com frequência. Após nascermos de novo, nos tornamos membros da família de Deus, com isso, passarmos a ter vários irmãos em Cristo. Este fato, nos conduz a amarmos uns aos outros em amor não fingido Ro.12:9-10 e I Pe. 1:22. Aquele que não amar ao irmão não é de Deus. I Jo. 3:10. O amor entre irmãos em Cristo, é fundamental para o crescimento e edificação espiritual dos membros de uma igreja, mas este amor tem que ser proveniente de Deus, sem cobranças e imposições de qualquer cunho. Fp. 2:1-3.

I João 2:12. Pelo nome de Cristo os pecados são perdoados. Todo aquele nascido de novo, torna-se filho de Deus e passa a ter a plena certeza que seus pecados foram perdoados. I Pe. 2:24. A obra expiatória de Cristo foi suficiente para nos vivificar e perdoar nossos pecados, aquela cédula que nos era contrária foi riscada e cravado com Jesus naquela maldita cruz. Cl. 2:13-14. Cristo, se fez maldição por nós e levou sobre Si os nossos pecados. Gl. 3:13.

I João 2:13-14. Exortação aos pais, aos jovens e aos filhos. A primeira exortação é dada aos pais, que receberam do Senhor a função de liderar a família. Contudo, para o pai possa desempenhar essa função de modo Escriturístico, o homem crente tem a obrigação de amar e buscar a Deus, antes mesmo da amar a família. Mt. 10:37-38 e Mt. 6:33. A segunda exortação e dada aos jovens, o simples fato de ser jovem, não o isenta, dispensa ou o desobriga de andar conforme a vontade de Deus. I Co. 10:23. A Sagrada Escritura, nos mostra que o jovem crente já venceu o maligno e que o mesmo é forte, pois a Palavra de Deus está nele. Às vezes, os jovens questionam: eu sou muito jovem? Terei a vida toda pela frente para trabalhar com esforço e perseverança na obra do Senhor, mas, lembre-se, o semear é opcional, colher é obrigatório. Gl. 6:7-8. A terceira exortação e aos filhos. Eles devem obediência aos pais. Ef. 6:1. A obediência dos filhos aos pais, não é uma mera formalidade e sim uma ordem do Senhor “sede obedientes a vossos pais no Senhor”. Ou seja, a obediência a pai e mãe é o modo correto dos filhos crentes agradarem ao Criador. Cl. 3:20. Ao lermos essa passagem, devemos atentar para um precioso detalhe da exortação: os pais, os jovens e filhos, todos já foram iluminados com a verdadeira Luz. I Jo. 2:8. E por este motivo, já venceram o mundo, essa vitória não é deles e sim de Deus (Espírito Santo) que habita em nós. I Jo. 4:4 e I Jo. 5:4. Cristo venceu o mundo. Jo. 16:33.

I João 2:15. Não ameis o mundo. O amor as coisas relativas, ao mundo é o principal obstáculo a ser vencido pelo crente, na luta pela disciplina espiritual. Quando vivíamos na concupiscência da carne éramos por natureza filhos da ira. Ef. 2:3. Por este motivo, amávamos de forma avassaladora tudo que há no mundo. Mas, após o nascer de novo, o crente deve deixar o amor pelo mundo e dedica-se de forma disciplinada ao crescimento espiritual. Podermos afirmar, que é bem mais fácil o falar, do que o viver longe das coisas do mundo. Saiba que ao torna-se amigo do mundo, você constitui-se inimigo de Deus. Tg 4:4. “Não ameis o mundo” não é uma sugestão advinda da Bíblia e sim uma ordem. Não amar o mundo, não que dizer amar as maravilhas da criação de Deus e sim não viver em rebelião contra Deus. Fato esse, contrário ao modelo proclamado nas Sagradas Escrituras. I Pe. 4:2. No momento em que começamos a amar as coisas do mundo, diminuímos o nosso amor para com Deus. Quando, o crente permite o mundanismo em sua vida, torna-se incapaz e desqualificado para obra do Senhor e não reconhece a vontade de Deus em seu viver, passando a agir igual aos que vivem na vontade da carne. Ef. 4:17-18

I João 2:16. O que há no mundo não é do Pai. O inimigo tem três fortes ataques contra os salvos: A concupiscência da carne, a soberba da vida e a concupiscência dos olhos.

1º Concupiscência da carne. Devemos ter presente em nossa mente que a carne é fraca. Mt. 26:41 e por isso temos que alimentar o espírito. Gl. 5:17.

2º Soberba da vida. Não devemos testar o nosso Deus, ele nos protege de toda espécie de perigo, mas não é para criar um perigo somente para testar seu poder. Note que satanás citou as escrituras, de forma errada com o único intuito de derrotar Jesus. Sl. 91:11.

3º Concupiscência dos olhos. Talvez esta seja a maior das tentações, pois o inimigo sabe das nossas fraquezas, ele queria que Jesus praticasse idolatria em troca de riqueza, honra e prazer, poder e glória. Mas, o criador não adora a criatura. Mt. 4:8-10. Através dos olhos recebemos as principais informações levadas ao cérebro, ou seja, os olhos são a entrada principal dos desejos de nosso coração. Portanto, devemos ser cuidadosos em nosso olhar. Pv. 4:25 e Mat. 6:23.

I João 2:17. O que faz a vontade de Deus permanece para sempre. João encerra o assunto sobre mundanismo, afirmando que o mundo e a sua concupiscência são temporárias. Justamente por isso, os crentes não devem amá-lo e sim viver uma vida separada da imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoado a santificação recebida do Senhor. II Co. 7:1. Aqueles que fazem a vontade do Pai entrarão no reino dos céus. Mt. 7:21. Fazer a vontade de Deus é algo bem simples, quando Cristo fez essa afirmação sabia qual era a vontade do Pai, Ele tinha um ato de obediência em mente: crer no evangelho, ou seja, crer na obra de Cristo. Jo. 6:28-29 e Jo. 6:39-40. Quando, confiamos somente na obra de Cristo, obedecemos completamente à vontade de Deus. Com isso, obtemos a perfeição diante Deus, pois Cristo tira todos os nossos pecados e dá a justiça em troca. II Cor. 5:21 e Fp. 3:9.

Esperança-PB, 01 de Outubro de 2023.

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Nenhum comentário:

Postar um comentário